5 de julho de 2019

Primeira estaca marca o início das obras do Projeto Puma II

Projeto Puma II

Primeira estaca marca o início das obras do Projeto Puma II

A Klabin deu início às obras da primeira fase do Projeto Puma II com a colocação da primeira estaca do prédio da Máquina de Papel 27 nesta quarta-feira, 3 de julho. Outro momento muito importante foi o começo da terraplanagem na área da nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Estes são os primeiros eventos de construção civil a serem realizados nas obras de ampliação da Unidade Puma, fábrica de celulose da empresa, situada em Ortigueira. O diretor-geral Cristiano Teixeira esteve presente.

“Colocar a primeira estaca dentro do prazo estabelecido é um grande marco para o começo deste grande desafio que é realizar o maior investimento da história da Klabin”, ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose. “E no mesmo dia começar as obras na ETE também simboliza nosso compromisso com a aplicação das tecnologias mais avançadas para a sustentabilidade.”

A MP 27 deverá iniciar suas operações em 2021, com capacidade de 450 mil toneladas por ano de papel kraftliner 100% de fibra de eucalipto – Eukaliner, produto que a Klabin exporta e converte em suas próprias embalagens de papelão ondulado. Com a nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Unidade Puma passa a ter três linhas dedicadas, com tratamento de nível terciário aplicado aos efluentes gerados pela fábrica.

Sobre o Projeto Puma

O Projeto Puma II será dividido em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais.

A segunda etapa do projeto contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio.

Empregos

Durante o pico de obras, cerca de 11 mil postos de trabalho serão gerados. O objetivo da empresa é alcançar e até melhorar o aproveitamento da mão de obra regional obtido durante o Projeto Puma I.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br

“Sim, tem um colchão aqui dentro”. É com esse slogan que a Zissou reinventou a forma como se compra colchões. Tínhamos o desafio de desenvolver uma embalagem que se adequasse ao produto, e nós fizemos! A solução da Klabin transmite o conceito de forma clara e o sucesso foi tão grande que nós expandimos juntos: fizemos também as embalagens dos travesseiros e das caminhas para pets da Zissou. Ah, e aproveita que hoje é o Dia do Amigo e marca aquele BFF que te troca sempre por um colchão quentinho... #FuturoRenovável #EmbalagensdoFuturo

#PraCegoVer Imagem com quatro embalagens da Klabin produzidas para a Zissou, uma de colchão, duas de travesseiro e uma de cama de pet. Há o texto “Papel, a embalagem do futuro”. No canto inferior esquerdo, nosso logo Klabin.