Releases

22/03/2017
Escolas de Bom Retiro e Palmeira recebem o Projeto Crescer Lendo da Klabin

A iniciativa contemplará mais de 190 crianças de escolas da região

Santa Catarina, 22 de março de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, realizou ontem a entrega do Projeto Crescer Lendo nas cidades de Bom Retiro e Palmeira, ambas em Santa Catarina. A iniciativa visa promover o contato de crianças (0 a 6 anos) com os livros, por meio do estímulo à criatividade e imaginação e troca de experiências, além de ajudar a concretizar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ontem, a Klabin formalizou a doação de dois cantinhos de leitura para duas escolas, que contam com um acervo de 450 livros infantis, cada.

Professores e profissionais da rede de ensino infantil receberam capacitação do Instituto Avisa Lá durante todo o ano de 2016, com cursos que ensinam técnicas para contar histórias. Os pais participaram de uma oficina de duas horas de contação de história, com uma consultora especializada e, dessa forma, podem contribuir e estimular o hábito de leitura das crianças não apenas na escola, mas também em casa. A primeira entrega contemplou a Pré-Escola Municipal Capistrano, de Bom Retiro, em que foram beneficiadas 65crianças. O Centro de Educação Infantil Laura de Souza Rafaeli, em Palmeira, foi a segunda escola a receber o projeto, no qual 130 alunos foram favorecidos.

Desenvolvido em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, o Crescer Lendo já alcançou 26 municípios de sete Estados em que a Klabin mantém operações. Desde então, cerca de 6.900 crianças foram impactadas e quase 10 mil livros foram doados. O Projeto já formou cerca de 500 profissionais do ensino infantil (professores, técnicos da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos).

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

16/03/2017
Klabin realiza Paradas Gerais nas Unidades Puma e Monte Alegre

Paraná, 16 de março de 2017 – A Klabin realizará as Paradas Gerais de duas de suas unidades no Paraná. Entre os dias 19 e 31 de março acontece a primeira Parada Geral (PG) da Unidade Puma, em Ortigueira (PR). Já a PG da Unidade Monte Alegre será realizada entre os dias 24 de abril e 3 de maio. Cerca de 150 empresas contratadas estarão envolvidas nos serviços de manutenção, que incluem inspeções em caldeiras, digestores, tubulações, sistemas de geração e distribuição de energia e de controle de todo o processo produtivo, entre outras atividades, tudo para garantir a segurança e a confiabilidade das operações fabris.

O número de trabalhadores mobilizados para as manutenções demanda uma logística e uma infraestrutura que contemplam transporte, acomodações, refeições e outros itens que movimentam e incentivam a economia de Ortigueira e Telêmaco Borba. Além disso, outros benefícios também são gerados para as duas cidades, como a arrecadação de impostos e o movimento extra em hotéis, bares, restaurantes e lojas, entre outros serviços que dão suporte à permanência dos trabalhadores na cidade.

A Klabin alerta que, durante o período da Parada Geral, haverá maior circulação de ônibus e caminhões nas estradas da região, em especial as que dão acesso às duas Unidades. Além disso, por conta dos processos de parada das plantas e retomada das operações, variações de odores e ruídos provenientes das fábricas poderão ser percebidos pela comunidade. No entanto, é importante ressaltar que essas alterações não causam danos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Para esclarecimentos de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.

Saiba mais

A Parada Geral é um procedimento anual previsto por lei que consiste na interrupção da produção para manutenção dos equipamentos, com o objetivo de garantir a segurança dos colaboradores que trabalham nas Unidades e a continuidade operacional das fábricas. Na Klabin, as etapas dos trabalhos são definidas com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, com foco em segurança, planejamento, integração e qualidade nos processos produtivos das unidades fabris.

16/03/2017
Klabin apresenta Diretrizes de Desenvolvimento Regional a 12 municípios do Paraná

Projeto da empresa tem o objetivo de apoiar as autoridades públicas no planejamento e otimização de ações coletivas no território

Paraná, 16 de março de 2017 – A Klabin promoveu um encontro nesta quinta-feira, 16 de março, para apresentar as Diretrizes de Desenvolvimento Regional (DDRs) dos 12 municípios da região dos Campos Gerais, que dividirão o ICMS adicional da Unidade Puma, nova fábrica da empresa localizada em Ortigueira (PR). O evento foi realizado no Harmonia Clube, em Telêmaco Borba (PR), e reuniu os prefeitos e secretários dos municípios, além de líderes empresariais do polo madeireiro da região. O trabalho de identificação das diretrizes faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma e está em linha com a Política de Sustentabilidade da empresa que prevê ações para o desenvolvimento local.

As DDRs foram divididas em dimensões estratégicas, elencadas pela consultoria Interação Urbana, contratada pela Klabin, e servirão de guia aos municípios para atuar em conjunto na melhoria de seus indicadores, orientando as prioridades em quatro eixos estabelecidos para o desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e institucional. “A Unidade Puma trouxe diversas oportunidades e possibilidades aos municípios que estão em sua área de influência. As Diretrizes são extremamente estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região, pois aliam uma visão global, integrada e de longo prazo com ações relevantes em áreas prioritárias para a gestão pública”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

As diretrizes priorizam melhorias de grande impacto socioambiental e, além de impulsionar atividades geradoras de emprego, promovem a inserção social e melhor adequação da distribuição de renda. A dimensão econômica, por exemplo, traz propostas desde a valorização da produção da agricultura familiar e turismo regional; na social e na ambiental são priorizadas ações de abastecimento de água e saneamento, saúde, construções de unidades habitacionais e melhorias viárias, além de educação. Já o o eixo institucional destaca a importância da gestão das DDRs de forma colegiada pelos municípios, unindo esforços e otimizando reivindicações que tenham como base o olhar territorial e não mais apenas restrito ao âmbito de cada município.

Durante o evento, foi realizado um exercício prático com os prefeitos e secretários, em que os participantes elegeram prioridades e debateram formas de articulação estratégica e integrada para colocar em prática as diretrizes, levando em consideração a visão ampla e planejamento de longo prazo. Ao final, os representantes das prefeituras elegeram a Agência da Madeira, rebatizada de Agência do Desenvolvimento Regional do Médio Tibagi, para ser o órgão articulador que levará adiante as ações contidas nas DDRs.

Os 12 municípios contemplados nas Diretrizes do Desenvolvimento Regional são: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

14/03/2017
Klabin expande programas socioeducativos para a Unidade Puma

A companhia promoverá aulas de dança, canto e capoeira no município de Ortigueira

Paraná, 14 de março de 2017 – A Klabin expandirá seus programas socioeducativos para o município de Ortigueira (PR), a partir de março, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ortigueira. A iniciativa, que é destinada de forma gratuita aos filhos de colaboradores e jovens da comunidade, tem o objetivo de promover a valorização do ser humano, a qualidade de vida de crianças e adolescentes e fortalecer o exercício de cidadania, proporcionando o contato com as artes.

Um dos projetos que será implementado é o Klabin Passo Certo, que consiste em aulas de dança contemporânea e de capoeira para meninos a partir de seis anos de idade e para meninas a partir de sete anos. O estímulo ao contato com atividades como essas desde cedo traz benefícios às crianças e contribui com o crescimento delas. Esse processo acontece desde seu ingresso à sociedade e início de suas relações interpessoais, desenvolve o espírito colaborativo e de respeito ao próximo. O programa foi constituído em 2008, em parceria com o Studio 3 Cia. de Dança, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), e desde então já beneficiou mais de 900 alunos.

Meninas Cantoras da Klabin é outro projeto a ser introduzido em Ortigueira, destinado a meninas com idade a partir de sete anos. O programa contempla aulas de canto coral, teoria musical, ritmo e técnicas vocais com um repertório erudito, popular, folclórico ou natalino. Além de incentivar a integração entre os participantes, a música auxilia no desenvolvimento intelectual da criança, contribuindo com a capacidade de aprendizagem e de concentração. Desde a sua criação, em 2004, 939 alunas tiveram a oportunidade de atuar no projeto e se apresentaram nos seguintes Estados: Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Uma das atividades realizadas com as jovens participantes do projeto Meninas Cantoras é a tradicional Cantata Natalina da Klabin, que acontece anualmente no Hotel Ikapê, em Telêmaco Borba, com apresentações de diversas músicas que celebram o Natal.

Ambos os projetos foram implantados primeiramente em Telêmaco Borba, na Unidade Monte Alegre, e já alcançaram mais de 1.900 crianças. Agora, Ortigueira terá a oportunidade de receber esses programas socioeducativos. Para mais informações, entre em contato com Ilsiane Haag, e-mail: ihaag@klabin.com.br<mailto:ihaag@klabin.com.br>, telefone: (42) 3271-5580.

14/02/2017
Klabin está entre as melhores empregadoras do Brasil

A companhia foi reconhecida pela certificação Top Employers pelo terceiro ano consecutivo

São Paulo, 14 de fevereiro de 2017 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Top Employers Brasil, que reconhece anualmente as empresas que investem em iniciativas de recursos humanos e gestão de pessoas. Para atribuir o selo, o Top Employers Institute avalia, por meio de pesquisa auditada, as melhores práticas de recursos humanos de cada companhia. Entre os critérios analisados estão estratégia, implementação de políticas, monitoramento e comunicação das condições de carreira e desenvolvimento.

Bons resultados nesses fatores levaram a Klabin a ser reconhecida no prêmio, uma vez que a empresa implementa continuamente práticas que estimulam a atuação de seus colaboradores como protagonistas de suas carreiras. "Promovemos diálogos de desenvolvimento entre líderes, liderados e times, que permitem que os profissionais sejam escutados, entendam o valor do seu trabalho, que busquem bons resultados e, principalmente, se sintam parte deles. Reconhecemos as lideranças que estimulam essa prática e formam times de alta performance", ressalta o diretor de Gente & Gestão da companhia, Sergio Piza. Além disso, o cuidado com os colaboradores é uma das prioridades da empresa, que gera cerca de 16 mil empregos (diretos e indiretos) e investe na promoção do bem-estar e segurança dos seus funcionários.

O Instituto Top Employers, fundado em 1991, realiza uma pesquisa online das Melhores Práticas de RH, em que participam organizações que possuam no mínimo 250 colaboradores, em nível nacional, ou 2.500 internacionalmente, e que demonstrem os mais altos padrões de excelência em gestão de pessoas. Concluída a pesquisa, validada e auditada, a equipe identifica quais corporações atingiram os padrões requisitados para a conquista do selo. O instituto realiza esse levantamento há mais de 25 anos e, desde então, já premiou empresas de 116 países.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

09/02/2017
Klabin e Prefeitura de Ortigueira inauguram Escola Municipal na Vila Godoy

O ano letivo de 2017 estreia com novidades no bairro de Ortigueira e irá beneficiar cerca de 300 crianças

Paraná, 9 de fevereiro de 2017 – O início das aulas este ano em Ortigueira (PR) será marcante para 300 crianças da rede pública de ensino, assim como para a Klabin. Nessa sexta-feira, 10/2, a Klabin inaugura a Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, na Vila Godoy, em Ortigueira.

A nova escola tem uma área de mais de mil metros quadrados e conta com seis salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, cozinha e refeitório, salas para professores, coordenação e direção. Há, ainda, espaços adicionais que trarão mais conforto  aos alunos, vestiário e também um espaço destinado ao almoxarifado. A escola também receberá alunos de outros bairros e unidades de ensino da região, cujas estruturas não atendem mais às necessidades dos estudantes.

O evento de inauguração será realizado amanhã e contará com a presença dos pais dos alunos e outros representantes da comunidade, como a  prefeita da cidade, Lourdes Banach, o presidente da Câmara e a diretoria da escola. Assim como em demais projetos sociais do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma e da Klabin, a necessidade da escola surgiu da demanda  da própria comunidade, a partir do amplo processo de consulta pública realizado pela empresa na região. “O investimento em educação é uma garantia de que Ortigueira está no caminho correto para alcançar o desenvolvimento social desejado, com reflexos positivos diretos no Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, do município”, diz Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

A partir de agora, a instituição será gerida pela Prefeitura Municipal de Ortigueira.

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente e agricultura familiar, entre outros.

07/02/2017
Programa ambiental da Klabin preserva espécies da fauna e da flora em Santa Catarina

Em 14 anos de estudos, já foi possível identificar mais de 350 espécies da fauna regional nos mais de 11 mil hectares monitorados pela companhia

Santa Catarina, 7 de fevereiro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, mantém programas de monitoramento ambiental da fauna silvestre há 14 anos em Santa Catarina e, durante este período, já identificou 358 espécies da fauna regional.

Criado para gerar informações sobre a fauna presente nas florestas da Klabin em SC, o projeto é realizado nas Áreas de Alto Valor para Conservação (AAVCs) da empresa no estado. A companhia monitora mais de 11 mil hectares distribuídos em 12 fazendas que incluem os munícipios de Otacílio Costa, Capão Alto, Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Urupema, Urubici, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, Curitibanos, Bom Retiro, Petrolândia, Agrolândia e Chapadão do Lajeado.

O programa também contribui com a preservação da mastofauna e avifauna, conjuntos de mamíferos e aves que habitam a região. As informações sobre a presença das espécies encontradas durante as atividades de monitoramento, coletadas por meio de armadilhas fotográficas, registros visuais e auditivos, auxiliam na proteção das mesmas. Ao compreender a biodiversidade, foi possível criar métodos e avaliações sobre a qualidade, recuperação e manutenção ambiental, o que permite à empresa garantir os melhores padrões de sustentabilidade destas áreas. Nesses anos de estudos, já foi possível identificar cerca de 42 mamíferos, sendo 39 com risco de extinção e, 298 aves, sendo 278 com o mesmo risco.

Além de ajudar no manejo dos fluxos florestais e operacionais, o projeto é uma importante referência em informações, uma vez que a atividade amplia a visão e conhecimentos em variados assuntos, como controle de queimadas, coibição da caça, recuperação de áreas e promoção de campanhas educativas para preservação do meio ambiente.

24/01/2017
Educação ambiental da Klabin em SC atinge mais de 12 mil participantes

Santa Catarina, 24 de janeiro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, destaca os bons resultados do seu programa de educação ambiental em Santa Catarina, que em 2017 completa dez anos de existência, alcançando 12 mil participantes dos 40 municípios de atuação da empresa.

O Programa Monitorado de Visitas à Trilha Araucária e ao Centro Ambiental Caiubi faz parte do projeto de educação ambiental que a Klabin desenvolve no município de Correia Pinto (SC). Contínuo e permanente, o programa traz diversas informações sobre as riquezas da fauna e flora regional, formação florestal, características e composição para a população interessada, estudantes e professores da região. As palestras são formatadas de acordo com a faixa etária, com linguagem apropriada, e a programação inclui vídeos dos animais silvestres que vivem nas florestas da companhia e imagens.

Além de estreitar as relações com as comunidades do entorno, a Klabin enxergou no programa mais uma alternativa que contribui para a conservação da Floresta de Araucárias, ambiente ameaçado localizado no Planalto Serrano, que é conservado pela empresa. A interação direta dos visitantes gera conhecimento e amplo interesse sobre a necessidade de conservação e as ações de sustentabilidade que são empregadas pela Klabin em suas áreas, isso serve de exemplo para toda a região e as informações são disseminadas pelos próprios alunos e professores.

Na Trilha Araucária os visitantes encontram rica biodiversidade, constituída de espécies nativas como a Araucária AngustifoliaPodocarpus Lambertii, diversos gêneros de MirtaceasLauraceas e a fauna que habita o local e são fortes instrumentos para a prática da educação ambiental. O trajeto é dentro de um remanescente conservado da floresta, que inclui nascentes e mata ciliar nas proximidades dos rios Tributos e Canoas. O Centro Ambiental Caiubi está completando dois anos e possui auditório para as palestras que antecedem as visitas à Trilha, bem como, infraestrutura completa para receber os participantes.

Na trajetória do Projeto, cerca de oito mil ouvintes participaram de palestras, incluindo as externas que são solicitadas, e quatro mil visitas à Trilha, com participação de mais de 70 escolas e instituições das regiões de atuação da Klabin, como Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto de Canoinhas. Além de material didático, a companhia também distribui um jogo da memória personalizado com imagens e descrição das espécies da fauna que vive na Floresta de Araucárias. No período, foram mais de dez mil jogos distribuídos.

11/01/2017
Klabin vai hospedar soldados do novo Batalhão de Polícia de Telêmaco Borba

Empresa foi homenageada na formatura do 4º Comando Regional da Polícia Militar em Ponta Grossa

Ponta Grossa (PR), 11 de janeiro de 2017 – A Klabin vai hospedar 50 integrantes (46 soldados e quatro aspirantes) do recém-criado 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba. Eles ficarão em um dos residenciais que abrigou trabalhadores do Projeto Puma, no bairro São Francisco, em Telêmaco Borba. O local, que tem infraestrutura completa de esporte, lazer e alimentação, já havia sido cedido pela empresa para abrigar 90 policiais que participaram do curso de formação de soldados da Polícia Militar, cuja formatura ocorreu nesta quarta-feira, em Ponta Grossa.

No evento, que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, a Klabin foi homenageada pela contribuição prestada à Polícia Militar do Estado. "A Klabin, historicamente, sempre foi uma parceira do Estado nas questões relacionadas à segurança pública e, agora, possibilitamos a realização da escola de policiais em Telêmaco Borba e a hospedagem para que os novos policiais que não são da cidade permaneçam na região, aumentando o efetivo nas ruas, que é a grande necessidade que temos", destaca Sadi Carlos de Oliveira, diretor Industrial de Celulose da Klabin.

A solenidade também contou com a presença de executivos da companhia, do secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, além deputados e prefeitos da região.

Criado em 3 de março de 2016, com sede em Telêmaco Borba, o 26º Batalhão de Telêmaco Borba é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública nos municípios de Tibagi, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Cândido de Abreu. Além do 26º Batalhão, a formatura contemplou um total de 254 soldados militares, sendo 33 bombeiros militares, de escolas de formação das seguintes unidades: 16º Batalhão de Guarapuava, 27º Batalhão de União da Vitória, 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa e 5º Sub Grupamento Independente de Guarapuava.

05/01/2017
Klabin inicia obras de melhoria na PR-160 em Telêmaco Borba (PR)

Motoristas devem redobrar a atenção no trecho durante o período de obras

Paraná, 5 de janeiro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, inicia neste mês as obras de implantação da terceira faixa da rodovia PR-160 e alargamento das duas pistas da ponte sobre o Rio Tibagi, em Telêmaco Borba (PR). As obras visam beneficiar toda a população da região, impactando, principalmente, na fluência e segurança do trânsito no local e na travessia dos pedestres.

As melhorias serão executadas pelas empresas contratadas Tucumann e CSC Engenharia, por meio de projetos aprovados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), que também fará a supervisão da execução dos serviços. As obras integram o protocolo firmado entre a Klabin e o governo do Estado do Paraná, que prevê que o investimento realizado nestas obras seja descontado de parte do ICMS a ser pago pela empresa.

Implantação de terceira faixa

O projeto prevê a implantação da terceira faixa em duas fases: a primeira, com previsão de conclusão no mês de junho, contemplará o trecho da rodovia que liga a Portaria 2 da fábrica da Klabin até a Portaria 3; na segunda etapa, que vai até dezembro, serão realizadas as obras entre a ponte do rio Tibagi e o viaduto de Telêmaco Borba. Serão realizados também trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação e melhorias ambientais nos trechos.

Alargamento e reforço da ponte sobre o rio Tibagi

A ponte sobre o rio Tibagi será reforçada para receber acostamento em ambas as pistas e uma passagem para pedestres, para dar mais segurança à população. Os trabalhos de melhoria na ponte serão realizados junto com as obras da terceira faixa, já a partir deste mês de janeiro.

Segurança

Durante o período de obras, com previsão de duração de 12 meses, o tráfego no local será realizado em meia pista na maior parte do tempo, em sistema de pare e siga. Por conta da presença de trabalhadores e máquinas na rodovia, a Klabin solicita à população que redobre a atenção ao passar pelo local, respeitando sempre a sinalização e os limites de velocidade. As empresas contratadas para a execução das obras farão toda a sinalização necessária para garantir a segurança no local.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo telefone 0800 728 0607 ou pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br.

27/12/2016
Klabin é eleita a empresa mais admirada no Brasil na categoria Papel e Celulose

Este é o quinto ano consecutivo em que a companhia é destaque do setor no estudo realizado pela empresa de pesquisa e mercado, Officina Sophia

São Paulo, 27 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder nos segmentos de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, foi eleita pelo quinto ano consecutivo a empresa destaque na categoria Papel e Celulose no ranking ‘As Empresas Mais Admiradas no Brasil’, de acordo com estudo realizado pela Officina Sophia, instituto de pesquisa de mercado especializado em estratégia de negócios, que pertence a holding HSR.

O levantamento, desenvolvido há 18 anos, é feito por meio de entrevistas com mais de 1.100 executivos que avaliam e pontuam as companhias dos diversos setores que mais se destacaram durante o ano. Para isso, são analisados critérios como responsabilidade com o Meio Ambiente e com a Comunidade, Qualidade de Gestão, Inovação, Ética, Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Este ano, 11 macrossetores e 48 setores foram analisados.

21/12/2016
Klabin é reconhecida como “Leadership” pelo Carbon Disclosure Project

A empresa participou em três programas da plataforma: Mudanças Climáticas, Água e Floresta

São Paulo, 21 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, obteve classificação nível Leadership pelo Carbon Disclosure Project (CDP) nos seus resultados anuais para Mudanças Climáticas e Floresta, ao alcançar pontuação “A-”, que caracteriza as melhores práticas na plataforma e indica que a companhia implementou uma série de ações para gerenciar mudanças climáticas nas operações próprias e de terceiros. O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.

No programa Água, a companhia atingiu classificação nível “Management”, com pontuação “B”. O progresso de cada empresa é categorizado da seguinte forma: divulgação dos dados (D- e D), conscientização (C- e C), gestão (B- e B) e liderança (A e A-). Os resultados da Klabin figuram em nível acima da média da indústria e o relatório do CDP destacou que a empresa está medindo seus impactos para tentar reduzi-los, estabelecendo metas e implementando política e estrutura estratégicas para tomar as medidas satisfatórias. Entre as iniciativas, a companhia acompanha e monitora toda sua captação de recursos hídricos visando minimizar impacto e melhorar a performance de tratamento de seus efluentes, além disso, mantém compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU diretamente ligados à água.

Em Mudanças Climáticas, o CDP fez apontamentos específicos sobre os resultados da Klabin, classificados como excelentes. A pontuação atingida pela companhia a posiciona dois níveis acima da média do setor e da média brasileira. O nível Leadership garante a existência de atividades significativas ligadas a metas para redução de emissões e dados de emissões verificados.  Nesse sentido, a Klabin possui um Comitê do Clima, que discute, planeja e executa ações relacionadas à antecipação de eventos climáticos e mantém agenda estratégica para emissões atmosféricas de baixo impacto, recebeu o selo ouro do GHG Protocol – programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas -, e conta com padrões de emissões atmosféricas focados em produção energética limpa.

No programa Floresta, a Klabin conquistou avanços nas ações que asseguram uma cadeia de valor livre de desmatamento e suas práticas foram consideradas as melhores no gerenciamento de riscos do mesmo. A companhia, que tem o seu manejo florestal como referência de produtividade no mundo, foi a primeira empresa do setor do hemisfério sul a receber certificação internacional que atesta uma gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade, além de ser pioneira no engajamento da certificação florestal para pequenos produtores rurais parceiros.

Desde 2006, a Klabin participa da iniciativa mundial do Carbon Disclosure Project, que facilita o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas. Nessa trajetória, em 2015, a companhia foi reconhecida como a Melhor Prática de Gestão do Capital Natural pelo CDP. Em 2014, foi escolhida como uma das companhias que mais incentivaram as boas práticas de manejo florestal, abordando o controle de seus impactos e ações a partir do engajamento de seus fornecedores, certificação e rastreabilidade de sua madeira como forma de garantir uma cadeia de valor livre de desmatamento.

O CDP fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental de empresas, cidades, Estados e regiões, medindo e gerenciando seus impactos ambientais. Com uma rede de investidores e compradores, as empresas e decisores políticos baseiam-se nos dados e considerações do CDP para tomar melhores decisões, gerir riscos e capitalizar oportunidades.

20/12/2016
Klabin entrega obras sociais nos bairros Emboguaçu e Vila do Povo

Nova creche, quadra poliesportiva e reforma de escola municipal beneficiarão a comunidade local em Paranaguá (PR)

Paranaguá (PR), 20 de dezembro de 2016 – Após inaugurar um armazém de estocagem de celulose na cidade, este ano, a Klabin entrega obras sociais que beneficiarão as comunidades dos bairros Emboguaçu e Vila do Povo: uma creche (Centro Municipal de Educação Infantil), uma moderna quadra poliesportiva e a reforma da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias. A solenidade de inauguração acontece na nova quadra poliesportiva, às 11 horas de hoje (20/12), e contará com a presença de executivos da companhia, do prefeito Edison Kersten, de secretários municipais e da população local.

Essas obras sociais são de extrema importância para os moradores dos bairros Emboguaçu e Vila do Povo e foram sugeridas pela população durante audiência pública realizada ano passado para licenciamento do armazém da empresa. “Faz parte da política de sustentabilidade da Klabin realizar investimentos sociais em comunidades onde a companhia atua. Estamos muito satisfeitos nesta entrega aqui em Paranaguá, onde estamos gerando empregos, renda e também contribuindo para o bem-estar social das comunidades vizinhas”, destaca Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

O armazém da Klabin conta com metade dos colaboradores contratados dos bairros vizinhos. A gerente de Logística Internacional da companhia, Ana Paula Trilho, acrescenta que “a atuação da Klabin reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e social da região, com especial atenção à comunidade de moradores do entorno de nossa operação."

O evento de inauguração desses projetos contará com visita aos locais entregues, entretenimento e recreação para as crianças Do Lar das Meninas e da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias, com pipoca, doces, salgados, pula-pula e chegada do Papai Noel, entre outras atividades.

Principais obras entregues

A creche instalada pela Klabin tem 350m² de área construída, com vestiários masculino/feminino adulto e infantil, desenhada para atender pessoas com necessidades Especiais (PNEs), berçário, maternal, lactário (área para amamentação), pátio interno multiuso, playground, jardim, banheiros e demais cômodos.

Já a reforma da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias, que conta com 1.100 m² de área construída, contemplou a revitalização de espaços de nove salas de aulas, prédio da diretoria e cozinha (instalações de fogão industrial, exaustores e depurador de ar), novo playground e pátio interno de recreação coberto, para melhor aproveitamento dos estudantes em dias de chuva. Entre os principais serviços realizados, estão a reforma geral dos banheiros masculino e feminino, com troca dos aparelhos sanitários e metais, colocação de água potável, troca de azulejos de paredes e dos pisos, novas instalações elétricas em geral, além de pinturas internas e externas e reforma do muro de divisa com aumento de sua altura, proporcionando maior segurança para todos.

A Escola Municipal Berta Rodrigues Elias e a creche têm capacidade para atender cerca de 400 crianças/estudantes.

A quadra poliesportiva coberta com 980,40 m², foi projetada com moderna infraestrutura, iluminação e arquibancada, construída para atender a toda a população local com a realização de atividades esportivas como futebol, basquete e vôlei. O espaço conta com vestiários masculino e feminino e depósito, adaptados para pessoas com deficiência.

A companhia também faz a entrega para a Prefeitura do novo Lar das Meninas, de 250 m², com obras em estágio final de conclusão. Esse importante projeto é resultado de um acordo definido entre Klabin, Ministério Público, Judiciário e Prefeitura Municipal, que cedeu terreno para a construção do imóvel. O novo Lar das Meninas contempla a construção de vestiário e banheiros masculino/feminino, com acessibilidade para pessoas com deficiência, dormitórios, berçário, sala estudo, salas de jantar, estar e de TV, cozinha e demais cômodos.

Unidade Logística de Celulose em Paranaguá

A Klabin está presente na cidade com sua nova Unidade Logística de Celulose. Instalada no Km 5, da BR 277, a mão de obra do armazém conta com 50% de colaboradores residentes nos bairros de Emboguaçu e Vila do Povo bem como tem em seu quadro de funcionários 10% de mulheres, que atuam como operadoras de empilhadeiras. Parte do planejamento da nova fábrica de celulose da companhia, a Unidade Puma, localizada em Ortigueira (PR), o armazém permite o escoamento de celulose para exportação, via Porto de Paranaguá, reforçando a operação logística de papel já existente e garantindo agilidade e competitividade para a empresa.

15/12/2016
Klabin participa da formação de mais de mil alunos do PROERD

Santa Catarina, 15 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil,  líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, patrocina e apoia integralmente o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A companhia participou, nos dias 5 e 7 deste mês, de duas formaturas de alunos do projeto, em Lages e Otacílio Costa (SC), que juntas contemplaram 1.479 crianças entre nove e dez anos de idade, do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares.

Desde a integração da Klabin ao programa, em outubro deste ano, outras cinco cidades em Santa Catarina foram incluídas: Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta. Hoje, a iniciativa conta com a colaboração das unidades da Klabin em Correia Pinto, Otacílio Costa, Lages e Florestal.

Para a companhia, a ação possui grande importância social e é uma satisfação poder contribuir com a causa, que tem propósitos sérios e de grande relevância e retorno para toda a sociedade, uma vez que alerta e prepara crianças, adolescentes e adultos para os desafios relacionados à resistência das drogas e da violência.

O PROERD, que já acontece há 18 anos em Santa Catarina, tem como objetivo alertar e conscientizar estudantes de até dez anos para a prevenção contra o uso de drogas e, desde sua implantação no Estado, cerca de 1.200.000 pessoas foram orientadas pelo programa.

09/12/2016
Klabin participa da formação da 12ª turma de Protetores Ambientais em Lages

Santa Catarina, 9 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, em parceria com a Polícia Ambiental, realizou na última terça-feira, 6, a formatura da 12ª turma de Protetores Ambientais. Essa foi a quinta edição ocorrida no município de Lages (SC) e contemplou 28 adolescentes.

Nesta edição, que aconteceu no Auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina, os alunos se destacaram pelo espírito de coletividade e receberam um bóton como reconhecimento e, além disso, entregaram uma placa ao instrutor Soldado Ilton Agostini, em homenagem aos ensinamentos transmitidos durante o curso, que teve carga horária de 180 horas. Os professores e monitores que contribuíram com a formação do grupo também foram premiados com certificados e a Klabin, por fim, foi agraciada com um troféu na categoria Apoiador, pelo patrocínio ao projeto.

“Os resultados desta iniciativa são sementes que serão colhidas ao longo dos anos. Os jovens que participam e já participaram, com certeza, finalizam o curso com outra forma de ver e agir, pensando de forma mais sustentável. A partir deste momento, passam a ser agentes responsáveis pela disseminação de conceitos e ações ambientais nas comunidades onde atuam”, comemora o gerente de fábrica da Unidade Otacílio Costa da Klabin, Edson Maestri.

O programa Protetores Ambientais foi criado com o objetivo de aprimorar a consciência ambiental, por meio da formação de multiplicadores nas comunidades. Com o início em 2005, no município de Otacílio Costa (SC), já passou também pelas cidades de Correia Pinto, Lages, Palmeira e Ponte Alta, e ao todo, formou mais de 300 pessoas.