Responsabilidade Social

Nas comunidades onde está presente, a Klabin oferece mais do que oportunidades de trabalho. Prepara as pessoas para que sejam melhores profissionais e cidadãos, oferecendo acesso a saúde, assistência social, cultura e educação técnica e ambiental.

rc-img-1

Klabin e a Comunidade

A Klabin acredita que a comunidade é conhecedora e capaz de indicar o melhor caminho, encontrando soluções inovadoras de forma participativa e, inclusive, gerando oportunidade de trabalho e renda.

Educação Ambiental Sociocultural Iniciativas em Parceria Voluntariado Desenvolvimento Local Doação ao FIA

Educação Ambiental

A Klabin mantém persos projetos de educação ambiental dirigidos a professores e estudantes das comunidades em que atua a fim de disseminar conceitos de consciência ecológica.

Programa Caiubi

Desde 2001, já beneficiou mais de 245 mil alunos, 9 mil professores e 770 escolas do Paraná e de Santa Catarina. A iniciativa reúne especialistas com o objetivo de capacitar professores para disseminar conceitos de consciência ecológica, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e cientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente.

Protetores Ambientais

O programa incentiva o respeito às pessoas e ao meio ambiente, além do desenvolvimento social e exercício da cidadania. Estudantes do ensino básico recebem treinamento teórico e prático sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética.

Guardiões da Natureza

Pioneiro na formação de agentes mirins ambientais, o programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Paraná. Os jovens recebem treinamento teórico e prático sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética.

Projeto Crescer

São palestras com temas que envolvem questões ambientais, saúde, gestão familiar, qualidade de vida, crescimento profissional, entre outros. O programa foi selecionado pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) como um dos cinco casos de sucesso no mundo, e o único no Brasil, sobre a relação e cooperação entre empresas de florestas plantadas certificadas FSC® e comunidades locais.

Pingo D'água

Projeto de educação ambiental com objetivo de sensibilizar sobre os problemas ambientais da região do Tibagi e incentivar a busca de soluções alternativas.

Fechar

Sociocultural

São programas socioeducativos e culturais de complementação à educação formal, com o principal objetivo de contribuir com a formação de valores de crianças e adolescentes.

Meninas Cantoras da Klabin

Composto por meninas com idade entre 7 e 17 anos, filhas de colaboradores da Unidade Monte Alegre (PR) e jovens da comunidade. O projeto proporciona o estudo de teoria musical, ritmo e técnica vocal, além do desenvolvimento do companheirismo. As participantes já tiveram a oportunidade de se apresentar em diversas cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina para um público de mais de 12 mil pessoas.

Passo Certo

Fundado em 2008, em parceria com o Studio 3 Cia. de Dança, o Programa Klabin Passo Certo é composto por atividades de Dança Contemporânea e Capoeira para crianças e adolescentes, filhos de colaboradores, entre 6 e 17 anos, tendo como objetivo principal a manifestação artística e a valorização da Cultura e da Arte.

Projeto Decolar

Todos na rota da segurança: iniciado em 2013, busca difundir a cultura de segurança nos bairros do entorno do Aeroporto Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Alunos, entre 7 e 10 anos, serão orientados a divulgar informações sobre segurança aos familiares, vizinhos e outras pessoas da comunidade para terem comportamentos adequados, evitando travessias na área do aeroporto e respeitando o patrimônio.

Nossa Língua Digital

Usa novas tecnologias da informação e comunicação em iniciativas de educação direcionadas a jovens entre 13 e 18 anos, filhos de colaboradores da empresa e jovens da comunidade de Telêmaco Borba (PR). Seu principal objetivo é aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita, tratando de temas como identidade, sexualidade, meio ambiente, cidadania, drogas, entre outros.

Fechar

Iniciativas em Parceria

Por meio de doações financeiras e materiais, a Klabin colabora com diversas entidades das regiões onde atua, como orfanatos, asilos, hospitais, associações de classes, polícias militar e civil e corpo de bombeiros.

Campanha do Agasalho

Doação anual de embalagens de papelão ondulado para a Campanha do Agasalho, do Estado de São Paulo. A ação beneficia cerca de 3 mil entidades.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Apoio financeiro ou doação de material para a confecção de artesanato.

Pastoral da Criança

Apoio financeiro à Pastoral da Criança, que promove o desenvolvimento integral das crianças, desde o período de gestação até os seis anos de idade.

Doação de papel

Doações permanentes de papéis para escolas da rede pública de ensino, entidades e associações dos municípios de Otacílio Costa, Correia Pinto e Itajaí (SC) e da região de Telêmaco Borba (PR).

Fechar

Voluntariado

A Klabin estimula e valoriza a prática do voluntariado entre seus colaboradores, porque essa atividade contribui para a construção da cidadania e de valores morais mais sólidos.

Terra Viva

A Terra Viva Associação de Voluntários da Klabin, entidade sem fins lucrativos, foi criada em 2003 e desde então organiza e promove ações de cidadania e solidariedade com o apoio de colaboradores e seus familiares. Os projetos podem ser pontuais, como arrecadações de agasalhos, alimentos, leite, doação de sangue, e outras ações relacionadas a datas comemorativas; ou educacionais, a exemplo de orientação na busca do primeiro emprego e aulas técnicas e criativas, como cursos de violão, idiomas, informática etc. Os públicos atendidos são diversos: crianças e jovens em situação de risco social ou com deficiência física e idosos.

A associação conta com a participação de aproximadamente 300 voluntários na maior parte de suas unidades, e beneficia cerca de 12 mil pessoas, em mais de 50 organizações atendidas. O apoio à iniciativa mostra que a Klabin estimula e valoriza a prática do voluntariado entre seus colaboradores para melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde está presente.

Clique aqui e conheça o Manual do Voluntário Terra Viva.

Fechar

Desenvolvimento Local

Algumas iniciativas são mantidas pela Klabin com o intuito de promover o desenvolvimento econômico das comunidades do entorno de suas fábricas. Uma das principais ações nesse sentido foi a criação da Agência de Desenvolvimento da Cadeia de Madeira do Médio Rio Tabagi, em 2011.

A ideia é promover ações de fomento da cadeia produtiva, atraindo para a região de Telêmaco Borba outras empresas, com estímulo à formação de distritos industriais e à geração de mão de obra e renda para as populações locais.

Fechar

Doação ao FIA

Anualmente, a Klabin reverte parte do imposto de renda a ser deduzido para realizar doações aos Fundos Municipais dos Direitos da Infância e Adolescência. Desde 2010, já foram doados mais de R$ 3,2 milhões que beneficiaram pelo menos 54 projetos sociais localizados nos municípios onde a companhia mantém unidades fabris.

Fechar
rc-img-1

Fomento Florestal

Alia desenvolvimento econômico, social e ambiental ao promover o plantio de pinus e eucalipto em áreas ociosas das propriedades rurais. Além das mudas, a Klabin fornece a orientação necessária para o manejo correto das terras. Já foram distribuídas mais de 160 milhões de mudas e plantados 115 mil hectares. O processo auxilia na fixação de populações rurais, promove a recuperação vegetal e estimula o desenvolvimento regional.

Modalidades Certificação de Pequenos Produtores

Certificação de Pequenos Produtores


A Klabin apoia produtores rurais do Médio Rio Tibagi, na região de Telêmaco Borba (PR) na certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece as melhores práticas de manejo florestal. A partir de ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, o projeto visa a adequação das propriedades e das operações, permitindo aos produtores certificados que comercializem a madeira com maior valor agregado, o que traz benefícios para toda a cadeia produtiva.

Esta é mais uma iniciativa que demonstra o pioneirismo da Klabin na busca pelo constante desenvolvimento sustentável.

Fechar

Modalidades

Empreendimento Florestal

O proprietário prepara o solo e faz os tratos culturais. A Klabin oferece assistência técnica e faz o planejamento, o primeiro combate a formigas, plantio e um replantio, caso 5% ou mais das mudas não sobrevivam. O pagamento ocorre no primeiro desbaste com parte da madeira colhida entregue no pátio da fábrica.

Venda de mudas

O proprietário prepara o solo e faz os tratos culturais. A Klabin vende as mudas, o formicida, transporta as mudas e dá assistência técnica gratuita. O valor é transformado em toneladas e pago com parte da produção do primeiro desbaste.

Doação de mudas

Destinado aos produtores com área de até 50 hectares e que vivam exclusivamente da propriedade. A doação máxima é de 20 mil mudas ou 30% da propriedade. Não existe compromisso de venda para a Klabin.

Programa Matas Legais

Desenvolvido em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), promove ações de planejamento da propriedade rural, conservação, educação ambiental e fomento florestal nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Orienta pequenos e médios proprietários para atuação mais eficiente e com maior rentabilidade, além da preservação de ecossistemas. Os produtores fazem cursos, mutirões, palestras e visitas de intercâmbio e recebem gratuitamente mudas de plantas nativas. O programa também incentiva a silvicultura com florestas plantadas, tanto com pinus e eucalipto, como com espécies nativas; o enriquecimento de florestas secundárias, a agricultura orgânica e o ecoturismo.

Fechar
rc-img-1

Fitoterapia

Criado em 1984, o Programa de Fitoterapia da Klabin busca o uso sustentável da biodiversidade, aliando a preservação do meio ambiente à responsabilidade social.

O projeto baseia-se na utilização de espécies da mata nativa para composição de produtos fitoterápicos destinados, principalmente, a colaboradores. O programa foi o primeiro no mundo, relacionado ao manejo de produtos florestais não- madeireiros, certificado pelo Forest Stewardship Council® (FSC®), em 1999.

rc-img-1

Apicultura e Meliponicultura

A Klabin cede suas florestas para impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas que trazem benefícios às comunidades, especialmente na geração complementar de renda, e ao meio ambiente.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Associação de Apicultores de Telêmaco Borba e a Cooperativa Caminhos do Tibagi, opera uma unidade de beneficiamento que tem por objetivo preparar e distribuir o mel e seus derivados de acordo com as exigências legais e de mercado.

rc-img-1

Compromissos Externos

A Klabin busca exercer um papel ativo em questões socioambientais e econômicas, aderindo voluntariamente a compromissos propostos por instituições reconhecidas.

Carbon Disclosure Project (CDP) Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) Empresas Pelo Clima (EPC) Objetivos do Milênio GHG Protocol Pacto Global ID Local Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo Diálogo Florestal Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Selo Empresa Amiga da Criança - Fundação Abrinq

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

TESTE-Criado em dezembro de 2005 pela BM&FBovespa, o índice busca avaliar de forma integrada os diferentes aspectos da sustentabilidade. Seus objetivos são atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. As empresas são selecionadas com base em critérios estabelecidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A Klabin faz parte do ISE desde 2014.


ise

Fechar

Objetivos do Milênio

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). É um compromisso universal para a erradicação da pobreza e para a sustentabilidade do Planeta, traduzido em oito metas – os 8 Objetivos do Milênio. Desde 2013 a Klabin faz parte do grupo de empresas que trabalha para garantir que estes objetivos sejam cumpridos.

São eles:
1) Acabar com a fome e a miséria;
2) Oferecer educação básica de qualidade para todos;
3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4) Reduzir a mortalidade infantil;
5) Melhorar a saúde das gestantes;
6) Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7) Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e
8) Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Fechar

Pacto Global

Consciente de seu papel influenciador na mobilização da sociedade para a construção de um país mais justo e sustentável, a Klabin é signatária do Pacto Global desde 2003.

Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa, que já conta com mais de 5.200 organizações articuladas ao redor do mundo, tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Fechar

Empresas Pelo Clima (EPC)

Desde 2013 a Klabin participa desta plataforma empresarial permanente que tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

Fechar

ID Local

A Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal) visa articular o setor empresarial para refletir, trocar experiências e construir propostas e diretrizes empresariais para o desenvolvimento local. Promove o diálogo,o estudo, a articulação e a cocriação de propostas, metodologias e ferramentas de gestão local. Tudo com vistas a inserir o desenvolvimento local na estratégia do negócio das empresas responsáveis por investimentos em áreas mais carentes no contexto dos grandes empreendimentos. Klabin participa desta iniciativa desde 2013.

Conheça o case da Klabin na publicação de Inovação em Desenvolvimento Local, produzido pelo GVces.

Fechar

GHG Protocol

A Klabin faz parte deste programa desde 2013, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional. Originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI), o GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.

Fechar

Carbon Disclosure Project (CDP)

A Klabin participa desde 2006 desta iniciativa mundial para facilitar o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas.

Fechar

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Em 2013 a Klabin se tornou signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que reúne empresas brasileiras e multinacionais que assumiram o compromisso de não negociar com quem explora o trabalho escravo. A gestão do Pacto é realizada pelo Comitê de Coordenação e Monitoramento, composto pelo Instituto Ethos, o Instituto Observatório Social (IOS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONG Repórter Brasil.

Clique aqui e faça o download do resumo do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.

Fechar

O Diálogo Florestal é uma iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir uma visão e um compromisso para ambos. Para isso, promove ações efetivas associadas à produção florestal, além de ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral. A Klabin participa do Diálogo Florestal brasileiro desde 2009 como membro do Conselho de Coordenação, que é formado por representantes de cinco empresas e de cinco organizações da sociedade civil.

Clique aqui e confira o case de sucesso da Klabin “Planejamento de Paisagem - O caso da região de Telêmaco Borba” na publicação especial de 10 anos da iniciativa.

Fechar

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Pacto foi lançado em junho de 2006, por iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, UniEthos – Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e Comitê Brasileiro do Pacto Global. Os principais compromissos expressos no texto são: Informação sobre legislação; Divulgação, orientação e respostas sobre princípios legais aplicáveis às suas atividades; Vedação ao suborno; Contribuição transparente e lícita a campanhas políticas; Propagação de princípios do Pacto entre seus públicos; Investigações abertas e transparentes; e Atuação junto à cadeia produtiva. A Klabin é signatária deste Pacto desde 2013.

Fechar

Selo Empresa Amiga da Criança

O Programa da Fundação Abrinq reconhece as organizações que defendem a infância e adolescência por meio do selo Empresa Amiga da Criança, que atesta que, entre outras ações, não exploramos o trabalho infantil e não o permitimos na nossa cadeia produtiva e promovemos ações sociais que incentivam a educação e o aprendizado para crianças e jovens nas comunidades em que atuamos.

Fechar
rc-img-1

Parcerias com o BNDES

Em parceria com o BNDES, a Klabin realiza projetos sociais voltados para a infraestrutura e o desenvolvimento das comunidades em que atua, por meio de doações de equipamentos, reformas estruturais e outros projetos.

Consórcio Caminhos do Tibagi Correia Pinto Imbaú Lages Ortigueira Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba Telêmaco Borba

Ortigueira

• Estruturação de Pronto Atendimento de Saúde: aquisição de equipamentos (raio X, desfibriladores, respiradores e monitores) e mobiliário.

• Construção do Centro Municipal de Formação Social para cursos técnicos e de capacitação profissional à população.

• Centro Cultural: construção de auditório para 350 pessoas e salas para oficinas culturais e educacionais.

• Construção de escola de ensino fundamental: seis salas de aula, administrativo, biblioteca, laboratórios de informática, refeitório, cozinha, banheiros e pátio para atividades.

• Construção de duas novas salas de aula e uma sala administrativa na escola do distrito de Natingui.

• Construção de duas novas salas de aula para ampliação da escola da Vila Gomes.

• Reforma da área de lazer no entorno do Ginásio Litinho, contemplando espaço para vivência, parque infantil, academia ao ar livre, pista de skate e iluminação.

• Construção de residencial (4 torres – 96 apartamentos) para habitação dos futuros funcionários da fábrica de celulose.


Fechar

Imbaú

• Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo, espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, proporcionando aumento da capacidade atual de atendimento de 100 para 150 crianças, contemplando:

- Construção de cinco salas de uso múltiplo;
- Ampliação e reforma do refeitório e da cozinha;
- Reforma, cobertura e iluminação da quadra poliesportiva;
- Construção de rampas de acessibilidade;
- Equipamentos.

• Construção de uma Praça Cívica, com área de lazer, espaço para prática de esportes, pista de skate, parque infantil, área de exposição e iluminação.

• Contratação de consultoria especializada em Planejamento Urbano para apoio ao município na revisão de seu Plano Diretor, conforme Estatuto da Cidade.


Fechar

Telêmaco Borba

• Construção de complexo esportivo e de lazer regional (Parque da Cidade), contemplando doação de terreno de 11 alqueires, com pista de caminhada, ciclovia, canchas, parque infantil, área administrativa e projeto executivo de uma arena multiuso.

• Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo: espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, proporcionando aumento de atendimento atual de 155 crianças para 255 crianças, contemplando:

- Construção de duas salas de aula;
- Ampliação e reforma do refeitório e da cozinha;
- Reforma e cobertura da quadra poliesportiva;
- Construção de rampas de acessibilidade;
- Reforma de duas salas de usos múltiplos e depósito.


Fechar

Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba

• Contratação de consultoria (SEBRAE) para capacitação e assessoria técnica e econômica para potenciais empreendedores de pequenas e médias empresas.

• Contratação da ONG Childhood para fortalecimento da rede de proteção infantil. Inclui sensibilização para o tema exploração sexual infantil, entrega de diagnóstico da região e formação de representantes dos três municípios para o Sistema de Garantia de Direitos.

• Curso ACLS (Advanced Cardiac Life Support) sobre atendimento de emergência a pacientes críticos (infarte, AVC etc.) para socorristas e médicos de Imbaú atuarem no atendimento emergencial.

• Matas Sociais - Fortalecimento Social e Econômico das Pequenas e Médias Propriedades Rurais: consultoria para obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), adequação ambiental, incentivo à diversificação produtiva para geração de renda, incentivo ao associativismo/cooperativismo para agregação de valor e escoamento da produção.


Fechar

Consórcio Caminhos do Tibagi

• Adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, incluindo fornecimento de consultoria especializada para diagnóstico sobre geração de resíduos, destinação, reciclagem, coleta seletiva, educação ambiental e projeto para aterro sanitário. Projeto realizado em parceria com sete municípios integrantes do Consórcio Caminhos do Tibagi: Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania.


Fechar

Lages

• Ônibus do Bem: veículo adaptado para transporte de crianças e adolescentes atendidos pela Escola de Excepcionais Raio de Sol – APAE de Lages (SC).


Fechar

Correia Pinto

• Veículo adaptado para unidade de terapia intensiva móvel, para a Fundação Hospitalar Municipal de Correia Pinto – Hospital Faustino Riscarolli (SC).


Fechar