Unidades de Negócio
20 de dezembro de 2018

Unidade Puma da Klabin recebe certificação inédita no setor

A fábrica foi a primeira do setor de papel e celulose no Brasil a alcançar o certificado ISO 50001

Unidade Puma da Klabin recebe certificação inédita no setor

Paraná, 20 de dezembro de 2018 – A Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira/PR, conquistou a certificação ISO 50001, tornando-se a primeira fábrica do setor e papel e celulose no País a seguir as melhores práticas exigidas para obtenção do certificado. O reconhecimento atesta os esforços da unidade para melhoria de seu desempenho e eficiência energética, em pouco mais de dois anos após o início de suas operações.

“A certificação foi atingida após uma série de auditorias e reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento sustentável, além de reconhecer o engajamento e dedicação de todos os profissionais envolvidos com o tema, sejam eles colaboradores próprios, terceiros ou fornecedores”, afirma Sadi Oliveira, diretor Industrial de Celulose da Klabin. “Estamos muito satisfeitos com mais essa conquista”, complementa.

A obtenção da ISO 50001 está relacionada às boas práticas da gestão energética de uma fábrica, garantindo o cumprimento de normas nacionais e boas práticas para redução de desperdício, consumo consciente e priorização de uso de energia renovável.

Atualmente, a unidade já possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 na versão 2015 e OHSAS 18001/2007 que atestam as melhores práticas na gestão da qualidade, gestão ambiental e de saúde e segurança, respectivamente.

Energia elétrica

A Unidade Puma possui capacidade de produzir, em média, 270 MW de energia elétrica. A produção excedente é disponibilizada para o Sistema Elétrico Brasileiro, e possui capacidade para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes. O montante aproveitado pela Companhia eleva a fábrica à condição de autossuficiente em energia elétrica.

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".

1 dia atrás  ·