Social e Cultura
22 de abril de 2013

Otacílio Costa recebe a 21ª edição do Programa Caiubi

A ação visa contribuir com a formação de professores, promovendo a capacitação e conscientização ambiental; desde 2007 o projeto já atingiu 830 educadores.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil, realiza, em parceria com a UDESC (Universidade Federal de Santa Catarina), Polícia Ambiental e a APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), a 21ª Edição do Programa Caiubi. O projeto tem como objetivo contribuir para a conscientização ambiental, promovendo a capacitação de educadores da região. A edição acontecerá na Unidade de Otacílio Costa, entre os dias 23 e 24 de abril e beneficiará 55 professores dos municípios de Otacílio Costa e Palmeira. O objetivo do projeto é que, após o treinamento, estes educadores se tornem multiplicadores deste conhecimento aos alunos da rede pública.

Durante os dois dias, os participantes poderão acompanhar palestras e atividades práticas de conscientização ambiental, além de receber orientações sobre fauna, flora, sustentabilidade e manejo florestal. A Polícia Ambiental contribuirá com palestra e atividades lúdicas de educação ambiental. Também terão oportunidade de conhecer o Programa Matas Legais, realizado pela Klabin em parceria com a APREMAVI, que orienta os pequenos e médios proprietários rurais a terem um aproveitamento mais eficiente das terras, tornando-as mais rentáveis e ainda preservando os ecossistemas.

Esta edição ainda contará com a palestra O futuro depende de nós, conduzida pelo engenheiro florestal Vilmar Picinatto – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ele falará sobre como o exercício da cidadania ambiental contribui para o desenvolvimento saudável do planeta.

O Programa Caiubi
Com objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores das comunidades em que atua, a Klabin iniciou o Programa Caiubi no Paraná, em 2001. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba e o Núcleo Regional de Educação, o projeto já beneficiou quase 160 mil alunos e 3 mil professores em 500 escolas, na região.
Já em Santa Cataria, o projeto acontece desde 2007 e é promovido em parceria com Secretarias de Educação. Desde sua criação a ação já beneficiou mais de 830 professores de 300 escolas e 100 mil estudantes.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão e papel kraft) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).
A gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Por isso, é signatária do Pacto Global da ONU e busca fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Vem conhecer a história do José com o pé de Sapoti! Aproveita e conta pra gente: qual é a sua árvore do coração? Compartilha aquela memória especial com a árvore que marcou a sua vida. Vamos cultivar juntos uma floresta de belos momentos 💚🌳 #DiadaÁrvoreKlabin ... Ver MaisVer mais