Certificações

Para a Klabin, as certificações são muito importantes porque servem de parâmetro para as constantes melhorias em processos e produtos. Tais certificações confirmam o pioneirismo da organização em busca de atender as necessidades dos clientes por produtos de qualidade, ambientalmente correto e socialmente justo, antecipando as tendências de mercado.

FSC® – FOREST STEWARDSHIP COUNCIL®

Certificação que assegura o correto manejo florestal por meio de dez princípios, entre eles o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, bem-estar dos trabalhadores e das comunidades, conservação da biodiversidade, plano de manejo detalhado, monitoramento e avaliação de impactos ambientais e sociais.


  • Pioneira no Hemisfério Sul a receber FSC®; para suas áreas florestais e primeira companhia do mundo a ter produtos florestais não madeireiros certificados.
  • Única e primeira empresa do setor na América Latina a assegurar a origem da matéria-prima utilizada na fabricação de seus produtos, já que possui a certificação FSC® nas unidades do Brasil para a cadeia de custódia de sacos industriais, papelcartão e papel kraft. Em dezembro de 2016, a empresa conquistou também a certificação FSC® para a cadeia de custódia na Unidade de Pilar, na Argentina.
  • Toda a produção de papéis das unidades de papel reciclado são certificadas FSC®, já as unidades de produção de embalagens de papelão ondulado são certificadas, podendo atender aos clientes que necessitem de embalagens certificadas.
  • Procure por produtos certificados FSC®.
  • Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSC®.
  • Declaração referente à Política para Associação de Empreendimentos ao FSC®. (Conteúdo disponível em espanhol)

FSC® SACOS INDUSTRIAIS

OK COMPOST

A Klabin é a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose a ter em seus sacos de cimento a certificação belga OK Compost, que garante que o saco de papel se decompõe completamente em até doze semanas sem oferecer risco de contaminação ao meio ambiente.

American Institute of Baking (AIB)

O reconhecimento atesta os processos adotados pela Klabin em seu Programa de Embalagens para Alimentos, que garante a integridade da sacaria, suas condições sanitárias e a saúde do consumidor final. A Klabin é a primeira empresa de embalagens de sacos de papel na América Latina a receber a recomendação internacional da AIB, entidade que já realizou auditorias em unidades fabris em mais de 120 países.

FSSC 22000

A FSSC 22000 é uma das mais avançadas normas utilizadas para assegurar a procedência do papel para embalagem de alimentos. A certificação foi criada tendo como base a ISO 22000, complementando-a ao especificar claramente os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantam segurança à saúde do consumidor final. Determina pré-requisitos como limpeza e organização da área produtiva, além de controles de qualidade da água, ar e pragas, necessários à produção de embalagens para alimentos.

ISEGA

Garante a qualidade do papel usado para a produção de embalagens que entram em contato com alimentos.

ISO 14001

Define os requisitos mais importantes para uma empresa estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. É reconhecida mundialmente como meio de melhorar o desempenho ambiental e controlar custos das organizações

ISO 9001

Possui diretrizes que asseguram um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto. Engloba todas as etapas dos processos relacionados à qualidade, desde o projeto até a entrega do produto final.

OHSAS 18001

Permite sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da gestão da saúde e da segurança. A aplicação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da Klabin com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.

TPM – TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE

Criado em 2002, o Programa Klabin Superar (PKS) é um programa de melhoria contínua que utiliza a metodologia japonesa Total Productivity Management (TPM). Os objetivos principais são reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, racionalizar o estoque de produtos, eliminar os acidentes de trabalho e valorizar as pessoas.

O PKS, como é chamado, é constituído por pilares, que como o próprio nome sugere, sustentam toda a estrutura do programa, criando um sistema de gestão que garante a identificação permanente de todos os tipos de perda e a forma mais adequada de tratá-las.

  • Correia Pinto (SC)
  • Otacilio Costa (SC)
  • Angatuba (SP)
  • Monte Alegre (PR)

TOP EMPLOYERS

A Klabin é a primeira empresa no Brasil do setor de papel e celulose a receber o selo Top Employers, certificação mundialmente reconhecida na área de recursos humanos. Concedida pelo Top Employers Institute, sediado na Holanda, a certificação conta com um rígido processo de avaliação e auditoria. Anualmente, destaca as empresas com práticas relevantes em gestão de pessoas.