Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação

As iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação (P&D+I) permitem à Klabin crescer de forma ordenada, com foco em melhoria de práticas e processos que garantam produtos mais competitivos e redução de custos operacionais. A companhia vem fortalecendo sua frente de P&D+I, com investimentos previstos da ordem de R$ 70 milhões, em um horizonte de três anos (de 2015 a 2018) - o maior já realizado nessa área pela companhia -, destinados à consolidação de uma estrutura única dedicada às áreas florestais e industriais.

Linhas de Atividades da P&D+I


Centro de Tecnologia

Com inauguração prevista para 2016, o novo Centro de Tecnologia da Klabin terá a missão de contribuir para o constante aumento da produtividade e da qualidade dos produtos da companhia, desenvolver novas possibilidades para o uso múltiplo da base florestal e buscar soluções para uma eficiência cada vez maior no volume de insumos consumidos, tendo em vista a minimização de impactos ao meio ambiente. Além disto, permitirá a ampliação de horizontes de pesquisa para novas oportunidades de negócio.

O Centro de Tecnologia atuará em cinco rotas:

  • Desenvolvimento da matéria-prima florestal para a celulose;
  • Otimização de papéis e novas aplicações;
  • Biocombustível/bioquímicos (usos múltiplos da base florestal);
  • Redução de consumo - meio ambiente, emissões, reúso de produtos gerados no processo, redução do consumo de água, energia e vapor;
  • Nanotecnologia - frações da celulose em micro ou nanoescala e aplicação em novos produtos.

Para uma atuação mais eficiente, a área de P&D+I mantém parcerias com fornecedores de equipamentos e insumos, além de contar com o apoio de institutos de pesquisa e universidades no Brasil e exterior.


Projetos

Os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento + Inovação também respondem às necessidades apontadas pelas áreas de Atendimento a Clientes e Comercial.


Programa Superar

A área de Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação utiliza a metodologia World Class Manufacturing (WCM), um dos pilares do Programa Superar, que atua no desenvolvimento de novas soluções de processos e produtos, antecipando alternativas para eventuais soluções de problemas de produção.


Desenvolvimento de soluções

A área de P&D+I da Klabin se concentra no desenvolvimento de produtos que despertem ou evidenciem as necessidades do mercado. O foco é atender às necessidades dos clientes, que também são parceiros no desenvolvimento de produtos, processos e materiais.

Com uma equipe de pesquisadores formada por mestres e doutores, fornece suporte para a solução de problemas de seus clientes, das diferentes unidades de negócios da companhia.


Referências em pesquisa

O trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Klabin conta com parcerias com universidades, centros e institutos de pesquisas, e fornecedores que são referências no setor de celulose e papel no Brasil e no exterior.

Na área industrial, há colaboração de fornecedores e clientes, como a Tetra Pak; projetos com Innventia e Universidade de Lund, ambos na Suécia; VTT, na Finlândia; Universidade de Toronto, no Canadá; e, no Brasil, com o Centro Tecnológico de Embalagem (Cetea), a Esalq-USP e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Na área florestal, atua com o apoio de consultores renomados e por meio de consórcios como o da cooperativa Central American and Mexico Coniferous Resources (Camcore) da Universidade da Carolina do Norte (EUA), para a melhoria da produtividade em produção de fibra longa (pínus), além de participar de projetos com a SIF (Sociedade de Investigações Florestais - UFV) e IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - Esalq-USP).


Centro de Competências

O Centro de Competências, instalado em Jundiaí (SP), desenvolve embalagens de papelão ondulado que atendem às necessidades específicas dos clientes, levando em conta o transporte, locais de estocagem e de destino, apelos de venda, legislações sobre marcação de embalagem e percepções do público-alvo de seus clientes. Essa combinação define o tipo de embalagem, os papéis que serão utilizados, as máquinas que serão envolvidas no processo de fabricação e as exigências de impressão.