Recursos Humanos
10 de maio de 2018

Unidade Monte Alegre da Klabin inicia Parada Geral no dia 14 de maio

Período de manutenções vai reunir cerca de 150 empresas para execução de mais de 4 mil serviços

Entre os dias 14 e 24 de maio a Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba, realiza a sua parada anual para manutenção, conhecida como Parada Geral. Durante 11 dias, mais de 4 mil serviços serão realizados nos diversos equipamentos da unidade, para garantir a segurança e a continuidade da operação.

A Parada Geral é um evento obrigatório para empresas que possuem equipamentos como caldeiras e digestores. Para a realização das atividades dentro do prazo previsto, é necessário um grande número de trabalhadores, sendo que muitos atuam exclusivamente em paradas de fábricas do setor de celulose e papel. “Nesse curto espaço de tempo serão realizadas manutenções complexas e que demandam mão de obra especializada. São trabalhos muito específicos e que exigem uma série de treinamentos direcionados para as atividades, por isso grande parte dessas empresas trabalham apenas em paradas gerais e rodam o país todo realizando essa atividade”, explica o gerente de Engenharia e Planejamento de Manutenção da Unidade Monte Alegre, Luiz Francisco Barbosa de Almeida.

Durante o período de manutenções, a comunidade pode perceber odores ou ruídos nas proximidades da fábrica. De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Unidade Monte Alegre, Henrique Luvison Gomes da Silva, várias ações preventivas foram tomadas em conjunto com as equipes de planejamento de manutenção para diminuir o impacto, entre elas o monitoramento de ruído na cidade. “Realizamos testes para medir o quanto o reinício dos equipamentos impactaria na comunidade. Com isso, reorganizamos alguns serviços para que não haja incômodo à população durante a noite ou madrugada”, destacou Henrique.

Economia aquecida

O período da Parada Geral se reflete em bons indicadores econômicos para a comunidade de Telêmaco Borba e região, com o aquecimento das vendas no comércio e geração de empregos temporários. Segundo dados da Agência do Trabalhador e empresas de recrutamento do município, em 2018 foram criados 330 postos de trabalho temporário na cidade para atender a demanda da Parada Geral de Monte Alegre. Entre as principais funções contratadas estão vigias de espaço confinado, montadores de andaime, bombeiros e técnicos de enfermagem.

Com o aumento na circulação de pessoas, o comércio da região também fica aquecido. Segundo o presidente da Acitel (Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba), Marcelo Diniz, o período é adequado para bons negócios. “Os lojistas se preparam para esse momento. É a oportunidade ideal para vender mais, pois os trabalhadores que vêm para a Parada consomem os produtos e utilizam os serviços locais”, afirma.

Fale com a Klabin

Com a maior circulação de pessoas na cidade, o trânsito no entorno na fábrica ficará mais intenso nos horários de chegada e saída dos turnos. Por este motivo a Klabin recomenda à população evitar transitar pela PR160, nas proximidades da portaria 3 e entrada de Harmonia, entre os seguintes horários: das 7h às 9h e das 16h30 às 18h30.

Em caso de dúvidas ou sugestões, a comunidade pode entrar em contato pelo e-mail faleklabinpr@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3330-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Vinicius Ribeiro – (11) 3323-1629 – vinicius.ribeiro@inpresspni.com.br

Arlete Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".