Social e Cultura
18 de outubro de 2017

Projeto de agricultura familiar da Klabin no PR recebe Selo de reconhecimento do SESI

Paraná, 18 de outubro de 2017 – O programa “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis” de incentivo à agricultura familiar, promovido pela Klabin, no Paraná, foi reconhecido com o Selo SESI Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em Curitiba. A premiação destina-se a instituições que possuem práticas voltadas à promoção dos ODS, agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável do planeta em suas três dimensões: econômica, social e ambiental.

O projeto da Klabin auxilia pequenos produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), passando pela diversificação da propriedade, incentivo ao associativismo/cooperativismo e tendo, como objetivo final, a comercialização da produção nos mercados locais.

Em pouco mais de dois anos de atuação, já são 230 propriedades atendidas e mais de 50 ações de capacitação envolvendo manejo agrícola, pecuária, produção orgânica, educação ambiental, entre outras. Um dos mais recentes resultados do programa é o início da comercialização realizado pela Cooperativa COCATIMEL, de Imbaú, e pela Associação dos Moradores do Lageado Bonito, de Ortigueira, com a empresa Sodexo, fornecedora de alimentação dos refeitórios das duas fábricas e da área Florestal da Klabin.

“O programa tem o mérito de aproximar agricultores familiares, que sabem e querem produzir, do mercado local de consumo, que demanda muitos produtos hortifrutigranjeiros, mas infelizmente ainda traz essas mercadorias de regiões mais longínquas”, observa Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin. O Matas Sociais é realizado em parceria com o Sebrae, a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) e a TNC (The Nature Conservancy).

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais:www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".