Social e Cultura
14 de junho de 2017

Pesquisa inédita apoiada pela Klabin é apresentada em fórum do setor cafeeiro

O estudo indica uma grande mudança no consumo de embalagens pela indústria cafeeira.

São Paulo, 14 de junho de 2017 – A pesquisa “Avaliação de Embalagens e Métodos de Armazenamento para Cafés Especiais”, coordenada pelo professor Flávio Meira Borém, da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), foi apresentada pela primeira vez no Brasil, em palestra durante o 7° Coffee Dinner & Coffee Summit, no dia 9 de junho, em São Paulo. O estudo, apoiado pela Klabin, líder no segmento de sacos industriais no País, indica uma grande mudança no consumo de embalagens pela indústria cafeeira.

Utilizando como referência a análise sensorial, o relatório final da pesquisa comprovou que é possível manter a qualidade dos grãos de café durante longos períodos de armazenamento, e a embalagem de papel com alta barreira mostra-se a mais eficiente nesse processo. Após 18 meses de armazenamento, os cafés especiais do tipo natural acondicionados em embalagem de papel de alta barreira atingiram o maior nível de pontuação na preservação das características originais dos grãos, acima de 82 pontos, enquanto as embalagens a vácuo ficaram em 81 e as de juta em 73 pontos. Além de se mostrar a melhor opção na preservação das características originais dos cafés especiais para exportação, as embalagens de papel são consideradas financeiramente mais vantajosas pelo mercado, quando comparadas às embalagens a vácuo, por exemplo.

O Fórum Coffee Dinner & Coffee Summit é realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), e reúne toda a comunidade cafeeira para promover o segmento do café como produto sustentável e uma das grandes forças do agronegócio brasileiro, com discussões que vão além do cenário macroeconômico, trazem questões do comércio mundial, abastecimento global, competividade e sustentabilidade do setor. Nesse sentido, é da natureza da Klabin desenvolver soluções que contribuam para que seus clientes estejam alinhados a essa agenda positiva. E a cafeicultura tem ganhado cada vez mais relevância nos negócios e linhas de inovação da companhia, uma vez que as embalagens são recicláveis e produzidas a partir de recursos naturais renováveis e com matéria-prima proveniente de florestas plantadas e certificadas.

Sobre a pesquisa

A Klabin integra o convênio que desenvolveu a pesquisa inédita “Avaliação de Embalagens e Métodos de Armazenamento para Cafés Especiais”, que, conduzida pelo professor Flávio Meira Borém da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), conta com a parceria da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a Videplast, Bourbon Specialty Coffees e a Carmocoffees. O estudo avaliou oito tipos diferentes de embalagens para dois tipos de cafés especiais nos mercados nacional e internacional, pelo período de 18 meses. O relatório final apontou que a embalagem de papel com alta barreira pode ser a mais eficiente na preservação das características originais dos cafés especiais para exportação.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".

1 dia atrás  ·