PressReleases

|
3 de agosto de 2015

Projeto Puma promove desenvolvimento da região

Definido em conjunto com a comunidade, Plano de Ação Socioambiental concentra iniciativas em Ortigueira, Telêmaco Borba e Imbaú

Em 2012, a Klabin deu início a um amplo diagnóstico social da área diretamente afetada pela nova fábrica de celulose, os municípios paranaenses de Ortigueira (sede da nova fábrica), Imbaú e Telêmaco Borba. Com apoio da consultoria especializada Funbio, o Plano de Ação Socioambiental consistiu num amplo processo participativo, envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais dos três municípios, com o objetivo de definir ações da empresa no âmbito do Projeto Puma.

O trabalho começou com um levantamento de indicadores socioeconômicos da região a partir de dados oficiais. Simultaneamente, foram feitas 211 entrevistas com a população e reuniões nas três cidades para validar e complementar esse diagnóstico, que foi disponibilizado na internet. Participaram representantes do governo do Estado, das prefeituras, vereadores, lideranças comunitárias, ONGs, instituições de ensino e religiosas, empresas, sindicatos, associações comerciais, dentre outros.

Novas rodadas de reuniões com as comunidades dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba definiram as prioridades de aplicação dos investimentos. Para identificar os aportes previstos nos orçamentos de cada municipalidade e evitar sobreposição indesejada de recursos, a Klabin reuniu-se com as prefeituras envolvidas, além das regionais de Saúde e Educação, para apresentação e validação dos projetos sugeridos.

Em paralelo, foram assinados convênios com os municípios, estabelecendo as contrapartidas necessárias para cada projeto, como, por exemplo, manutenção futura dos prédios, nomeação de funcionários, dentre outros.

Os projetos a serem desenvolvidos contemplam as áreas de saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, agricultura familiar, empreendedorismo, assistência social, além de obras de infraestrutura urbana e prestação de serviços.  Veja lista dos projetos abaixo.

“Em razão do processo de escolha ter sido amplamente participativo, a Klabin tem convicção de que os projetos escolhidos atendem aos reais anseios das comunidades”, afirma Uilson Paiva, gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma.

“Os investimentos sociais do Projeto Puma reforçam o compromisso que temos em nossa Política de Sustentabilidade de praticar a responsabilidade social nas comunidades nas quais atuamos”, destaca Francisco Razzolini, diretor geral do Projeto Puma.

PROJETOS

ORTIGUEIRA

  • Estruturação de Pronto Atendimento de Saúde: aquisição de equipamentos (Raio X, desfibriladores, respiradores, monitores) e mobiliário.
  • Construção do Centro Municipal de Formação Social para cursos técnicos e de capacitação profissional à população.
  • Centro Cultural – construção de auditório para 350 pessoas e salas para oficinas culturais e educacionais.
  • Construção de escola de ensino fundamental: 6 salas de aula, administrativo, biblioteca, laboratórios de informática, refeitório, cozinha, banheiros e pátio para atividades.
  • Construção de duas novas salas de aula e uma sala administrativa na Escola do distrito de Natingui.
  • Construção de duas novas salas de aula para ampliação da Escola da Vila Gomes.
  • Reforma de área de lazer no entorno do Ginásio Litinho contemplando: espaço para vivência, parque infantil, academia ao ar livre, pista de skate e iluminação.
  • Construção de residencial (4 torres – 96 apartamentos) para habitação dos futuros funcionários da fábrica de celulose.

IMBAÚ

  • Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo, espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, proporcionando aumento da capacidade atual de atendimento de 100 para 150 crianças, contemplando:

– Construção de 5 salas de uso múltiplo

– Ampliação e reformas do refeitório e da cozinha

– Reforma e cobertura e iluminação quadra poliesportiva

– Construção de rampas de acessibilidade

– Equipamentos

  • Construção de uma Praça Cívica, com área de lazer, espaço para prática de esportes, pista de skate, parque infantil, área de exposição e iluminação.
  • Contratação de consultoria especializada em Planejamento Urbano para apoio ao município na revisão de seu Plano Diretor, conforme Estatuto da Cidade.

TELÊMACO BORBA

  • Construção de complexo esportivo e de lazer regional (Parque da Cidade), contemplando doação de terreno de 11 alqueires, com pista de caminhada, ciclovia, canchas, parque infantil, área administrativa e projeto executivo de uma arena multiuso.

 

  • Construção e reformas do Contraturno Socioeducativo: espaço para oferecer atividades no contraturno escolar, proporcionando aumento de atendimento atual de 155 crianças para 255 crianças, contemplando:

– Construção de 2 salas de aula

– Ampliação e reformas do refeitório e da cozinha

– Reforma e cobertura quadra poliesportiva

– Construção de rampas de acessibilidade

– Reforma de 2 salas de usos múltiplos e depósito

 

ORTIGUEIRA, IMBAÚ E TELÊMACO BORBA

 

  • Contratação de consultoria (SEBRAE) para capacitação e assessoria técnica e econômica para potenciais empreendedores de pequenas e médias empresas.

 

  • Contratação da ONG Childhoodpara fortalecimento da rede de proteção infantil. Inclui: sensibilização para o tema exploração sexual infantil, entrega de diagnóstico da região; formação de representantes dos três municípios para o Sistema de Garantia de Direitos.

 

  • Curso ACLS (Advanced Cardiac Life Support) sobre atendimento de emergência a pacientes críticos (infarte, AVC etc.) para socorristas e médicos de Imbaú atuarem no atendimento emergencial.

 

  • Matas Sociais – Fortalecimento Social e Econômico das Pequenas e Médias Propriedades Rurais: consultoria para obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), adequação ambiental, incentivo à diversificação produtiva para geração de renda, incentivo ao associativismo/cooperativismo para agregação de valor e escoamento da produção.

 

CONSÓRCIO CAMINHOS DO TIBAGI

  • Adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, incluindo fornecimento de consultoria especializada para diagnóstico sobre geração de resíduos, destinação, reciclagem, coleta seletiva, educação ambiental e projeto para aterro sanitário. Projeto realizado em parceria com sete municípios integrantes do Consórcio Caminhos do Tibagi: Ortigueira, Imbaú, Telêmaco Borba, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania.

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

É o #DiadaIndústria e nós temos 18 motivos para comemorar! Nossas unidades estão espalhadas pelo Brasil todo e tem também uma internacional, na Argentina. É nelas que a magia acontece... ✨✨✨

Desafiamos você a acertar onde fica cada fábrica. Dá um pause no gif e comente o seu palpite colocando o número e o nome da unidade. Vamos ver se você está craque em indústria como a gente. 😏

#Klabin #DiaDaIndústria #KlabinTransformaoFuturo
... Ver MaisVer mais

8 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube