Releases

07/02/2018
Klabin adquire participação na startup israelense Melodea Ltd.

Negócio reforça os aportes da companhia na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação

São Paulo, 7 de fevereiro de 2018 – Em continuidade à sua estratégia de inovação, a Klabin anuncia a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis. O investimento de US$ 2,5 milhões fortalece a frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Klabin, que está focada na construção de soluções bioeconômicas, que visam o uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos naturais.

O objetivo da Klabin é fazer uso da celulose nanocristalina (CNC) na criação de papéis e embalagens ainda mais resistentes, 100% recicláveis, além de potencializar oportunidades para novos negócios em produtos de base florestal. “A capacidade de adoção da base tecnológica de CNC da Melodea é altíssima, com aplicações potenciais em diversos setores. A CNC, em uma combinação de propriedades como alta cristalinidade, capacidade de formar filmes e estruturas densas e de alta coesão, é uma rota inovadora para o desenvolvimento de barreiras renováveis e sustentáveis em papéis e embalagens, proporcionando mais resistência em relação à penetração de ar, água, vapores e óleos, entre outros; é uma tecnologia com menor impacto ambiental”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin. O trabalho conjunto permitirá à Klabin aperfeiçoar ainda mais as pesquisas e o desempenho das suas linhas de negócio e inovar no sistema de base florestal, de maneira economicamente viável e ambientalmente responsável.

A estratégia desta promissora parceria está pautada nos fundamentos de eficiência operacional e na Política de Sustentabilidade da Klabin, e tem sinergia com a atuação da Melodea em atender a demanda global por materiais inovadores que substituam produtos feitos de base não renovável. “Temos uma notável sinergia com os compromissos de inovação e desenvolvimento sustentável da Klabin e nossa tecnologia contribuirá para incrementar a sua liderança de mercado, com o lançamento de uma nova geração de produtos industriais íntegros e renováveis, baseados em CNC”, ressalta o Doutor Shaul Lapidot, CEO da Melodea.

Este é mais um investimento da Klabin em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Nos últimos três anos, a companhia aportou R$ 70 milhões para completar a integração das frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas florestal e industrial, trazendo uma visão ampla e unificada sobre o tema. Em junho de 2017, a Klabin inaugurou um Centro de Tecnologia, em Telêmaco Borba (PR), que busca antecipar tendências e criar novas tecnologias e aplicações sustentáveis com laboratórios capazes de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, o Centro busca antecipar tendências e criar novas tecnologias e aplicações sustentáveis.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Sobre a Melodea

A Melodea Ltd.é pioneira no desenvolvimento de um processo industrial economicamente viável para extração da celulose nanocristalina, obtida a partir da polpa da madeira e de resíduos da indústria de papel e celulose. A companhia desenvolve ainda tecnologias únicas para aplicação da CNC visando melhorar a resistência e outras propriedades de materiais como bioembalagens, papéis, têxteis, produtos farmacêuticos, cosméticos, tintas e adesivos. Fundada em 2010 por pesquisadores do Departamento de Biotecnologia da Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém, a startup tem desde 2012 participação estratégica do grupo sueco Holmen AB.  www.melodea.eu

Vinicius Ribeiro – (11) 3323-1629 – vinicius.ribeiro@inpresspni.com.br

23/01/2018
Klabin conclui obras na ponte sobre o Rio Tibagi

Melhorias oferecem mais segurança à população

Telêmaco Borba, 23 de janeiro de 2018 – A Klabin acaba de concluir as obras de recuperação e alargamento da ponte sobre o Rio Tibagi, em Telêmaco Borba (PR). Inaugurada em 1951, em pouco menos de um ano a ponte recebeu acostamento em ambos os lados e uma passagem para pedestres, que agora podem cruzar com mais segurança. Acabamentos finais, como adequação de acessos e jardinagem ainda estão sendo executados, mas o trânsito no local está totalmente liberado.

As melhorias na ponte sobre o Rio Tibagi e na PR-160 integram o protocolo firmado entre a Klabin e o Governo do Estado do Paraná, que prevê que os investimentos realizados na rodovia sejam descontados de parte do ICMS a ser pago pela empresa. Esse acordo foi divido em três etapas, a primeira, iniciada janeiro de 2017, foi a construção de uma terceira faixa entre a Portaria 3 da empresa e Harmonia, concluídas em julho do mesmo ano.

​​Fazem parte da segunda fase as melhorias da ponte sobre o rio Tibagi e a terceira faixa entre a ponte e o viaduto de acesso à Telêmaco Borba. Para concluir totalmente esta etapa, a Klabin aguarda que a Sanepar e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) executem obras na rede de esgoto e de recapeamento asfáltico, respectivamente. Por isso, os motoristas devem redobrar a atenção nesse trecho, pois melhorias ainda são realizadas no local e o DER faz intervenção de pare-siga no trânsito de veículos.

A Klabin aguarda o documento de liberação do DER para iniciar a terceira fase. Neste conjunto, estão previstos a construção de uma trincheira de acesso à Portaria 2 e terceiras faixas entre Telêmaco Borba e Imbaú.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo telefone 0800 728 0607 ou pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

17/01/2018
Feira de produtores do Matas Sociais retoma atividades neste sábado em Ortigueira

A feira acontece na Unidade de Vizinhança, na Vila Nova, e oferece ampla variedade de produtos cultivados por agricultores locais

Neste sábado, dia 20, a Feira de Produtos da Agricultura Familiar do Matas Sociais volta a acontecer todos os sábados, das 7h às 13h, na Unidade de Vizinhança Vila Nova, em Ortigueira. Desde o fim do ano passado, produtores locais que participam do programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis da Klabin oferecem à comunidade uma ampla variedade em hortifrúti, queijos, geleias, pães e bolachas. Além desses produtos, quem visita a feira também pode adquirir itens do artesanato local e tomar café com pão na chapa.

Serviço:

Feira de Produtos da Agricultura Familiar do Matas Sociais

- Hortifrúti

- Produtos artesanais

- Artesanato local

-  Café e pão na chapa.

Data: Todos os sábados, das 7h às 13h

Local: Unidade de Vizinhança Vila Nova, próximo da Casa da Criança Padre Lívio Donatti, em Ortigueira.

08/01/2018
Klabin integra o Índice Ambiental do WWF

Do total de 93 empresas mundiais que estão elencadas no índice, seis são da América do Sul e apenas três são brasileiras

São Paulo, 08 de janeiro de 2018 – Pela terceira vez consecutiva a Klabin figura no Índice Ambiental de Empresas de Papel e Celulose – Environmental Paper Company Index 2017 (EPCI) –, realizado a cada dois anos pelo WWF. O EPCI se baseia na divulgação voluntária das empresas de mais de 50 indicadores que medem o desempenho ambiental e suas mudanças ao longo do tempo nas organizações em relação ao Fornecimento Responsável de Fibra, Produção Limpa e relatórios sobre o Sistema de Gerenciamento Ambiental.

A Klabin registrou alto nível de performance ao alcançar 100% de desempenho no Fornecimento Responsável de Fibras, além do aumento de 6% no índice de Fabricação Limpa, quando comparado ao último registro, e manutenção acima de 50% em relatórios de Gestão Ambiental. Todos os indicadores consideraram a operação das atuais 18 unidades industriais da companhia (17 no Brasil e uma na Argentina), visto que na última edição a empresa contava com 14 fábricas. Os resultados e a presença da empresa no Índice reforçam a sustentabilidade como alicerce da gestão dos negócios da Klabin, sendo o elo da criação contínua de valor, que prioriza o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental.

Um dos tópicos do cenário brasileiro que o índice da WWF chama a atenção são as plantações florestais certificadas e corretamente manejadas como principal fator de redução da pressão sobre as florestas naturais, que possibilita promover ações de restauração florestal. Nesse contexto, a Klabin se consolida com forte atuação, por ter seu manejo florestal como referência de produtividade no mundo, também foi a primeira empresa do setor do hemisfério sul a receber certificação internacional que atesta uma gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade, além de ser pioneira no engajamento da certificação florestal para pequenos produtores rurais parceiros.

Ainda segundo os resultados do EPCI, este ano a América do Sul assumiu um papel de liderança, divulgando o desempenho ambiental de mais de 50% do volume total de celulose e papel produzido na região. Ao todo, 93 empresas de todo o mundo participaram, sendo seis na América do Sul e três brasileiras. Nesta edição, os participantes da Ásia, África, Europa, América do Norte e América do Sul divulgaram seu desempenho ambiental nos segmentos de celulose, papel para embalagens, papel gráfico, de imprensa e sanitário (higiene, uso pessoal e profissional).

20/12/2017
Reforma da ponte sobre o rio Tibagi entra na fase final

Obras terão recesso neste final de ano e trânsito estará liberado até o retorno dos trabalhos, em 2 de janeiro

Telêmaco Borba, 20 de dezembro de 2017 - As obras de melhoria que a Klabin está realizando na PR-160 e na ponte sobre o rio Tibagi estão entrando na fase final. Entre os dias 22 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018 as equipes de trabalho farão uma pausa e ambas as pistas ficarão liberadas para o trânsito. A partir do dia 2 de janeiro as obras serão retomadas para o término dos detalhes finais, como limpeza das pistas, finalização da pintura e aplicação de tachões e placas de sinalização. A previsão de conclusão total das melhorias é no final do mês de janeiro de 2018.

Entre os serviços finais está a execução das juntas de dilatação da ponte, que irão garantir a durabilidade do asfalto. Até que as juntas sejam refeitas, poderão ocorrer descolamentos da capa asfáltica, criando pequenos buracos que serão corrigidos assim que os trabalhos forem retomados. Os motoristas devem estar atentos ao transitar no local e respeitar os limites de velocidade.

Neste período, parte da terceira faixa entre a ponte e o viaduto de Telêmaco Borba ficará provisoriamente liberada para o tráfego. Os motoristas devem ter atenção para um degrau existente entre as pistas, que depende de serviços a serem executados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para ser corrigido. Um trecho da terceira faixa ainda não pôde ser concluído devido a necessidade de adequação da rede de esgoto do município, obra de responsabilidade da Sanepar.

As melhorias na PR-160 começaram em janeiro de 2017 com a implantação da terceira faixa no trecho que liga Telêmaco Borba e Harmonia, etapa entregue em julho deste ano. Em seguida tiveram início as obras de terceira faixa entre a ponte e o viaduto de acesso ao município, assim como as de reforço e alargamento da ponte sobre o rio Tibagi. As melhorias integram o protocolo firmado entre a Klabin e o Governo do Estado do Paraná, que prevê que os investimentos realizados na rodovia sejam descontados de parte do ICMS a ser pago pela empresa.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo telefone 0800 728 0607 ou pelo e-mailfaleklabinpr@klabin.com.br.

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 –alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3330-3834 –claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Arlete Oliveira – (11) 3323-1562 –arlete.oliveira@inpresspni.com.br

20/12/2017
Klabin incentiva a leitura em Rio Negro (PR) com o projeto “Crescer Lendo”

A empresa também entregou duas unidades habitacionais para a Secretaria de Assistência Social do município

Paraná, 20 de dezembro de 2017 – A Klabin entregou hoje o projeto Crescer Lendo no município de Rio Negro (PR), programa de responsabilidade social da companhia que aproxima e incentiva o hábito da leitura nas crianças, a imaginação e a criatividade. Este mês a Klabin completou um ano de operação na cidade, que marcou o início da produção de conversão de embalagens de papelão ondulado da empresa no Paraná, e ao longo de 2017 se aproximou das comunidades no entorno da sua unidade industrial e, por meio do Crescer Lendo, entrega dois cantinhos de leitura para as escolas CMEI Silvestre Maess e CMEI Pequeno Cidadão, que beneficiará aproximadamente 267 crianças.

Serão doados 900 livros, 450 para cada escola, que possui autonomia para organizar as publicações e decorar os cantinhos. Os livros são voltados para a primeira infância (crianças de até 6 anos) e recomendados pelo Ministério da Educação, cuja seleção inclui títulos artísticos, de poesias e cultura de outros países, o que demonstra os esforços da empresa e dos envolvidos das escolas para que as crianças ingressem no ensino fundamental mais próximas e familiarizadas com a leitura.

Durante o ano, a Klabin ofereceu capacitação aos diretores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas, além de técnicos da Secretaria de Educação, que contou com orientações e ensinamentos de como cativar a atenção das crianças, por exemplo, dicas que trazem praticidade para os pequenos alcançarem os livros, a importância da criação de um espaço lúdico e um clima diferente que favoreça a concentração e um ambiente acolhedor, entre outras técnicas.

Uma oficina especial para os pais antecedeu a entrega: uma consultora contratada pela empresa reuniu os familiares para ensinar e dar dicas de como contar histórias para as crianças, trazendo novidades como entonação da voz, gesticulação e a importância de ler a historinha antes para favorecer a criação durante o contar da história. Para a Klabin, essa atividade fecha o ciclo de relação que a criança tem com a leitura e essa experiência a acompanhará em todas as etapas da vida.

Unidades habitacionais

Além do Crescer Lendo, a Klabin também realizou a entrega de duas unidades habitacionais para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Negro, cuja ação faz parte de um projeto maior de apoio da Secretaria para as famílias que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas da região. A Klabin é uma das empresas parceiras do município também neste projeto, que visa reforçar a prática da responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua, com base no desenvolvimento local e da educação, previstos em sua Política de Sustentabilidade.

Os eventos de entrega do Crescer Lendo e a inauguração das unidades habitacionais contaram com a participação do prefeito de Rio Negro, Milton Paizani, do vice-prefeito James Karson Valério, do presidente do Rotary Club de Rio Negro, Gustavo Koster, e do gerente Industrial da Klabin, João Pedro Amaral.

Sobre o Crescer Lendo

Desenvolvido em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, o programa Crescer Lendo da Klabin possui cinco anos. A iniciativa contempla a formação de profissionais de toda a rede de ensino infantil, a doação de Cantinhos de Leitura com um acervo de 450 livros cada e uma oficina de contação de histórias destinada aos pais.

Ao todo, o Crescer Lendo passou por 26 municípios de 8 Estados em que a Klabin atua. Mais de 8 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. Também foram capacitados mais de 600 profissionais da rede infantil, tendo sido doados, até o momento, mais de 15 mil livros.

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 –alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3330-3834 –claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Arlete Oliveira – (11) 3323-1562 –arlete.oliveira@inpresspni.com.br

12/12/2017
Klabin inaugura Bloco de Serviços no Hospital Infantil de Lages (SC)

Com o espaço, a instituição irá atender cerca de 6 mil crianças da Serra Catarinense por mês

Santa Catarina, 12 de dezembro de 2017 – O Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages (SC), inaugurou, no final de novembro, o Bloco de Serviços Klabin, construído com o apoio da companhia. O espaço irá contribuir para o atendimento mensal de cerca de 6 mil crianças da Serra Catarinense, meio oeste catarinense e Vale do Itajaí.

A estrutura inclui lavanderia, almoxarifado, vestiários, sala de costura, refeitório, Unidade de Nutrição e Dietética, lactário, Subestação de Energia Elétrica, quartos de plantão médico, além de uma sala de estar para os funcionários. O hospital é referência na região serrana de Santa Catarina e fundamental para os municípios próximos das Unidades Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa da Klabin.

A construção contou com recursos da Klabin, por meio de investimentos sociais e de contrapartida do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como parte do projeto de Responsabilidade Social da companhia, que envolve iniciativas para o desenvolvimento das comunidades do entorno das fábricas.

A inauguração contou com a presença do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do Prefeito de Lages, Antônio Ceron, do representante da Associação de Amigos do Hospital Infantil Seara do Bem, Ulisses Andrade, além de outras autoridades locais e executivos da Klabin.

12/12/2017
Pelo quinto ano consecutivo, Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

São Paulo, 12 dezembro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, única companhia do País a oferecer ao mercado solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, integra pelo quinto ano seguido a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A indicação é resultado da intensa atuação da companhia focada no compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O objetivo do índice é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade ética por meio de boas práticas empresariais das companhias elegíveis para a carteira. Para constar no ISE, as empresas devem se destacar em boas práticas de sustentabilidade, constatadas por meio de questionários e avaliação de evidências documentais que demonstram a qualidade da gestão e controle dos temas tratados.

Entre os indicadores de destaque da Klabin, que resultaram na inclusão da companhia na carteira do ISE, estão a alta Qualidade da Gestão e do Relacionamento e Resolução de Demandas dos Clientes e Consumidores, o Compromisso com Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos e Princípios e Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho, performance na Gestão da Adaptação das Mudanças do Clima, além do Engajamento com Partes Interessadas.

A carteira da 13ª edição estará em vigor entre 2 de janeiro de 2018 e 4 de janeiro de 2019 e reúne 33 ações de 30 empresas. A escolha das participantes é assegurada externamente pela KPMG com metodologia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), além do monitoramento constante feito pelo ISE para manter o padrão do índice. Na edição deste ano, foram convidadas 179 companhias e, pela primeira vez, o portal do ISE disponibilizou os questionários respondidos pelas 30 empresas selecionadas.

Claudia Bogossian – (11) 3323-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Arlete de Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

12/12/2017
Alunos de Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) se formam no Projeto Força Verde Mirim

Programa é promovido pela Klabin, em parceria com a Polícia Militar Ambiental Força Verde, para conscientizar sobre meio ambiente e conservação das riquezas naturais

Paraná, 12 de dezembro 2017 – O contato com a natureza de forma ativa tornou o dia a dia de mais 54 alunos da rede municipal de Telêmaco Borba e Ortigueira mais consciente, a vivência com plantio de mudas de espécies nativas, descobertas de nascentes de água e diferentes conceitos de biologia, tornaram o aprendizado na prática em uma experiência única. A fauna, a flora e a biodiversidade da região foram temas do Programa de Educação Ambiental Força Verde Mirim, promovido pela Klabin em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios. No último dia 1º, a companhia realizou a formatura dos alunos, que receberam certificados de conclusão de curso e um brinde especial como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo do programa.

Além da formatura, os soldados Luiz Gustavo Landmann e Etienne Renaut, tutores do programa, e representantes da Klabin prepararam uma experiência divertida e sustentável para os formandos: no início da semana as crianças percorreram a trilha do Cânion Guartelá, em Tibagi, para celebrar o encerramento do ciclo.

Durante o programa, que teve duração de um semestre, os alunos realizaram atividades quinzenais, com aulas teóricas e práticas que abordaram a importância da participação de todos na preservação ambiental, a biodiversidade na área florestal da Klabin, primeiros socorros, civismo, moral e ética. Participaram do projeto estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais 31 de Março, Maria Emília, Dom Bosco e Péricles Pacheco da Silva, de Telêmaco Borba; e da Escola Municipal Ernesto Soares dos Santos, da Vila Rural de Briolândia, em Ortigueira.

A formatura das turmas foi realizada no pátio da Escola Ernesto Soares dos Santos, na Briolândia, e no Auditório Carmen Yolanda Dalecio, em Telêmaco Borba. A solenidade contou com a presença de representantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, das áreas de Meio Ambiente e Relações com a Comunidade da Klabin e da Secretaria de Educação de Telêmaco Borba, além dos pais, família e amigos dos alunos. Todos se lembrarão desta data com muito orgulho! São mais 54 guardiões da natureza, que se juntam aos 292 que já se formaram desde o início do programa em 2007.

Claudia Bogossian – (11) 3323-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Arlete de Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

11/12/2017
Diretor da Klabin é eleito o “Executivo de Finanças do Ano” pelo IBEF de São Paulo

Eduardo de Toledo recebeu 'Troféu Equilibrista' por sua atuação de destaque em 2017

São Paulo, 11 de dezembro de 2017 – O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Klabin, Eduardo de Toledo, recebeu na noite da última quarta-feira (6) o Prêmio Equilibrista 2017 por sua relevante atuação durante o ano. O reconhecimento “Executivo de Finanças do Ano” é promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF) e reconhece, entre os profissionais associados, aquele com maior destaque no exercício de suas atividades.

A instituição indica executivos de finanças com carreira superior a 10 anos e que ocupem a posição de Chief Financial Officer (CFO) em grandes corporações. O vencedor recebeu o troféu “O Equilibrista”, uma escultura em bronze criada pelo artista plástico Osni Branco, que representa os desafios da carreira e habilidades exigidas dos profissionais da área.

Toledo é formado em Engenharia de Produção e em Economia, participou do International Executive Program do INSEAD e do Entrepreneurship and Competitiveness, da Columbia University. Atuou no Grupo Ultra, como Diretor Estatutário da Ultrapar, e no Grupo MSP, como Conselheiro de Administração da Biopalma e Sertrading. Atualmente, além de diretor na Klabin, é Conselheiro de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Odontoprev, e Conselheiro de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Omega Geração.

Durante o evento, que aconteceu na Casa Charlô, em São Paulo, também foram homenageados Pedro Parente, presidente da Petrobras; Sandra Guerra, sócia-diretora da Better Governance; e Eduardo Gouveia, presidente da Alelo, por suas atuações de destaque em 2017.

Claudia Bogossian – (11) 3330-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Arlete Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

07/12/2017
Klabin marca presença na Expo Ortigueira com um espaço aberto à comunidade

Visitantes poderão degustar alimentos produzidos pelos agricultores fomentados pela companhia e curtir apresentações de músicos locais

Paraná, 7 de dezembro de 2017 – Em comemoração ao 65º aniversário de Ortigueira (PR) e para celebrar a parceria que vem construindo com o município, a Klabin marcará presença na feira Expo Ortigueira 2017, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de dezembro no Centro de Eventos da cidade. O estande da empresa este ano lembrará uma casa com mobiliário rústico completo para receber e confraternizar com os moradores da região, visitantes da feira e produtores rurais apoiados pela empresa.

No espaço, os visitantes poderão conhecer um pouco mais do processo produtivo e dos projetos sociais e ambientais que a Klabin desenvolve no município. Colaboradores da empresa também estarão à disposição para explicar como funciona o programa de Fomento Florestal, que estimula o plantio de pínus e eucalipto em parte das propriedades. Quem marcar presença no local poderá degustar um café acompanhado de alimentos produzidos pelos agricultores familiares integrantes do programa Matas Sociais, que visa o fortalecimento econômico e social das médias propriedades rurais e, ainda, prestigiar apresentações de músicos locais.

“Fazemos parte do município há muito tempo com plantios florestais e, mais recentemente, com uma grande unidade fabril, além de diversos projetos sociais. Desta forma, nada mais natural que comemorarmos junto com o município mais esse aniversário e a nova fase social e econômica que vive a cidade”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

Promovida pela Prefeitura Municipal, a Expo Ortigueira é gratuita e trará uma programação recheada de atividades e atrações, como rodeio profissional, motocross, concurso de beleza, parque de diversões e praça de alimentação. Entre as atrações musicais confirmadas estão Maiara & Maraisa, Leonardo, Luan Santana e Zé Neto & Cristiano.

A Klabin em Ortigueira

No município de Ortigueira, a Klabin mantém o maior investimento de sua história, a Unidade Puma, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo. A fábrica gera cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos, considerando as atividades industriais e florestais, além de contribuir com ações sociais, capacitações e programas que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico regional.

Inaugurada em junho do ano passado, a Unidade Puma foi planejada dentro das melhores práticas globais de sustentabilidade e recebeu um aporte de R$ 8,5 bilhões. É a única do Brasil a produzir, em uma mesma planta, celuloses branqueadas de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser autossuficiente em geração de energia elétrica.

Arlete ​de ​Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

06/12/2017
Klabin inaugura Centro Comunitário em Campina dos Pupos

Paraná, 06 de dezembro de 2017 – No último domingo (3), a Klabin inaugurou o Centro Comunitário São Sebastião, na comunidade rural de Campina dos Pupos, em Ortigueira. A obra social foi construída por solicitação da comunidade dentro do processo de consulta participativa do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma. O espaço conta com um grande salão, cozinha, churrasqueira e banheiros para uso livre das 35 famílias que residem na vizinhança da Unidade Puma. O local poderá ser utilizado para as festas, reuniões da comunidade, encontros da Igreja e casamentos.

“O centro comunitário é um sonho dos moradores que virou realidade. As famílias de Campina dos Pupos participaram de todo o processo de planejamento do espaço e definiram em conjunto conosco o melhor formato do local, de modo a auxiliar nas necessidades que tinham. Por essa razão, a Klabin, como integrante da comunidade, tem muito orgulho de participar desse momento”, destaca Marilu Mazurechen, da área de Relações com a Comunidade da Klabin.

Para marcar a entrega do novo espaço, a empresa preparou uma cerimônia oficial de inauguração para as famílias, que aproveitaram um almoço, shows ao vivo, além de uma missa realizada pelo pároco local. Praticar a responsabilidade social com ênfase nas comunidades onde atua faz parte da Política de Sustentabilidade da Klabin.

05/12/2017
Unidade Puma, da Klabin, recebe o Encontro Anual de Operadores de Caldeiras de Recuperação e de Força

Promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP, o evento promoveu o intercâmbio de informações entre os participantes

Paraná, 5 de dezembro de 2017 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, única companhia do País a oferecer ao mercado solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, recebeu nos dias 29 e 30 de novembro,o 14º Encontro de Operadores de Caldeiras de Recuperação e o 1º Encontro de Operadores de Caldeiras de Força, promovidos pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP. Realizado na Unidade Puma, fábrica de celulose da Klabin inaugurada em Ortigueira (PR) no ano passado, o evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre operadores e divulgar as mais recentes inovações tecnológicas nas áreas de caldeiras de recuperação e de força, que são responsáveis pela queima do licor preto gerado no processo de cozimento da celulosee biomassa de madeira gerada na preparação de cavacos no Pátio de Madeira, respectivamente.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas paralelamente atividades relacionadas aos encontros. Com os operadores de caldeiras de recuperação, foram discutidos assuntos como vazamento e troca de bica de smelt, estudo de caso sobre os benefícios da redução da viscosidade no processamento e combustão do licor preto e melhores práticas na aplicação e controle químico de tratamento de águas nesse tipo de caldeira. Também foram debatidos temas como estratégias de limpeza utilizando lanças de sopragem de alta eficiência, sistemas de tratamento de cinzas da caldeira de recuperação da Unidade Puma, entre outros.

Os operadores de caldeiras de força também participaram de debates e palestras sobre questões inerentes à própria área, como redução de entupimentos no sistema de alimentação de biomassa da caldeira de força, maximização do desempenho das caldeiras, procedimentos de contingência em caso de contaminações de água, aumento da confiabilidade do sistema de água de alimentação para as caldeiras e, além disso, houve ainda uma mesa redonda para discutir os temas abordados durante o dia.

Ainda dentro da programação do evento, que acontece anualmente em empresas do setor de papel e celulose, foi realizada uma confraternização com os participantes, para celebrar o sucesso do encontro e os conhecimentos compartilhados entre os profissionais. No dia 1º de dezembro, no período da manhã, a Klabin disponibilizou aos participantes uma visita à Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), que produz kraftliner e papelcartão para embalagens.

Giovana Savine – (11) 3330-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

01/12/2017
Escola Juventina Betim é a vencedora do Projeto Decolar

Cerca de 360 alunos da escola ganharam festa especial de reconhecimento pelo resultado

Paraná, 1º de dezembro de 2017 -  A Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva é a vencedora deste ano do Projeto Decolar, iniciativa da Klabin que promove orientação aos alunos para que eles multipliquem informações sobre segurança para a população que reside no entorno do aeroporto mantido pela empresa, em Telêmaco Borba. A festa de premiação aconteceu no dia 29, na unidade do Sesi da cidade e contou com diversas atrações como touro mecânico, cama elástica, além de pipoca e algodão doce.

Neste ano, participaram do projeto 847 alunos, com idade entre 7 e 10 anos, matriculados nas cinco escolas municipais localizadas nos bairros vizinhos ao aeroporto. Os estudantes realizaram cerca de 6 mil abordagens com a comunidade, reforçando as medidas de segurança necessárias para não colocar em risco a vida dos moradores, reduzindo também os custos com a manutenção do local. O colégio campeão, Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva, realizou o maior número de abordagens neste ano.

Durante as conversas de conscientização com a comunidade, os estudantes preencheram uma ficha com os dados de cada uma das pessoas que foram abordadas, e que ficaram com parte do material que continham as recomendações de segurança. Entre as principais dicas estão: não entrar na área do aeroporto, nunca andar na pista, a proibição de animais no espaço e o alerta para que crianças não tentem pegar a bola caso caia no local, além de não empinar pipas nas proximidades do aeroporto devido à alta potência da rede elétrica.

Sobre o Decolar

Implantado em 2013, o Projeto Decolar tem como objetivo difundir a cultura de segurança nos bairros localizados próximo ao aeroporto, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba. Desde a primeira edição cerca de 4 mil alunos foram orientados em sala de aula para multiplicar seu conhecimento na comunidade, contabilizando mais de 34 mil abordagens educativas.

30/11/2017
Klabin conclui asfaltamento em área urbana de Imbaú

Obra, em parceria com a prefeitura, também incluiu instalação de lombadas, sinalização e melhorias no sistema de drenagem

Paraná, 30 de novembro de 2017 – A Klabin, em parceria com a Prefeitura de Imbaú, fez nesta quinta-feira, dia 30, a entrega das obras de asfaltamento e revitalização das ruas Francisco Siqueira Kortz e Antônio Vieira da Rosa, no município. Os trabalhos consistiram em pavimentação asfáltica, instalação de lombadas, sinalização e melhorias no sistema de drenagem desse trecho, que é de aproximadamente um quilômetro da PR-160, correspondente à área urbana de Imbaú. A Prefeitura ficou responsável pela readequação das calçadas. As obras contribuirão para desafogar o tráfego no local e ampliar a segurança para pedestres, motoristas e moradores.

O trecho pavimentado abrange a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores de Imbaú, a unidade do Conselho Tutelar e também uma escola municipal, além de diversas residências. A Klabin foi a responsável pela execução da obra e, a partir de agora, o trecho fica sob a gestão da Prefeitura. “Faz parte da política de sustentabilidade da Klabin o investimento em projetos que contribuam para o desenvolvimento local, e esta importante obra de infraestrutura duradoura, em Imbaú, é de enorme benefício para a comunidade, pois torna a cidade mais bonita e segura”, afirma ​José ​Tott​​i​, diretor Florestal da Klabin​.

A cerimônia de inauguração foi realizada às 15h, em frente à Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira, do vice-prefeito Jocelino Couto Ribeiro, do diretor Florestal da Klabin, José Totti, além de representantes da comunidade e executivos da Klabin.

Data: 30 de novembro

Horário: 15h

Local: Em frente à Prefeitura Municipal de Imbaú – Av. Francisco Siqueira Kortz, 471

Giovana Savine – (11) 3330-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br