Supply Chain

Em todas as etapas produtivas da Klabin, a área de Supply Chain está presente como responsável pelo fluxo de materiais e pelo controle dos níveis de estoques.

A função dessa área é altamente estratégica e fundamental na conquista de eficiência.
Por isso, conta com três pilares:

Suprimentos
Responsável pela aquisição de materiais, serviços, insumos e investimentos necessários ao abastecimento de toda a cadeia produtiva da companhia. Além disso, esta gerência realiza o cadastro de materiais, gestão de estoques e contratos.

Logística
Prestador de serviços interno que apoia as áreas de negócios, seja com aquisição de serviços ou gestão operacional, desde a colheita das florestas e o abastecimento das fábricas até as entregas de nossos produtos aos clientes, além de realizar a gestão da frota própria Klabin. Esta gerência é responsável também pela gestão dos processos de importação e exportação de insumos, equipamentos, peças de reposição e produtos finais.

Planejamento
Assegura a eficiência operacional dos negócios por meio do processo de Sales&Operation Planning, dedicando-se exclusivamente ao planejamento da produção.




Na Klabin, todos os negócios são pautados pela ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade, a fim de assegurar o equilíbrio econômico, responsabilidade social e preservação ambiental. Por isso, a empresa busca fornecedores que sigam os critérios de qualidade, pontualidade de entrega, condição creditícia, respeito às legislações aplicáveis, conformidade com o fisco e, sobretudo, apresentem boas práticas como a proibição de trabalho infantil e forçado, e a adoção de medidas de proteção ao meio ambiente.


Mudança na estrutura
No fim de 2016, a gestão da cadeia de fornecedores passou por mudanças, a partir da criação de duas estruturas: a Diretoria de Planejamento Operacional & Logística, com enfoque na integração operacional dos negócios e que inclui expedições e escoamento da produção, e Gerência de Suprimentos, responsável pela aquisição de materiais, serviços, insumos e investimentos necessários ao abastecimento das unidades produtivas. Elas assumiram as funções da antiga Diretoria de Supply Chain.

A mudança na estrutura está em linha com o plano de crescimento da Klabin. A Diretoria de Planejamento estabelece a integração entre as unidades, a partir da interface entre as áreas comerciais e de produção fabril. Já a Gerência de Suprimentos, ligada à Diretoria Financeira, pode se utilizar melhor da tecnologia e da expertise financeira desta última para aprimorar o processo de compras, especialmente no que se refere às questões fiscais e tributárias.

A alteração também se reflete em ganho do ponto de vista da gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecimento, já que o Comitê de Sustentabilidade conta agora com representação das duas áreas.



As Condições Gerais de Fornecimento colaboram com a transparência nos negócios da Klabin ao divulgar de forma antecipada quais são as exigências aplicáveis a todos os fornecedores. Clique aqui para fazer o download.

Deseja ser um fornecedor da Klabin? Clique aqui.

Os padrões de relacionamento e comportamento esperados nos processos de negociação são os mesmos do Código de Conduta da Klabin. Clique aqui para acessá-lo.

O Manual Anticorrupção da Klabin norteia o combate à corrupção. Para conhecê-lo clique aqui.

A Klabin é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para fazer o download da Política de Responsabilidade Social e Ambiental para a Contratação de Fornecedores da Klabin

Clique aqui para fazer o download da Política de Engajamento de Stakeholders.