Releases

24/01/2017
Educação ambiental da Klabin em SC atinge mais de 12 mil participantes

Santa Catarina, 24 de janeiro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, destaca os bons resultados do seu programa de educação ambiental em Santa Catarina, que em 2017 completa dez anos de existência, alcançando 12 mil participantes dos 40 municípios de atuação da empresa.

O Programa Monitorado de Visitas à Trilha Araucária e ao Centro Ambiental Caiubi faz parte do projeto de educação ambiental que a Klabin desenvolve no município de Correia Pinto (SC). Contínuo e permanente, o programa traz diversas informações sobre as riquezas da fauna e flora regional, formação florestal, características e composição para a população interessada, estudantes e professores da região. As palestras são formatadas de acordo com a faixa etária, com linguagem apropriada, e a programação inclui vídeos dos animais silvestres que vivem nas florestas da companhia e imagens.

Além de estreitar as relações com as comunidades do entorno, a Klabin enxergou no programa mais uma alternativa que contribui para a conservação da Floresta de Araucárias, ambiente ameaçado localizado no Planalto Serrano, que é conservado pela empresa. A interação direta dos visitantes gera conhecimento e amplo interesse sobre a necessidade de conservação e as ações de sustentabilidade que são empregadas pela Klabin em suas áreas, isso serve de exemplo para toda a região e as informações são disseminadas pelos próprios alunos e professores.

Na Trilha Araucária os visitantes encontram rica biodiversidade, constituída de espécies nativas como a Araucária AngustifoliaPodocarpus Lambertii, diversos gêneros de MirtaceasLauraceas e a fauna que habita o local e são fortes instrumentos para a prática da educação ambiental. O trajeto é dentro de um remanescente conservado da floresta, que inclui nascentes e mata ciliar nas proximidades dos rios Tributos e Canoas. O Centro Ambiental Caiubi está completando dois anos e possui auditório para as palestras que antecedem as visitas à Trilha, bem como, infraestrutura completa para receber os participantes.

Na trajetória do Projeto, cerca de oito mil ouvintes participaram de palestras, incluindo as externas que são solicitadas, e quatro mil visitas à Trilha, com participação de mais de 70 escolas e instituições das regiões de atuação da Klabin, como Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Planalto de Canoinhas. Além de material didático, a companhia também distribui um jogo da memória personalizado com imagens e descrição das espécies da fauna que vive na Floresta de Araucárias. No período, foram mais de dez mil jogos distribuídos.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

11/01/2017
Klabin vai hospedar soldados do novo Batalhão de Polícia de Telêmaco Borba

Empresa foi homenageada na formatura do 4º Comando Regional da Polícia Militar em Ponta Grossa

Ponta Grossa (PR), 11 de janeiro de 2017 – A Klabin vai hospedar 50 integrantes (46 soldados e quatro aspirantes) do recém-criado 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba. Eles ficarão em um dos residenciais que abrigou trabalhadores do Projeto Puma, no bairro São Francisco, em Telêmaco Borba. O local, que tem infraestrutura completa de esporte, lazer e alimentação, já havia sido cedido pela empresa para abrigar 90 policiais que participaram do curso de formação de soldados da Polícia Militar, cuja formatura ocorreu nesta quarta-feira, em Ponta Grossa.

No evento, que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, a Klabin foi homenageada pela contribuição prestada à Polícia Militar do Estado. "A Klabin, historicamente, sempre foi uma parceira do Estado nas questões relacionadas à segurança pública e, agora, possibilitamos a realização da escola de policiais em Telêmaco Borba e a hospedagem para que os novos policiais que não são da cidade permaneçam na região, aumentando o efetivo nas ruas, que é a grande necessidade que temos", destaca Sadi Carlos de Oliveira, diretor Industrial de Celulose da Klabin.

A solenidade também contou com a presença de executivos da companhia, do secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, além deputados e prefeitos da região.

Criado em 3 de março de 2016, com sede em Telêmaco Borba, o 26º Batalhão de Telêmaco Borba é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública nos municípios de Tibagi, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Cândido de Abreu. Além do 26º Batalhão, a formatura contemplou um total de 254 soldados militares, sendo 33 bombeiros militares, de escolas de formação das seguintes unidades: 16º Batalhão de Guarapuava, 27º Batalhão de União da Vitória, 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa e 5º Sub Grupamento Independente de Guarapuava.

05/01/2017
Klabin inicia obras de melhoria na PR-160 em Telêmaco Borba (PR)

Motoristas devem redobrar a atenção no trecho durante o período de obras

Paraná, 5 de janeiro de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, inicia neste mês as obras de implantação da terceira faixa da rodovia PR-160 e alargamento das duas pistas da ponte sobre o Rio Tibagi, em Telêmaco Borba (PR). As obras visam beneficiar toda a população da região, impactando, principalmente, na fluência e segurança do trânsito no local e na travessia dos pedestres.

As melhorias serão executadas pelas empresas contratadas Tucumann e CSC Engenharia, por meio de projetos aprovados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), que também fará a supervisão da execução dos serviços. As obras integram o protocolo firmado entre a Klabin e o governo do Estado do Paraná, que prevê que o investimento realizado nestas obras seja descontado de parte do ICMS a ser pago pela empresa.

Implantação de terceira faixa

O projeto prevê a implantação da terceira faixa em duas fases: a primeira, com previsão de conclusão no mês de junho, contemplará o trecho da rodovia que liga a Portaria 2 da fábrica da Klabin até a Portaria 3; na segunda etapa, que vai até dezembro, serão realizadas as obras entre a ponte do rio Tibagi e o viaduto de Telêmaco Borba. Serão realizados também trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação e melhorias ambientais nos trechos.

Alargamento e reforço da ponte sobre o rio Tibagi

A ponte sobre o rio Tibagi será reforçada para receber acostamento em ambas as pistas e uma passagem para pedestres, para dar mais segurança à população. Os trabalhos de melhoria na ponte serão realizados junto com as obras da terceira faixa, já a partir deste mês de janeiro.

Segurança

Durante o período de obras, com previsão de duração de 12 meses, o tráfego no local será realizado em meia pista na maior parte do tempo, em sistema de pare e siga. Por conta da presença de trabalhadores e máquinas na rodovia, a Klabin solicita à população que redobre a atenção ao passar pelo local, respeitando sempre a sinalização e os limites de velocidade. As empresas contratadas para a execução das obras farão toda a sinalização necessária para garantir a segurança no local.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo telefone 0800 728 0607 ou pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br.

27/12/2016
Klabin é eleita a empresa mais admirada no Brasil na categoria Papel e Celulose

Este é o quinto ano consecutivo em que a companhia é destaque do setor no estudo realizado pela empresa de pesquisa e mercado, Officina Sophia

São Paulo, 27 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder nos segmentos de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, foi eleita pelo quinto ano consecutivo a empresa destaque na categoria Papel e Celulose no ranking ‘As Empresas Mais Admiradas no Brasil’, de acordo com estudo realizado pela Officina Sophia, instituto de pesquisa de mercado especializado em estratégia de negócios, que pertence a holding HSR.

O levantamento, desenvolvido há 18 anos, é feito por meio de entrevistas com mais de 1.100 executivos que avaliam e pontuam as companhias dos diversos setores que mais se destacaram durante o ano. Para isso, são analisados critérios como responsabilidade com o Meio Ambiente e com a Comunidade, Qualidade de Gestão, Inovação, Ética, Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Este ano, 11 macrossetores e 48 setores foram analisados.

21/12/2016
Klabin é reconhecida como “Leadership” pelo Carbon Disclosure Project

A empresa participou em três programas da plataforma: Mudanças Climáticas, Água e Floresta

São Paulo, 21 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, obteve classificação nível Leadership pelo Carbon Disclosure Project (CDP) nos seus resultados anuais para Mudanças Climáticas e Floresta, ao alcançar pontuação “A-”, que caracteriza as melhores práticas na plataforma e indica que a companhia implementou uma série de ações para gerenciar mudanças climáticas nas operações próprias e de terceiros. O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.

No programa Água, a companhia atingiu classificação nível “Management”, com pontuação “B”. O progresso de cada empresa é categorizado da seguinte forma: divulgação dos dados (D- e D), conscientização (C- e C), gestão (B- e B) e liderança (A e A-). Os resultados da Klabin figuram em nível acima da média da indústria e o relatório do CDP destacou que a empresa está medindo seus impactos para tentar reduzi-los, estabelecendo metas e implementando política e estrutura estratégicas para tomar as medidas satisfatórias. Entre as iniciativas, a companhia acompanha e monitora toda sua captação de recursos hídricos visando minimizar impacto e melhorar a performance de tratamento de seus efluentes, além disso, mantém compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU diretamente ligados à água.

Em Mudanças Climáticas, o CDP fez apontamentos específicos sobre os resultados da Klabin, classificados como excelentes. A pontuação atingida pela companhia a posiciona dois níveis acima da média do setor e da média brasileira. O nível Leadership garante a existência de atividades significativas ligadas a metas para redução de emissões e dados de emissões verificados.  Nesse sentido, a Klabin possui um Comitê do Clima, que discute, planeja e executa ações relacionadas à antecipação de eventos climáticos e mantém agenda estratégica para emissões atmosféricas de baixo impacto, recebeu o selo ouro do GHG Protocol – programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas -, e conta com padrões de emissões atmosféricas focados em produção energética limpa.

No programa Floresta, a Klabin conquistou avanços nas ações que asseguram uma cadeia de valor livre de desmatamento e suas práticas foram consideradas as melhores no gerenciamento de riscos do mesmo. A companhia, que tem o seu manejo florestal como referência de produtividade no mundo, foi a primeira empresa do setor do hemisfério sul a receber certificação internacional que atesta uma gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade, além de ser pioneira no engajamento da certificação florestal para pequenos produtores rurais parceiros.

Desde 2006, a Klabin participa da iniciativa mundial do Carbon Disclosure Project, que facilita o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas. Nessa trajetória, em 2015, a companhia foi reconhecida como a Melhor Prática de Gestão do Capital Natural pelo CDP. Em 2014, foi escolhida como uma das companhias que mais incentivaram as boas práticas de manejo florestal, abordando o controle de seus impactos e ações a partir do engajamento de seus fornecedores, certificação e rastreabilidade de sua madeira como forma de garantir uma cadeia de valor livre de desmatamento.

O CDP fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental de empresas, cidades, Estados e regiões, medindo e gerenciando seus impactos ambientais. Com uma rede de investidores e compradores, as empresas e decisores políticos baseiam-se nos dados e considerações do CDP para tomar melhores decisões, gerir riscos e capitalizar oportunidades.

20/12/2016
Klabin entrega obras sociais nos bairros Emboguaçu e Vila do Povo

Nova creche, quadra poliesportiva e reforma de escola municipal beneficiarão a comunidade local em Paranaguá (PR)

Paranaguá (PR), 20 de dezembro de 2016 – Após inaugurar um armazém de estocagem de celulose na cidade, este ano, a Klabin entrega obras sociais que beneficiarão as comunidades dos bairros Emboguaçu e Vila do Povo: uma creche (Centro Municipal de Educação Infantil), uma moderna quadra poliesportiva e a reforma da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias. A solenidade de inauguração acontece na nova quadra poliesportiva, às 11 horas de hoje (20/12), e contará com a presença de executivos da companhia, do prefeito Edison Kersten, de secretários municipais e da população local.

Essas obras sociais são de extrema importância para os moradores dos bairros Emboguaçu e Vila do Povo e foram sugeridas pela população durante audiência pública realizada ano passado para licenciamento do armazém da empresa. “Faz parte da política de sustentabilidade da Klabin realizar investimentos sociais em comunidades onde a companhia atua. Estamos muito satisfeitos nesta entrega aqui em Paranaguá, onde estamos gerando empregos, renda e também contribuindo para o bem-estar social das comunidades vizinhas”, destaca Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

O armazém da Klabin conta com metade dos colaboradores contratados dos bairros vizinhos. A gerente de Logística Internacional da companhia, Ana Paula Trilho, acrescenta que “a atuação da Klabin reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e social da região, com especial atenção à comunidade de moradores do entorno de nossa operação."

O evento de inauguração desses projetos contará com visita aos locais entregues, entretenimento e recreação para as crianças Do Lar das Meninas e da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias, com pipoca, doces, salgados, pula-pula e chegada do Papai Noel, entre outras atividades.

Principais obras entregues

A creche instalada pela Klabin tem 350m² de área construída, com vestiários masculino/feminino adulto e infantil, desenhada para atender pessoas com necessidades Especiais (PNEs), berçário, maternal, lactário (área para amamentação), pátio interno multiuso, playground, jardim, banheiros e demais cômodos.

Já a reforma da Escola Municipal Berta Rodrigues Elias, que conta com 1.100 m² de área construída, contemplou a revitalização de espaços de nove salas de aulas, prédio da diretoria e cozinha (instalações de fogão industrial, exaustores e depurador de ar), novo playground e pátio interno de recreação coberto, para melhor aproveitamento dos estudantes em dias de chuva. Entre os principais serviços realizados, estão a reforma geral dos banheiros masculino e feminino, com troca dos aparelhos sanitários e metais, colocação de água potável, troca de azulejos de paredes e dos pisos, novas instalações elétricas em geral, além de pinturas internas e externas e reforma do muro de divisa com aumento de sua altura, proporcionando maior segurança para todos.

A Escola Municipal Berta Rodrigues Elias e a creche têm capacidade para atender cerca de 400 crianças/estudantes.

A quadra poliesportiva coberta com 980,40 m², foi projetada com moderna infraestrutura, iluminação e arquibancada, construída para atender a toda a população local com a realização de atividades esportivas como futebol, basquete e vôlei. O espaço conta com vestiários masculino e feminino e depósito, adaptados para pessoas com deficiência.

A companhia também faz a entrega para a Prefeitura do novo Lar das Meninas, de 250 m², com obras em estágio final de conclusão. Esse importante projeto é resultado de um acordo definido entre Klabin, Ministério Público, Judiciário e Prefeitura Municipal, que cedeu terreno para a construção do imóvel. O novo Lar das Meninas contempla a construção de vestiário e banheiros masculino/feminino, com acessibilidade para pessoas com deficiência, dormitórios, berçário, sala estudo, salas de jantar, estar e de TV, cozinha e demais cômodos.

Unidade Logística de Celulose em Paranaguá

A Klabin está presente na cidade com sua nova Unidade Logística de Celulose. Instalada no Km 5, da BR 277, a mão de obra do armazém conta com 50% de colaboradores residentes nos bairros de Emboguaçu e Vila do Povo bem como tem em seu quadro de funcionários 10% de mulheres, que atuam como operadoras de empilhadeiras. Parte do planejamento da nova fábrica de celulose da companhia, a Unidade Puma, localizada em Ortigueira (PR), o armazém permite o escoamento de celulose para exportação, via Porto de Paranaguá, reforçando a operação logística de papel já existente e garantindo agilidade e competitividade para a empresa.

15/12/2016
Klabin participa da formação de mais de mil alunos do PROERD

Santa Catarina, 15 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil,  líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, patrocina e apoia integralmente o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A companhia participou, nos dias 5 e 7 deste mês, de duas formaturas de alunos do projeto, em Lages e Otacílio Costa (SC), que juntas contemplaram 1.479 crianças entre nove e dez anos de idade, do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares.

Desde a integração da Klabin ao programa, em outubro deste ano, outras cinco cidades em Santa Catarina foram incluídas: Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta. Hoje, a iniciativa conta com a colaboração das unidades da Klabin em Correia Pinto, Otacílio Costa, Lages e Florestal.

Para a companhia, a ação possui grande importância social e é uma satisfação poder contribuir com a causa, que tem propósitos sérios e de grande relevância e retorno para toda a sociedade, uma vez que alerta e prepara crianças, adolescentes e adultos para os desafios relacionados à resistência das drogas e da violência.

O PROERD, que já acontece há 18 anos em Santa Catarina, tem como objetivo alertar e conscientizar estudantes de até dez anos para a prevenção contra o uso de drogas e, desde sua implantação no Estado, cerca de 1.200.000 pessoas foram orientadas pelo programa.

09/12/2016
Klabin participa da formação da 12ª turma de Protetores Ambientais em Lages

Santa Catarina, 9 de dezembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, em parceria com a Polícia Ambiental, realizou na última terça-feira, 6, a formatura da 12ª turma de Protetores Ambientais. Essa foi a quinta edição ocorrida no município de Lages (SC) e contemplou 28 adolescentes.

Nesta edição, que aconteceu no Auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina, os alunos se destacaram pelo espírito de coletividade e receberam um bóton como reconhecimento e, além disso, entregaram uma placa ao instrutor Soldado Ilton Agostini, em homenagem aos ensinamentos transmitidos durante o curso, que teve carga horária de 180 horas. Os professores e monitores que contribuíram com a formação do grupo também foram premiados com certificados e a Klabin, por fim, foi agraciada com um troféu na categoria Apoiador, pelo patrocínio ao projeto.

“Os resultados desta iniciativa são sementes que serão colhidas ao longo dos anos. Os jovens que participam e já participaram, com certeza, finalizam o curso com outra forma de ver e agir, pensando de forma mais sustentável. A partir deste momento, passam a ser agentes responsáveis pela disseminação de conceitos e ações ambientais nas comunidades onde atuam”, comemora o gerente de fábrica da Unidade Otacílio Costa da Klabin, Edson Maestri.

O programa Protetores Ambientais foi criado com o objetivo de aprimorar a consciência ambiental, por meio da formação de multiplicadores nas comunidades. Com o início em 2005, no município de Otacílio Costa (SC), já passou também pelas cidades de Correia Pinto, Lages, Palmeira e Ponte Alta, e ao todo, formou mais de 300 pessoas.

08/12/2016
Klabin inaugura Praça Central de Imbaú e entrega melhorias do Plano de Resíduos Sólidos da cidade

Benefícios fazem parte do Plano de Ação Socioambiental da Unidade Puma, desenvolvido com a participação da comunidade

Paraná, 8 de dezembro de 2016 - No dia em que completou 20 anos, Imbaú recebeu um presente especial: uma nova praça com espaço para lazer, academia ao ar livre, pista de skate, parque infantil e iluminação. No local, ainda existe uma área coberta para exposição, que pode ser usada, por exemplo, para feiras livres e de artesanato. Localizada na BR-376, esquina com a Rua Francisco Siqueira, ao lado da Câmara de Vereadores, a área era anteriormente usada como pátio de obras e agora se torna a primeira praça do município.

A obra, que foi inaugurada nesta quinta-feira pela manhã, faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma, da Klabin, e foi escolhida por meio de um amplo processo participativo envolvendo a comunidade. A partir de agora, as instalações serão geridas pela Prefeitura de Imbaú.

"Temos muita satisfação em ver concluída uma área de lazer que contempla exatamente as necessidades apontadas pela população de Imbaú", disse o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Central de Resíduos Sólidos

Outro benefício social para Imbaú concluído pela Klabin está relacionado à reciclagem de resíduos sólidos do município, que pertence ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos. O Plano é realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi e contempla a adequação das sete cidades do consórcio à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

O pavilhão, com cerca de 250 m², que é usado para destinação de materiais recicláveis, recebeu melhorias nas instalações elétricas e foi equipado com esteira, paleteira e prensa. Em abril deste ano, o município já havia recebido um caminhão para a coleta seletiva, na mesma ocasião de entrega dos caminhões dos municípios de Ortigueira e Tamarana. O próximo passo será planejar ações para viabilizar a separação e coleta seletiva doméstica, educação ambiental, e o projeto e licenciamento de aterro sanitário.

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo, envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, agricultura familiar, entre outros.

06/12/2016
Klabin realiza a tradicional Cantata Natalina nos dias 8 e 9 de dezembro

O evento terá apresentações gratuitas do grupo Meninas Cantoras no Hotel Ikapê

Telêmaco Borba, 6 de dezembro de 2016 – A Klabin promove nos dias 8 e 9 de dezembro a Cantata Natalina 2016. A apresentação das Meninas Cantoras da Klabin, com entrada gratuita, acontecerá no Hotel Ikapê a partir das 20h30. Neste ano, o tema da cantata será a tradicional canção ‘Noite Feliz’, despertando no público os sentimentos e reflexões sobre essa data. Além dela, outras músicas serão recordadas na ocasião, como ‘Vem que Está Chegando o Natal’, ‘Quero Ver’, ‘Jingle Bell Rock’ e um medley natalino, compilado de quatro canções: ‘Sinos de Belém’, ‘Oh, Pinheirinho’, ‘Meu Pinheirinho’ e ‘Já Chegou o Natal’.

Meninas Cantoras da Klabin é um grupo formado por garotas com idade a partir de 7 anos, filhas de colaboradores da Unidade Monte Alegre (PR) e de moradores da comunidade local. O projeto, realizado desde 2004, promove a prática do canto coral, proporcionando noções de teoria musical, ritmo e técnica vocal, além do desenvolvimento do trabalho em equipe.

Serviço - Cantata Natalina 2016

Data: 8 e 9 de dezembro

Horário: 20h30

Local: Hotel Ikapê - Fazenda Monte Alegre - Harmonia - Telêmaco Borba (PR)

29/11/2016
Klabin é eleita “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de Sustentabilidade

São Paulo, 29 de novembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens e papelão ondulado e sacos industriais, foi eleita a “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de​ Sustentabilidade 2016. A companhia também figura como a mais sustentável do setor de papel e celulose, ao alcançar notas acima da média em indicadores-chave avaliados, como mudanças climáticas, relação com a comunidade, direitos humanos, gestão de fornecedores e outros.

A Unidade Puma, nova fábrica de celulose da Klabin, é o grande destaque da edição, pel​os esforços da companhia em ​torná-la​ uma fábrica exemplar desde a​ sua​ idealização. Segundo a publicação, é inegável que a Unidade Puma – maior investimento dos 117 anos de história da Klabin –, sob a óptica ambiental, traz avanços únicos para a indústria de papel e celulose no país. Entre os ​elementos sustentáveis reconhecidos, se sobressaem o planejamento da Unidade baseado na economia circular, a questão energética - cuja capacidade da fábrica é gerar 270 MW de energia renovável -, e a economia de água.

O pioneirismo da Klabin na seara da sustentabilidade também foi ressaltado na avaliação. A companhia, que adotou ainda nos anos 60 o plantio em formato de mosaico, que favorece a diversidade da fauna e da flora nas florestas, foi precursora nas Américas na conquista de certificação internacional que atesta suas práticas sustentáveis de manejo florestal. A reportagem do Guia EXAME também destaca que nenhuma empresa do setor de papel e celulose tem uma área tão extensa e privilegiada em termos climáticos quanto a Klabin, que no Paraná registra a maior produtividade florestal do Brasil.

Nesta edição, o Guia contou com a participação de 190 empresas, das quais 69 foram eleitas as mais sustentáveis em 19 setores da economia. Também foram nomeadas empresas-destaque em dez categorias especiais, além da Empresa Sustentável do Ano.

O Guia EXAME nasceu em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país. Desde 2007, a metodologia usada pela EXAME para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é referência no tema no país.

Vera Aranha – (11)– 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

25/11/2016
Klabin integra o Índice de Sustentabilidade da BM&FBovespa pelo quarto ano consecutivo

São Paulo, 25 de novembro de 2016 –
 A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens e papelão ondulado e sacos industriais, integra pelo quarto ano consecutivo o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade ética por meio de boas práticas empresariais das empresas elegíveis para o índice.

A Klabin possui intensa atuação em todas as áreas em que se baseiam os critérios de seleção do ISE. Por meio da criação de planos de ação anuais que buscam avanços significativos no período, a companhia mantém uma melhoria contínua nas dimensões avaliadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental e socioambiental, mudanças climáticas, eficiência econômica e governança, entre outras condições estabelecidas.

A nova carteira estará em vigor entre 2 de janeiro de 2017 a 5 de janeiro de 2018. A novidade dessa edição é que as empresas integrantes divulgarão as respostas do questionário do ISE. Esse novo pré-requisito contribui ainda mais com a transparência do processo junto aos investidores e à sociedade em geral.

As empresas participantes são selecionadas com base em critérios estabelecidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Para constar no índice, as companhias devem se destacar em boas práticas de sustentabilidade, o que é constatado por meio de respostas aos questionários e da avaliação de evidências documentais que devem comprovar a qualidade da gestão e controle dos temas tratados.

18/11/2016
Klabin reúne 600 motoristas no Programa Caminho Certo

Klabin reúne 600 motoristas no Programa Caminho Certo

Paraná, 18 de novembro de 2016 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens e papelão ondulado e sacos industriais, promoveu entre os dias 7 e 11 de novembro mais um encontro com motoristas próprios e terceiros no Paraná. O evento é uma das iniciativas do Programa Caminho Certo, que tem o objetivo de aumentar a conscientização no trânsito e o comportamento defensivo dos participantes.

A iniciativa reuniu 600 motoristas, número superior comparado à última edição, que atendem a área florestal das Unidades Monte Alegre e Puma, em Telêmaco Borba e Ortigueira (PR), respectivamente. Para essa edição, a Klabin trouxe uma peça de teatro, que apresentou situações cotidianas do trabalho dos motoristas, uma forma diferenciada e lúdica de conscientizar sobre o comportamento no trânsito. As palestras foram ministradas em horários alternados para facilitar a participação dos profissionais e a área de Medicina do Trabalho da Klabin atuou mais uma vez na realização de exames preventivos de saúde.

Implementado na Klabin há três anos, o Programa Caminho Certo promove campanhas de engajamento e conscientização, palestras educacionais para diferentes públicos, além de encontros trimestrais, que ocorrem no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

12/11/2016
Klabin realiza Feira de Saúde e Passeio Ciclístico em São Leopoldo

Klabin realiza Feira de Saúde e Passeio Ciclístico em São Leopoldo

São Leopoldo, 12 de novembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, promove neste sábado, 12, a primeira edição da Feira de Saúde e Passeio Ciclístico no município de São Leopoldo (RS). Na ocasião, além de exame para aferição de pressão arterial, os participantes poderão se consultar com nutricionistas e fonoaudiólogos.

Durante a feira, será realizado o sorteio de duas bicicletas, doação de cães e brinquedos e sessões de massagem. O público também poderá contar com os serviços de cabeleireiros, barbeiros, maquiadores e aulas de zumba. A partir das 10h30 será organizado um passeio ciclístico na região, que durará cerca de 30 minutos, com trajeto definido no momento da atividade.

O evento, realizado com o apoio do SENAC-RS, SESI e empresas parceiras da região, é gratuito e ocorrerá das 9h às 12h, na Portaria 2, da Unidade da Klabin em São Leopoldo.

Serviço:

Data: 12/11/2016

Local: Portaria 2 - Unidade São Leopoldo (RS) - Av. São Borja, 2.900 - Bairro Industrial

Horário: 9h às 12h

25/10/2016
Klabin participa do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Klabin participa do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

São Paulo, 25 de outubro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, participa do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A companhia, que conta com estande no centro de exposições do evento e palestrantes em diversas sessões do Congresso, também será homenageada na abertura do evento por ser uma das empresas centenárias fundadoras da ABTCP, além de se manter entre os principais players de um dos setores com melhor desempenho da economia brasileira.

No dia 26, às 18h30, o diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, é o convidado do painel especial “Lideranças em Destaque”, no Pavilhão Azul, espaço térreo do local de exposição. Na data, também será realizado o jantar para entrega do “Prêmio Destaques do Setor” 2016, no qual a Klabin é vencedora em três categorias: Responsabilidade Social – com o case “15 anos do Projeto Caiubi”; Sustentabilidade – com os programas socioambientais na Unidade Puma; e Fabricante de Papel para Embalagem – com as embalagens para alimentos de animais domésticos.

Confira a agenda completa de palestras da Klabin no Congresso ABTCP 2016:

Terça-feira, 25

Tema: Novas Tecnologias – Agregando valor a partir da celulose (Silvana Meister Sommer)

14h | sala Horto Florestal

Tema: Setor industrial – Produto, demanda, crescimento e mercado atual (Francisco Razzolini)

15h50 | sala Cantareira 1

Tema: Gestão, redução de custos (Arthur Canhisares)

16h10 | salas Cantareira 2 e 3

Quarta-feira, 26

Tema: Celulose | Caracterização química da madeira de Eucalyptus Benthamii por meio de espectroscopia (Regiane Abjaud Estopa)

9h | sala Cantareira 3

Mesa-redonda sobre Indústria 4.0 | Desafios da manutenção e automação (Arnaldo Jasinski)