Klabin em Números

Klabin Maior produtora e exportadora de papéis para embalagem e líder em embalagens de papelão ondulado e sacos industriais do Brasil. É também a única empresa a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff, produzidas em sua nova fábrica em Ortigueira, no Paraná, inteiramente projetada para essa finalidade e autossuficiente na geração de energia.

Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais, sendo 17 no Brasil, em oito estados, e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose, Papéis e Conversão. Possui cerca de 16 mil colaboradores (diretos e indiretos).

Sustentabilidade A gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. É pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico. Foi a primeira no setor no Hemisfério Sul a obter a certificação FSC®- Forest Stewardship Council® (FSC-C022516). A Klabin possui também a certificação FSC® nas unidades do Brasil para a cadeia de custódia de sacos industriais, papel cartão e papel kraft (FSC-C017793 , FSC-C001941, FSC-C006109). Signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo.

Investimentos socioambientais e culturais Em 2015, a Klabin aplicou um total de R$ 17,93 milhões em projetos dos setores de saúde, cultura, educação, esporte, lazer e meio ambiente. A companhia apoia mais de 160 projetos que promovem o desenvolvimento social.

INVESTIMENTOS OPERACIONAIS O ano de 2015 representou a reta final do Projeto Puma, o maior investimento da história da companhia, da ordem de R$ 8,5 bilhões. A nova unidade produziu seu primeiro fardo de celulose no dia 4 de março de 2016, marcando uma das principais conquistas do ciclo de crescimento de dez anos que iniciamos em 2011.

Mapa das Operações

Capacidade de produção

*CMTP - Chemi-thermomechanical Pulp - fibra curta de eucalipto produzida por processo químico, termomecânico.

Destino dos produtos

Alimentos: 68%

Outros bens de consumo: 13%

Construção civil: 7%

Diversos: 12%

Liderança

Produtividade Florestal acima de 50 m³/ha ao ano versus uma média do mercado de 44 m³/ha ao ano, segundo dados da Ibá.

Líder nos mercados em que atua: papéis para embalagem (papel kraft e papelcartão), embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras para serrarias e laminadoras.

Única na produção de celulose fluff de fibra longa no Brasil e a única no país com a possibilidade de fornecer, simultaneamente, celulose de fibra longa, celulose de fibra curta e celulose fluff a partir de uma mesma unidade industrial inteiramente projetada para esta finalidade.

É a única fornecedora de cartões para líquidos na América Latina.
• 50% de Market Share em Cartões (incluindo LPB);
• 50% de Market Share em Sacos Industriais;
• 16% de Market Share em Papelão Ondulado.

resultados financeiros