PressReleases

|
6 de fevereiro de 2019

Programa Caiubi aborda resíduos sólidos e reciclagem com 14 mil estudantes da região

Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

Programa Caiubi aborda resíduos sólidos e reciclagem com 14 mil estudantes da região

Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

Paraná, 6 de fevereiro de 2019 – A missão de compartilhar conhecimentos sobre a destinação correta de resíduos sólidos e desenvolver a consciência ambiental ainda na infância atingiu 14 mil alunos da rede municipal de ensino, em sete municípios do Paraná, onde o Programa Caiubi passou em 2018. O Caiubi é uma iniciativa da Klabin que capacita professores para disseminar conceitos de ecologia e sustentabilidade, além de contribuir com a formação dos estudantes.

Em uma edição inédita, o programa, que há 18 anos é desenvolvido em Telêmaco Borba, aplicou sua metodologia também nos municípios de Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania, aliando teoria à prática sobre gestão e destinação de resíduos sólidos.

Mais de 280  profissionais de educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, passaram por duas capacitações com especialistas e se qualificaram para tratar do tema dentro de sala de aula.

Diversidade de atividades
Cada educador recebeu o desafio de desenvolver trabalhos específicos com suas turmas, que foram expostos nas mostras ambientais realizadas nas escolas, no segundo semestre. Familiares dos estudantes e moradores da comunidade puderam prestigiar os eventos e aprender sobre o tema.

Além disso, durante o ano, alunos e professores realizaram visitas às centrais de reciclagem de seus municípios, desenvolveram jogos pedagógicos com materiais recicláveis, cultivaram hortas nas escolas, assistiram à peça teatral “Capitã Coleta e os amigos da Klabin” e receberam gibis informativos. Essas atividades permitiram que os estudantes ampliassem o conhecimento com diversão e simplicidade.

“O Programa Caiubi foi bastante ativo, tratando de um tema essencial aos municípios que é a correta destinação de resíduos sólidos. É importante que as novas gerações reconheçam a relevância desse assunto e saibam que a reciclagem pode gerar renda às comunidades, além de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse trabalho está alinhado com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.

Aprendizado compartilhado
Confira alguns números gerados pelo Programa Caiubi com foco na temática de resíduos sólidos:

  • 282 professores capacitados.
  • 94 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) envolvidos.
  • 500 gibis entregues.
  • 500 alunos visitando as centrais de triagem de cooperativas e associações de reciclagem.
  • 10 tablets para premiação nos concursos para mascote, realizados em cinco municípios.
  • 007 alunos impactados com as iniciativas.

Sobre o Caiubi
Desde 2001, o Programa Caiubi já beneficiou mais de 245 mil alunos, 9 mil professores e 770 escolas do Paraná e de Santa Catarina. A iniciativa reúne especialistas com o objetivo de capacitar professores para disseminar conceitos de consciência ecológica, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e cientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli
Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".
... Ver MaisVer mais

19 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube