PressReleases

|
6 de fevereiro de 2019

Programa Caiubi aborda resíduos sólidos e reciclagem com 14 mil estudantes da região

Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

Programa Caiubi aborda resíduos sólidos e reciclagem com 14 mil estudantes da região

Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

Paraná, 6 de fevereiro de 2019 – A missão de compartilhar conhecimentos sobre a destinação correta de resíduos sólidos e desenvolver a consciência ambiental ainda na infância atingiu 14 mil alunos da rede municipal de ensino, em sete municípios do Paraná, onde o Programa Caiubi passou em 2018. O Caiubi é uma iniciativa da Klabin que capacita professores para disseminar conceitos de ecologia e sustentabilidade, além de contribuir com a formação dos estudantes.

Em uma edição inédita, o programa, que há 18 anos é desenvolvido em Telêmaco Borba, aplicou sua metodologia também nos municípios de Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania, aliando teoria à prática sobre gestão e destinação de resíduos sólidos.

Mais de 280  profissionais de educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, passaram por duas capacitações com especialistas e se qualificaram para tratar do tema dentro de sala de aula.

Diversidade de atividades
Cada educador recebeu o desafio de desenvolver trabalhos específicos com suas turmas, que foram expostos nas mostras ambientais realizadas nas escolas, no segundo semestre. Familiares dos estudantes e moradores da comunidade puderam prestigiar os eventos e aprender sobre o tema.

Além disso, durante o ano, alunos e professores realizaram visitas às centrais de reciclagem de seus municípios, desenvolveram jogos pedagógicos com materiais recicláveis, cultivaram hortas nas escolas, assistiram à peça teatral “Capitã Coleta e os amigos da Klabin” e receberam gibis informativos. Essas atividades permitiram que os estudantes ampliassem o conhecimento com diversão e simplicidade.

“O Programa Caiubi foi bastante ativo, tratando de um tema essencial aos municípios que é a correta destinação de resíduos sólidos. É importante que as novas gerações reconheçam a relevância desse assunto e saibam que a reciclagem pode gerar renda às comunidades, além de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse trabalho está alinhado com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.

Aprendizado compartilhado
Confira alguns números gerados pelo Programa Caiubi com foco na temática de resíduos sólidos:

  • 282 professores capacitados.
  • 94 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) envolvidos.
  • 500 gibis entregues.
  • 500 alunos visitando as centrais de triagem de cooperativas e associações de reciclagem.
  • 10 tablets para premiação nos concursos para mascote, realizados em cinco municípios.
  • 007 alunos impactados com as iniciativas.

Sobre o Caiubi
Desde 2001, o Programa Caiubi já beneficiou mais de 245 mil alunos, 9 mil professores e 770 escolas do Paraná e de Santa Catarina. A iniciativa reúne especialistas com o objetivo de capacitar professores para disseminar conceitos de consciência ecológica, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e cientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli
Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

Vem conhecer a história do José com o pé de Sapoti! Aproveita e conta pra gente: qual é a sua árvore do coração? Compartilha aquela memória especial com a árvore que marcou a sua vida. Vamos cultivar juntos uma floresta de belos momentos 💚🌳 #DiadaÁrvoreKlabin ... Ver MaisVer mais

21 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube