Convidamos cinco ilustradores – de origens, traços e estilos diferentes – para criar uma arte em resposta à pergunta:

“Se a partir de hoje todos começassem a cuidar do meio ambiente, como seria o futuro do planeta?”








“Um mundo mais integrado e consciente de ser um imenso organismo. A troca entre as partes, de maneira mais equilibrada, irá gerar grandes frutos para quem cultivar a empatia.”

O designer, junto com os parceiros André Teixeira e Marcelo Dante, representa o 45JJ, estúdio de design, ilustração e animação focado em projetos culturais, de entretenimento, ativismo e educação, com bases em São Paulo e Belo Horizonte.

45jj.org



“No futuro, o contato e o cuidado com o meio ambiente não serão coisas que vamos tentar buscar. Serão naturais do nosso cotidiano, ninguém precisará nos conscientizar. Preservar a fauna e a flora, multiplicar nosso verde, utilizar energia sustentável e minimizar qualquer dano à natureza serão práticas tão naturais quanto cuidar da nossa própria saúde.”

Por quatro anos, a pernambucana, que já morou em Londres e Miami, foi uma das artistas responsáveis pelo Projeto Cenográfico do Carnaval de Recife, que lhe rendeu o iF Design Award 2017, prêmio de design da Alemanha. Bel também cria identidades visuais e estampas para revistas, empresas e marcas.

www.belandradelima.com.br



“Imaginei um futuro em que os espaços urbanos ociosos fossem usados como hortas comunitárias, para uso e desfrute de todos.”

A mineira desenha sobre diversos suportes (papéis, cerâmicas e até paredes de alvenaria) e atua no mercado editorial ilustrando, especialmente, livros infantis. Já publicou na Itália, França, Alemanha, China, Coreia e Estados Unidos.

brunabarrosillustration.com



“Pensei em um cenário onde as pessoas, os animais e as cidades estivessem em perfeita harmonia. Para transmitir essa sensação, busquei uma representatividade mais pictórica: a figura de Gaia, a Mãe Terra, trazendo uma expressão de calma e equilíbrio.”

Ilustrador há 30 anos, professor de desenho e quadrinista, Hiro é natural de Mogi das Cruzes (SP). Já passou pelo mercado editorial e hoje contribui especialmente para agências de publicidade e design, criando personagens, jogos, embalagens e logotipos especiais.

hiro.art.br



“O planeta do futuro é subsistente e autossuficiente, sendo o homem apenas coadjuvante. Daí nós teremos a convivência perfeita da fauna e da flora, dos quatro elementos, da vida em primeiro plano. Assim, escolhi retratar um mundo reequilibrado, em harmonia constante.”

Natural de Guarulhos, o ilustrador, que tem raízes paraibanas e coração pernambucano, retornou a São Paulo há cinco anos para trabalhar na Editora Abril. Nesse meio tempo, ganhou prêmios internacionais por seu trabalho como designer e lançou seu primeiro quadrinho autoral. Atualmente, integra o time da revista Superinteressante.

behance.net/thalesmolina