Responsabilidade Ambiental

O sistema de gestão ambiental da Klabin é certificado pela ISO 14001 e amparado por sua Política de Sustentabilidade e pelo conceito 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Tudo isso expressa o compromisso com a conservação dos recursos naturais e redução constante do uso de recursos não-renováveis.

rc-img-1

Proteção da biodiversidade

A Klabin desenvolve um intenso trabalho para preservar a biodiversidade de suas florestas, que abrange a identificação de espécies de fauna e flora, inclusive as consideradas raras ou em extinção.

Monitoramento de Espécies RPPN

Monitoramento de Espécies

Avifauna

Desde 1981, já foram identificadas 408 espécies de aves, incluindo seis ameaçadas de extinção do Ibama.

Anfíbios

Desde 1999, foram identificadas 52 espécies de anfíbios anuros na Fazenda Monte Alegre, sendo 39 em risco de extinção.

Mamíferos

As espécies que vivem na Fazenda Monte Alegre representam 40% da fauna do Paraná. Atualmente, há registros de 132 espécies, sendo 120 em risco de extinção.

Répteis

Já foram identificadas 40 espécies no Paraná, das quais 11 em risco de extinção. Em Santa Catarina, são cinco espécies, estando duas em risco.

Plantas

O total de plantas identificadas nas áreas do Paraná soma 1.147 espécies, das quais 58 ameaçadas de extinção. Em Santa Catarina, o número chega a 356 espécies, das quais 21 em risco.

Fechar

RPPN

O que é RPPN?

Uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – é uma unidade de conservação permanente prevista em lei, criada em áreas privadas com o objetivo de contribuir para o manejo sustentável de matas nativas e a manutenção da biodiversidade. Atualmente a Klabin mantém duas RPPNs

Monte Alegre

Essa RPPN, criada em 1998, possui uma área de quase 4 mil hectares e está localizada dentro da Fazenda Monte Alegre, na região dos Campos Gerais, no Paraná. A criação da RPPN Monte Alegre tem como objetivos a realização de pesquisas científicas, a proteção da biodiversidade local e dos recursos hídricos, o fornecimento de sementes de espécies florestais para a restauração de áreas degradadas, a geração de informações para o Programa Caiubi de Educação Ambiental e a proteção de eventuais sítios arqueológicos, históricos, culturais e paleontológicos.

Complexo Serra da Farofa

O Complexo Serra da Farofa, criado em 2014, é a 2ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual da Klabin, a primeira no Estado de Santa Catarina. Parte da reserva está localizada na serra com o mesmo nome, a Serra da Farofa, que abrange os municípios de Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urupema e Urubici. A RPPNE possui grande relevância para a manutenção da biodiversidade na Mata Atlântica pois reúne importantes formações vegetais, bem como espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. É uma das maiores unidades de conservação na categoria do Estado de Santa Catarina, conservando cerca de 5 mil hectares de mata nativa, destinada exclusivamente à proteção ambiental e ao apoio de estudos científicos.

Clique aqui e assista ao vídeo do Complexo Serra da Farofa.

Fechar
rc-img-1

Programas de Controle Ambiental

O principal foco do negócio é manter a harmonia entre eficiência na produção industrial e a preservação dos recursos naturais. A Klabin enfatiza ações para aperfeiçoar continuamente produtos e serviços, assim como controlar e monitorar os impactos de suas operações sobre o meio ambiente. Para isso, dispõe de programas voltados totalmente ao controle ambiental.

Consumo de Recursos Resíduos Sólidos Efluentes Hídricos Monitoramento de Bacias Hidrográficas Mudanças Climáticas

Consumo de Recursos

Acompanhar os níveis de consumo e criar soluções para economizar recursos naturais são parte importante da gestão ambiental. A Klabin constantemente adota novas iniciativas de eficiência energética, para reduzir o consumo de energia em todos os processos produtivos, com ênfase em otimização industrial e limpeza da matriz energética.

Fechar

Resíduos Sólidos

Os resíduos sólidos são tratados conforme o conceito de 3Rs. Áreas de disposição e triagem de resíduos são monitoradas para assegurar que não aconteça contaminação de lençóis freáticos. A Klabin mantém sob controle aterros utilizados para depositar materiais, assim como as empresas interessadas em adquirir ou usar os resíduos são submetidas a auditoria, com exigência de documentação legal, avaliação estrutural e análise de parâmetros e requisitos legais. Todos os transportadores de resíduos também são avaliados.

Fechar

Efluentes Hídricos

Atualmente a eficiência das Estações de Tratamento de Efluente das fábricas de papéis para a remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio está acima de 85,5%, índice considerado excelente e que atende aos parâmetros legais para cada unidade.

Fechar

Monitoramento de Bacias Hidrográficas

Atualmente são monitoradas quatro microbacias hidrográficas: duas no Paraná e duas em Santa Catarina. No Paraná, 700 hectares de florestas plantadas serão revertidos em florestas naturais para proteger os mananciais. Em Santa Catarina, os trabalhos estão contemplados no programa de Recuperação Ambiental firmado com a Fundação do Meio Ambiente.

Fechar
rc-img-1

Parque Ecológico

Criado na década de 1980 e localizado na Fazenda Monte Alegre (PR), o Parque Ecológico da Klabin possui uma área de aproximadamente 11.000 hectares, sendo que 71% são formados de florestas naturais. Suas atividades promovem a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais, a preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o apoio aos projetos de educação ambiental.

Atividades do Parque Ecológico da Klabin

Atividades do Parque Ecológico da Klabin

Criadouro Científico

Desde 1989, o Criadouro Científico é dedicado à conservação e ao estudo de comportamentos das espécies de fauna ameaçadas de extinção, promovendo sua reprodução e reintrodução ao meio ambiente de acordo com as normas dos órgãos ambientais. Nessa área vivem aproximadamente 200 animais de 50 espécies, como o puma, o veado catingueiro e a anta brasileira.

Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg

Com uma construção característica de madeira de floresta plantada, o Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades dos projetos de educação ambiental. Nele há um acervo de peças zoológicas e botânicas utilizadas para fins didáticos e para transmitir conhecimentos históricos sobre a biodiversidade da região.

Trilha Ecológica

Localizada em meio às florestas naturais da área do Parque Ecológico da Klabin, a Trilha Ecológica permite aos participantes de projetos de educação ambiental a transformação do conhecimento teórico em prático, consolidando sua aprendizagem por meio de observação da flora da região e tendo até a possibilidade de visualizar a aparição de alguns representantes da fauna durante o percurso.

Fechar
rc-img-1

Reciclagem

A Klabin é uma das maiores recicladoras do mundo de embalagens longa vida, com capacidade de produção de 265 mil toneladas/ano, nas unidades Piracicaba (SP) e Goiana (PE). As unidades são certificadas pela norma ISO 9001 e 14001 e têm a certificação Forest Stewardship Council® - FSC® (FSC-C001941) para sua cadeia de custódia.

Assim como em várias iniciativas, a Klabin também é pioneira em reciclagem, desde a década de 1970, quando as Unidades Piracicaba (SP) e Goiana (PE) passaram a produzir papelão ondulado a partir de papéis feitos com aparas e bagaço de cana.

rc-img-1

Usina Hidrelétrica Presidente Vargas

A Usina Presidente Vargas faz parte do complexo da Klabin em Telêmaco Borba (PR). Foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1953 e, atualmente, possui duas unidades instaladas, com capacidade de geração de 22,5 MWh de energia elétrica. É uma importante fonte geradora de energia para a produção industrial de celulose e papel na Fazenda Monte Alegre.

O barramento foi construído no leito do rio Tibagi e a usina é composta por dois tubulões de alimentação a dois turbo-geradores, constituídos de turbinas hidráulicas e geradores, além da subestação distribuidora, linha de transmissão à fábrica e subestação receptora na fábrica.

Licença de operação Programa de Resgate de Ictiofauna Estudo de vazão