Releases

25/04/2017
Klabin se destaca em ranking de qualidade de vida da plataforma Love Mondays

Paraná, 25 de abril de 2017 – A Klabin está entre as dez empresas com mais qualidade de vida no Paraná, de acordo com levantamento realizado pela plataforma Love Mondays, maior comunidade de carreiras do Brasil em que funcionários avaliam anonimamente as empresas onde trabalham. A pesquisa foi feita com base em mais de 9 mil avaliações de colaboradores de diversas empresas, nos últimos 12 meses. Para o ranking, foram consideradas apenas as companhias que têm 50 ou mais avaliações, levando em consideração a opinião de pelo menos um funcionário instalado no Paraná. De acordo com a plataforma, qualidade de vida pode significar equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bom ambiente de trabalho e tempo para a família.

É da natureza da Klabin cuidar dos seus colaboradores. A empresa investe no desenvolvimento das pessoas, com foco nas competências de seus negócios e na promoção do bem-estar e da segurança. A companhia também desenvolve ações socioambientais, que visam oferecer não apenas aos seus colaboradores, mas à comunidade no entorno de suas operações opções de lazer, engajamento e cultura. Somente no Paraná, a Klabin gera cerca de 9 mil postos de trabalho (considerando diretos e indiretos).

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

19/04/2017
Klabin completa 118 anos

São Paulo, 19 de abril de 2017 – Com a vitalidade de uma companhia que se reinventa a cada dia, a Klabin chega hoje aos 118 anos consolidada como a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única empresa do País a produzir em uma mesma unidade industrial celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff. Com 17 fábricas no Brasil e uma na Argentina, a empresa, que conta com mais de 18 mil colaboradores (diretos e indiretos), é referência em práticas de sustentabilidade.

Neste aniversário, a Klabin reforça que é da sua natureza cuidar de suas florestas, de suas pessoas e das comunidades no entorno de suas operações. Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico (sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas), a companhia foi a primeira empresa do setor de papel e celulose do Hemisfério Sul a ser certificada por organização internacional pela gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade. A Klabin preserva mais de 40% de sua área florestal total e mantém duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), no Paraná e em Santa Catarina, destinadas exclusivamente a estudos científicos, proteção ambiental e hídrica.

Com capacidade de produção de 2 milhões de toneladas de papel e 1,5 milhão de tonelada de celulose, a companhia se beneficia da competitividade, qualidade e flexibilidade de sua linha de produtos, com um mix sem paralelos na indústria brasileira. No ano passado, a Klabin inaugurou o maior investimento da sua história, a Unidade Puma, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo. Planejada dentro das melhores práticas globais de sustentabilidade, a unidade permitiu que a companhia se tornasse autossuficiente na geração de energia elétrica, produzida a partir de fontes renováveis.

18/04/2017
Anfíbio raro em risco de extinção é identificado em unidade de conservação da Klabin

A perereca-de-vidro, que mede entre 19 a 25 mm, é típica da Mata Atlântica Sul do País e pertence à família Centrolenidae

Santa Catarina, 18 de abril de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, registrou pela primeira vez em sua Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Complexo Serra da Farofa, unidade de conservação e preservação ambiental mantida pela empresa, em Santa Catarina, a delicada perereca-de-vidro, anfíbio raro e ameaçado de extinção.

A espécie Vitreorana uranoscopa, que mede entre 19 a 25 mm, é típica da Mata Atlântica Sul do País e pertence à família Centrolenidae. Sua população é pequena e habita fragmentos preservados de mata ciliar e, em épocas reprodutivas, realiza a desova nas folhas que pendem sobre as águas dos riachos. As principais particularidades dessa espécie são o corpo translúcido e sua vocalização, que se assemelha a uma colher que bate em um copo de cristal, som que permitiu que a perereca fosse encontrada.

A identificação do anfíbio foi possível devido às atividades de monitoramento da fauna realizadas pela Klabin, registro que confirma a importância de se manter um ambiente intocado que demonstre condições ideais para manutenção da biodiversidade. Além da perereca-de-vidro, foram diagnosticadas nesta RPPN outras 79 espécies, entre anfíbios, répteis, aves e mamíferos, das quais seis encontram-se nas listas vermelha de espécies ameaçadas de extinção e utilizam esta unidade de conservação como abrigo.

A Klabin mantém programas de monitoramento ambiental da fauna silvestre há 14 anos em Santa Catarina e, durante este período, já identificou mais de 350 espécies da fauna regional nos mais de 11 mil hectares monitorados pela companhia.

17/04/2017
Parada Geral da Unidade Monte Alegre começa na próxima semana

Paraná, 17 de abril de 2017 – Na próxima segunda-feira, 24 de abril, oficialmente terá início a Parada Geral (PG) da Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba (PR). Com previsão de duração de dez dias, a PG consiste na interrupção das atividades da fábrica para inspeção e manutenção de todos os equipamentos, a fim de garantir a segurança das operações.

Por conta dos processos de parada das plantas e retomada da produção, variações de odores e ruídos provenientes da fábrica poderão ser percebidas pela comunidade no período em que durarem as manutenções. No entanto, é importante ressaltar que essas alterações não causam danos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Nos próximos dias, também haverá maior circulação de ônibus e caminhões nas estradas da região, em especial na PR-160, que passa por obras de melhoria e dá acesso à fábrica. Por esse motivo, é importante que os motoristas redobrem a atenção ao circularem pelo local e que respeitem a sinalização indicada no trecho em obras, que está com trânsito em meia pista no horário comercial.

Para esclarecer dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br<mailto:faleklabinpr@klabin.com.br> ou pelo telefone 0800 728 0607.

Saiba mais

A Parada Geral é um procedimento anual previsto por lei que consiste na interrupção da produção para manutenção dos equipamentos, com o objetivo de garantir a segurança dos colaboradores e a continuidade operacional das fábricas. Na Klabin, as etapas dos trabalhos são definidas com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, com foco em segurança, planejamento, integração e qualidade nos processos produtivos.

10/04/2017
Klabin inaugura Centro de Convivência em Ortigueira

O espaço funcionará em horários diferentes aos do período escolar, com estrutura para oficinas e cursos profissionalizantes

Paraná, 10 de abril de 2017 – A Klabin inaugurou hoje mais um projeto social para o município de Ortigueira (PR), o Centro Municipal de Convivência, Formação Social e Dignidade Humana, no Jardim Kovaleski, localizado ao redor do lago. Com estrutura planejada para estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural de crianças, adolescentes e adultos e favorecer a integração com a comunidade, o Centro de Convivência funcionará no sistema de contraturno escolar (horário oposto ao período escolar).

​​Com uma área de 159,53 metros quadrados, conta com três salas destinadas a cursos, espaços de uso múltiplo, pista de skate, além de cozinha, refeitório e banheiros. O Centro possui capacidade para atender aproximadamente 85 pessoas para cursos profissionalizantes, ainda possui infraestrutura para oficinas de informática, marcenaria, atividades de complemento curricular e, futuramente, também receberá ações do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O evento de inauguração contou com a presença da prefeita da cidade, Lourdes Banach, o presidente da Câmara de Vereadores, Edenilson Correia, secretários municipais e outros representantes da comunidade. A partir de agora, as instalações serão geridas pela Prefeitura Municipal de Ortigueira.

A construção do Centro faz parte do Plano de Ação Socioambiental da Unidade Puma, e a necessidade do empreendimento surgiu da demanda da própria comunidade, a partir do amplo processo de consulta pública realizado pela Klabin na região. “Esta é mais uma entrega que reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. O sistema contraturno permite que a criança realize, em tempo integral, atividades educativas e culturais que complementam o ensino escolar, reduzindo situações de vulnerabilidade e contribuindo para o crescimento de Ortigueira. Além disso, é um importante espaço para capacitação profissional, que possibilita qualificação da mão de obra local para oportunidades de emprego”, diz Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

Inauguração do Centro de Convivência em Ortigueira (da esquerda para a direita): Susimara Campos Carneiro, secretária municipal de Assistência Social; Lourdes Banach, prefeita da cidade; e Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente e agricultura familiar, entre outros.​

07/04/2017
Klabin lança a campanha “É da Nossa Natureza”

Ação destaca as práticas sustentáveis da companhia e o engajamento de seus colaboradores no cuidado com o meio ambiente

São Paulo, 7 de abril de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, lança a campanha “É da Nossa Natureza”, que abriga mensagens institucionais da companhia  e evidencia seu alinhamento à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Criada pelas agências Motivare e VBrand, do Grupo In Press Porter Novelli, a campanha teve início com o lançamento de um vídeo-manifesto, que mostra a sustentabilidade genuína da Klabin e destaca iniciativas de preservação e cuidado do meio ambiente da companhia e de seus colaboradores. O filme faz referência ao ciclo vivo do qual a empresa faz parte, demonstrando o cuidado pelos recursos que a cercam, pelo meio ambiente, pelas comunidades e pela sustentabilidade dos negócios. A Klabin se inspirou em histórias de seus próprios colaboradores e apresenta no filme as atitudes sustentáveis do Edilson de Oliveira (da Unidade Monte Alegre da Klabin, no Paraná), do Leonardo Mantovani (do escritório-sede da companhia, em São Paulo), e da Marinez Romanhuck (da Unidade Correia Pinto, em Santa Catarina).

Além do vídeo, a campanha é composta por peças que serão empregadas ao longo do ano em ações, projetos e programas institucionais da companhia. Para o Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas, Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água, por exemplo, a campanha “É da Nossa Natureza” trouxe infográficos com informações relevantes sobre a atuação e relação da empresa com cada um desses temas, além de reforçar a coerência com os ODS.

É da nossa natureza cuidar das pessoas e dos recursos que nos cercam. Ter colaboradores comprometidos genuinamente com o desenvolvimento sustentável é inspirador e mostra que a essência da companhia é valorizada e faz parte da cultura deles”, ressalta Sergio Piza, diretor de Gente & Gestão da Klabin. A campanha está ativa em todos os meios de comunicação da companhia e, além do site da empresa, ganhou destaque na intranet, TV digital, e-mails marketing, cartazes nas unidades e redes sociais da Klabin: LinkedInInstagram e YouTube.

Acesse o site da ONU para entender mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.

É da Nossa Natureza: https://www.youtube.com/watch?v=C4Gn5a4EmEM

Ficha técnica

CAMPANHA "É DA NOSSA NATUREZA"

Criação e Execução: Motivare e Vbrand

VÍDEO
Diretor de Criação: Thum Thompson

Gerente de Produção: Vava Zamboni

Coordenadora de Produção: Renata Borges

Diretor de fotografia: Claus Stellfeld

Pós-produção: Diego Cardoso

Roteiro: Manuela Pinaud e Marina Meira

Aprovação: Carime Kanbour, Luana Fleury, Diego Marques, Laura Capanema e Aline Tozaki

Locações: ONG Cidades sem fome e Além da Rua Atelier

PEÇAS
Diretor de Criação:
 Peco Porto

Redação: Evelyn Mancini

Direção de Arte: Renato Simionato

Atendimento: Paula Cabral

06/04/2017
Escolas de cinco municípios do Paraná recebem o Projeto Crescer Lendo da Klabin

A iniciativa contemplou mais de 1.400 crianças da rede pública de Ortigueira, Imbaú, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu e Sapopema

Paraná, 6 de abril de 2017 – A Klabin finalizou ao longo da semana passada mais uma etapa do programa de engajamento pela leitura, com a entrega de Cantinhos de Leitura do Projeto Crescer Lendo, nas cidades paranaenses de Ortigueira, Imbaú, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu e Sapopema. A iniciativa visa promover o contato de crianças (0 a 6 anos) com os livros, por meio do estímulo à criatividade e imaginação e troca de experiências, além de ajudar a concretizar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ao todo, a Klabin formalizou a doação de sete cantinhos de leitura para cinco escolas desses municípios, que juntos somam um acervo de 3.150 livros infantis.

Professores e profissionais da rede de ensino infantil receberam formação do Instituto Avisa Lá no ano passado, com cursos que ensinaram novas práticas, gestão e planejamento de atividades para a leitura, incentivando nas crianças o hábito de ler, além de aproximá-las cada vez mais da leitura como preparação para o ensino fundamental. Os pais participaram de uma oficina de duas horas de contação de história, com uma consultora especializada e, dessa forma, podem contribuir e estimular a prática de leitura das crianças não apenas na escola, mas também em casa. Vale ressaltar que toda a rede de profissionais de educação infantil desses municípios recebeu formação completa e está apta e preparada para disseminar esse conhecimento, enriquecendo as práticas de leitura na rede de ensino.

Ao todo, cerca de 1.430 crianças foram contempladas com o Projeto Crescer Lendo da Klabin. Em Ortigueira, na Escola Municipal Prefeito Nilson Gorski, 958 crianças foram beneficiadas. Já no Centro Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança (CMEI), de Imbaú, 62 alunos receberam os cantinhos de leitura, e 90 crianças da Pré-Escola Lápis de Cor, de Rio Branco do Ivaí, também foram agraciadas. Em Cândido de Abreu, na Escola Municipal Dr. David Federmann, Educação Infantil e Fundamental, 182 alunos foram contemplados. Já na CMEI Helena Maciel de Melo, de Sapopema, 146 crianças tiveram acesso ao projeto.

Desenvolvido em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, o Crescer Lendo já alcançou 26 municípios de sete Estados em que a Klabin mantém operações. Desde então, cerca de 6.900 crianças foram impactadas e quase 10 mil livros foram doados. O Projeto já formou cerca de 500 profissionais do ensino infantil (professores, técnicos da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos).

05/04/2017
Klabin participa do Global Child Forum na América do Sul

O evento, que contou com a presença do Rei Carl XVI Gustaf e da Rainha Silvia, da Suécia, destacou o engajamento da liderança empresarial para causas infantis

São Paulo, 5 de abril de 2017 – O diretor de Gente & Gestão da Klabin, Sergio Piza, participou ontem da sessão “Apresentações de empresas líderes”, do Global Child Forum on South America, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. Promovido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Childhood Brasil, o evento foi realizado pela primeira vez na América do Sul e reuniu mais de 350 líderes e influenciadores de empresas, governos, sociedade civil e universidades para discussão do tema “Investir em Cada Criança”. O objetivo do encontro é incentivar a liderança empresarial a respeitar e apoiar os direitos das crianças, investindo no bem-estar, saúde e segurança, além de destacar o importante vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na promoção do avanço econômico e social na América do Sul.

O fórum contou com a participação do Rei Carl XVI Gustaf e da Rainha Silvia, da Suécia, do presidente do Brasil, Michel Temer e da primeira-dama, Marcela Temer, da representante especial do Secretário-Geral sobre a Violência contra Crianças das Nações Unidas, Marta Santos Pais, do secretário de Estado do Ministério da Empresa e Inovação da Suécia, Niklas Johansson, entre outras autoridades e lideranças.

O diretor de Gente & Gestão da Klabin destacou o importante papel da Klabin na sociedade, ressaltando que sua longevidade está diretamente ligada ao cuidado que a companhia tem com as suas florestas, com os seus colaboradores e com as comunidades no entorno de suas operações. “Temos pessoas preparadas, engajadas e motivadas, que compartilham com a Klabin os valores que são da nossa natureza, como a ética, a busca pela excelência e pela inovação e o compromisso com a sustentabilidade”, disse Piza.

Na ocasião, também foi lançado o relatório de referência “Direitos da Criança e o Setor Corporativo na América do Sul”, em que a Klabin obteve destaque com o projeto “Puma pela Infância”.

Sobre o Projeto Puma pela Infância

O Projeto Puma pela Infância fez parte de um planejamento realizado pela Klabin na ocasião das obras da Unidade Puma, nova fábrica de celulose da companhia construída em Ortigueira (PR), com um Plano de Ação Socioambiental que identificou as oportunidades e pontos de atenção do que diz respeito aos investimentos sociais da companhia. O Projeto incluiu diferentes fases, informando e sensibilizando sobre a temática da proteção da infância, para um número alto de agentes de proteção, além de qualificar o atendimento às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

27/03/2017
Klabin leva projeto Vôlei em Rede para Telêmaco Borba e Ortigueira

Programa do Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho, beneficiará mais de 180 alunos de escolas públicas de Telêmaco Borba e Ortigueira, no Paraná

Paraná, 27 de março de 2017 – AKlabin participou hoje da solenidade de inauguração de mais uma etapa do projeto Vôlei em Rede - Núcleos Paraná, em Telêmaco Borba, que contou com a presença do técnico de voleibol multicampeão e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho. O programa tem como objetivo principal ensinar o voleibol de forma lúdica para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino incluindo valores essenciais para a formação de cada um deles. Com isso, espera proporcionar uma experiência positiva com o esporte, estimular hábitos mais saudáveis e tornar mais ativa a vida destes jovens. A Klabin, que tem unidades industriais e áreas florestais nos dois municípios, está patrocinando o projeto.

Na região dos Campos Gerais, a iniciativa contará com dois novos núcleos, no Colégio Estadual Wolf Klabin, em Telêmaco Borba, e no Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, que atenderão cerca de 180 alunos (de 9 a 15 anos) a partir de abril. As aulas de vôlei serão realizadas nessas escolas e ministradas por professores da rede estadual treinados pela Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que prioriza a transmissão de valores do esporte e não somente a formação de atletas. Além da aplicação da metodologia, o Instituto fornece todo o material técnico necessário.

"Estamos muito felizes por trazer esse projeto para os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento social das regiões onde atua dentro de nossa política de sustentabilidade. O desenvolvimento da prática esportiva na infância e juventude traz benefícios para toda a vida, ainda mais quando essas atividades permitem trabalhar conceitos de cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina e autonomia, como a metodologia desenvolvida pelo Bernardinho para este projeto", ressalta o diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.

O evento de inauguração contou com a presença do técnico e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho; do diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini; da secretária estadual de Educação do Paraná, Ana Seres; do chefe do Departamento de Educação Básica da secretaria de Estado da Educação, Cassiano Ogliari; do prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; do chefe do núcleo regional de Educação de Telêmaco Borba, Sueli Aparecida Martins; da diretora do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, Irene Bilik; e da diretora do Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, Cirlene da Aparecida dos Santos Vargas Martins; entre outras autoridades presentes. A solenidade contou também com as presenças de duas ex-atletas, Ana Maria Volpone e Gisele Miró, madrinhas dos núcleos Paraná do Instituto Compartilhar.

O Vôlei em Rede - Núcleos Paraná, foi criado em 1997 pelo técnico Bernardinho em uma parceria com o Governo do Estado do Paraná através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo. A experiência bem-sucedida na época deu origem ao Instituto Compartilhar, que atualmente beneficia 3,7 mil crianças e adolescentes dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além da Klabin, são parceiros do projeto a Unilever e a Sanepar, todas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

22/03/2017
Escolas de Bom Retiro e Palmeira recebem o Projeto Crescer Lendo da Klabin

A iniciativa contemplará mais de 190 crianças de escolas da região

Santa Catarina, 22 de março de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, realizou ontem a entrega do Projeto Crescer Lendo nas cidades de Bom Retiro e Palmeira, ambas em Santa Catarina. A iniciativa visa promover o contato de crianças (0 a 6 anos) com os livros, por meio do estímulo à criatividade e imaginação e troca de experiências, além de ajudar a concretizar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ontem, a Klabin formalizou a doação de dois cantinhos de leitura para duas escolas, que contam com um acervo de 450 livros infantis, cada.

Professores e profissionais da rede de ensino infantil receberam capacitação do Instituto Avisa Lá durante todo o ano de 2016, com cursos que ensinam técnicas para contar histórias. Os pais participaram de uma oficina de duas horas de contação de história, com uma consultora especializada e, dessa forma, podem contribuir e estimular o hábito de leitura das crianças não apenas na escola, mas também em casa. A primeira entrega contemplou a Pré-Escola Municipal Capistrano, de Bom Retiro, em que foram beneficiadas 65crianças. O Centro de Educação Infantil Laura de Souza Rafaeli, em Palmeira, foi a segunda escola a receber o projeto, no qual 130 alunos foram favorecidos.

Desenvolvido em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, o Crescer Lendo já alcançou 26 municípios de sete Estados em que a Klabin mantém operações. Desde então, cerca de 6.900 crianças foram impactadas e quase 10 mil livros foram doados. O Projeto já formou cerca de 500 profissionais do ensino infantil (professores, técnicos da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos).

16/03/2017
Klabin realiza Paradas Gerais nas Unidades Puma e Monte Alegre

Paraná, 16 de março de 2017 – A Klabin realizará as Paradas Gerais de duas de suas unidades no Paraná. Entre os dias 19 e 31 de março acontece a primeira Parada Geral (PG) da Unidade Puma, em Ortigueira (PR). Já a PG da Unidade Monte Alegre será realizada entre os dias 24 de abril e 3 de maio. Cerca de 150 empresas contratadas estarão envolvidas nos serviços de manutenção, que incluem inspeções em caldeiras, digestores, tubulações, sistemas de geração e distribuição de energia e de controle de todo o processo produtivo, entre outras atividades, tudo para garantir a segurança e a confiabilidade das operações fabris.

O número de trabalhadores mobilizados para as manutenções demanda uma logística e uma infraestrutura que contemplam transporte, acomodações, refeições e outros itens que movimentam e incentivam a economia de Ortigueira e Telêmaco Borba. Além disso, outros benefícios também são gerados para as duas cidades, como a arrecadação de impostos e o movimento extra em hotéis, bares, restaurantes e lojas, entre outros serviços que dão suporte à permanência dos trabalhadores na cidade.

A Klabin alerta que, durante o período da Parada Geral, haverá maior circulação de ônibus e caminhões nas estradas da região, em especial as que dão acesso às duas Unidades. Além disso, por conta dos processos de parada das plantas e retomada das operações, variações de odores e ruídos provenientes das fábricas poderão ser percebidos pela comunidade. No entanto, é importante ressaltar que essas alterações não causam danos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Para esclarecimentos de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a Klabin pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.

Saiba mais

A Parada Geral é um procedimento anual previsto por lei que consiste na interrupção da produção para manutenção dos equipamentos, com o objetivo de garantir a segurança dos colaboradores que trabalham nas Unidades e a continuidade operacional das fábricas. Na Klabin, as etapas dos trabalhos são definidas com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, com foco em segurança, planejamento, integração e qualidade nos processos produtivos das unidades fabris.

16/03/2017
Klabin apresenta Diretrizes de Desenvolvimento Regional a 12 municípios do Paraná

Projeto da empresa tem o objetivo de apoiar as autoridades públicas no planejamento e otimização de ações coletivas no território

Paraná, 16 de março de 2017 – A Klabin promoveu um encontro nesta quinta-feira, 16 de março, para apresentar as Diretrizes de Desenvolvimento Regional (DDRs) dos 12 municípios da região dos Campos Gerais, que dividirão o ICMS adicional da Unidade Puma, nova fábrica da empresa localizada em Ortigueira (PR). O evento foi realizado no Harmonia Clube, em Telêmaco Borba (PR), e reuniu os prefeitos e secretários dos municípios, além de líderes empresariais do polo madeireiro da região. O trabalho de identificação das diretrizes faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma e está em linha com a Política de Sustentabilidade da empresa que prevê ações para o desenvolvimento local.

As DDRs foram divididas em dimensões estratégicas, elencadas pela consultoria Interação Urbana, contratada pela Klabin, e servirão de guia aos municípios para atuar em conjunto na melhoria de seus indicadores, orientando as prioridades em quatro eixos estabelecidos para o desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e institucional. “A Unidade Puma trouxe diversas oportunidades e possibilidades aos municípios que estão em sua área de influência. As Diretrizes são extremamente estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região, pois aliam uma visão global, integrada e de longo prazo com ações relevantes em áreas prioritárias para a gestão pública”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

As diretrizes priorizam melhorias de grande impacto socioambiental e, além de impulsionar atividades geradoras de emprego, promovem a inserção social e melhor adequação da distribuição de renda. A dimensão econômica, por exemplo, traz propostas desde a valorização da produção da agricultura familiar e turismo regional; na social e na ambiental são priorizadas ações de abastecimento de água e saneamento, saúde, construções de unidades habitacionais e melhorias viárias, além de educação. Já o o eixo institucional destaca a importância da gestão das DDRs de forma colegiada pelos municípios, unindo esforços e otimizando reivindicações que tenham como base o olhar territorial e não mais apenas restrito ao âmbito de cada município.

Durante o evento, foi realizado um exercício prático com os prefeitos e secretários, em que os participantes elegeram prioridades e debateram formas de articulação estratégica e integrada para colocar em prática as diretrizes, levando em consideração a visão ampla e planejamento de longo prazo. Ao final, os representantes das prefeituras elegeram a Agência da Madeira, rebatizada de Agência do Desenvolvimento Regional do Médio Tibagi, para ser o órgão articulador que levará adiante as ações contidas nas DDRs.

Os 12 municípios contemplados nas Diretrizes do Desenvolvimento Regional são: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

14/03/2017
Klabin expande programas socioeducativos para a Unidade Puma

A companhia promoverá aulas de dança, canto e capoeira no município de Ortigueira

Paraná, 14 de março de 2017 – A Klabin expandirá seus programas socioeducativos para o município de Ortigueira (PR), a partir de março, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ortigueira. A iniciativa, que é destinada de forma gratuita aos filhos de colaboradores e jovens da comunidade, tem o objetivo de promover a valorização do ser humano, a qualidade de vida de crianças e adolescentes e fortalecer o exercício de cidadania, proporcionando o contato com as artes.

Um dos projetos que será implementado é o Klabin Passo Certo, que consiste em aulas de dança contemporânea e de capoeira para meninos a partir de seis anos de idade e para meninas a partir de sete anos. O estímulo ao contato com atividades como essas desde cedo traz benefícios às crianças e contribui com o crescimento delas. Esse processo acontece desde seu ingresso à sociedade e início de suas relações interpessoais, desenvolve o espírito colaborativo e de respeito ao próximo. O programa foi constituído em 2008, em parceria com o Studio 3 Cia. de Dança, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), e desde então já beneficiou mais de 900 alunos.

Meninas Cantoras da Klabin é outro projeto a ser introduzido em Ortigueira, destinado a meninas com idade a partir de sete anos. O programa contempla aulas de canto coral, teoria musical, ritmo e técnicas vocais com um repertório erudito, popular, folclórico ou natalino. Além de incentivar a integração entre os participantes, a música auxilia no desenvolvimento intelectual da criança, contribuindo com a capacidade de aprendizagem e de concentração. Desde a sua criação, em 2004, 939 alunas tiveram a oportunidade de atuar no projeto e se apresentaram nos seguintes Estados: Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Uma das atividades realizadas com as jovens participantes do projeto Meninas Cantoras é a tradicional Cantata Natalina da Klabin, que acontece anualmente no Hotel Ikapê, em Telêmaco Borba, com apresentações de diversas músicas que celebram o Natal.

Ambos os projetos foram implantados primeiramente em Telêmaco Borba, na Unidade Monte Alegre, e já alcançaram mais de 1.900 crianças. Agora, Ortigueira terá a oportunidade de receber esses programas socioeducativos. Para mais informações, entre em contato com Ilsiane Haag, e-mail: ihaag@klabin.com.br<mailto:ihaag@klabin.com.br>, telefone: (42) 3271-5580.

14/02/2017
Klabin está entre as melhores empregadoras do Brasil

A companhia foi reconhecida pela certificação Top Employers pelo terceiro ano consecutivo

São Paulo, 14 de fevereiro de 2017 - A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Top Employers Brasil, que reconhece anualmente as empresas que investem em iniciativas de recursos humanos e gestão de pessoas. Para atribuir o selo, o Top Employers Institute avalia, por meio de pesquisa auditada, as melhores práticas de recursos humanos de cada companhia. Entre os critérios analisados estão estratégia, implementação de políticas, monitoramento e comunicação das condições de carreira e desenvolvimento.

Bons resultados nesses fatores levaram a Klabin a ser reconhecida no prêmio, uma vez que a empresa implementa continuamente práticas que estimulam a atuação de seus colaboradores como protagonistas de suas carreiras. "Promovemos diálogos de desenvolvimento entre líderes, liderados e times, que permitem que os profissionais sejam escutados, entendam o valor do seu trabalho, que busquem bons resultados e, principalmente, se sintam parte deles. Reconhecemos as lideranças que estimulam essa prática e formam times de alta performance", ressalta o diretor de Gente & Gestão da companhia, Sergio Piza. Além disso, o cuidado com os colaboradores é uma das prioridades da empresa, que gera cerca de 16 mil empregos (diretos e indiretos) e investe na promoção do bem-estar e segurança dos seus funcionários.

O Instituto Top Employers, fundado em 1991, realiza uma pesquisa online das Melhores Práticas de RH, em que participam organizações que possuam no mínimo 250 colaboradores, em nível nacional, ou 2.500 internacionalmente, e que demonstrem os mais altos padrões de excelência em gestão de pessoas. Concluída a pesquisa, validada e auditada, a equipe identifica quais corporações atingiram os padrões requisitados para a conquista do selo. O instituto realiza esse levantamento há mais de 25 anos e, desde então, já premiou empresas de 116 países.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

09/02/2017
Klabin e Prefeitura de Ortigueira inauguram Escola Municipal na Vila Godoy

O ano letivo de 2017 estreia com novidades no bairro de Ortigueira e irá beneficiar cerca de 300 crianças

Paraná, 9 de fevereiro de 2017 – O início das aulas este ano em Ortigueira (PR) será marcante para 300 crianças da rede pública de ensino, assim como para a Klabin. Nessa sexta-feira, 10/2, a Klabin inaugura a Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, na Vila Godoy, em Ortigueira.

A nova escola tem uma área de mais de mil metros quadrados e conta com seis salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, cozinha e refeitório, salas para professores, coordenação e direção. Há, ainda, espaços adicionais que trarão mais conforto  aos alunos, vestiário e também um espaço destinado ao almoxarifado. A escola também receberá alunos de outros bairros e unidades de ensino da região, cujas estruturas não atendem mais às necessidades dos estudantes.

O evento de inauguração será realizado amanhã e contará com a presença dos pais dos alunos e outros representantes da comunidade, como a  prefeita da cidade, Lourdes Banach, o presidente da Câmara e a diretoria da escola. Assim como em demais projetos sociais do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma e da Klabin, a necessidade da escola surgiu da demanda  da própria comunidade, a partir do amplo processo de consulta pública realizado pela empresa na região. “O investimento em educação é uma garantia de que Ortigueira está no caminho correto para alcançar o desenvolvimento social desejado, com reflexos positivos diretos no Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, do município”, diz Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

A partir de agora, a instituição será gerida pela Prefeitura Municipal de Ortigueira.

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente e agricultura familiar, entre outros.