Social e Cultura
8 de junho de 2017

Onça-pintada em risco de extinção é identificada em área florestal da Klabin

Paraná, 8 de junho de 2017 –A Klabin identificou pela primeira vez em sua área florestal no Paraná uma onça-pintada, felino considerado criticamente ameaçado e vulnerável, de acordo com as listagens Estadual, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Federal, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal foi visualizado na Fazenda Monte Alegre, área florestal da companhia localizada no município de Telêmaco Borba (PR).

O registro da espécie Panthera onca, que há mais de 20 anos não era vista nessa região do Paraná, foi possível devido ao monitoramento da fauna realizado pela Klabin, em parceria com a Consultoria Casa da Floresta, a partir de câmeras fotográficas noturnas, que captam ininterruptamente movimentos nas áreas observadas. Esse tipo de monitoramento já permitiu o reconhecimento de cerca de 136 mamíferos desde 2011, totalizando 12.960 horas ao longo dos seis anos de atividade.

A identificação da onça-pintada é um indicador positivo do desempenho do manejo florestal em forma de mosaico realizado pela Klabin. Ao integrar florestas plantadas de pínus e eucalipto a matas nativas preservadas, o sistema permite a formação de corredores ecológicos, que possibilitam a convivência e o trânsito da fauna nativa em seu habitat natural e contribuem diretamente na proteção do solo e da biodiversidade. A companhia, que preserva mais de 40% de sua extensão florestal total, possui 229 mil hectares de florestas plantadas com pínus e eucalipto e 214 mil hectares de florestas nativas.

A Panthera onca, maior felino do continente americano e único desse espaço pertencente ao gênero Panthera, habita desde o norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos, e sua maior concentração está nas florestas tropicais brasileiras. Sua pele é amarelada com manchas escuras, possui membros curtos e a cabeça grande e arredondada. Por conta do desmatamento, que resulta na perda de habitat e, consequentemente, na redução de abundância de presas e no aumento de caça, sua presença foi consideravelmente reduzida. Na Mata Atlântica brasileira, onde houve grande modificação da paisagem, estima-se que nos últimos 15 anos a população de onça-pintada tenha diminuído em pelo menos 80%, restando apenas cerca de 300 indivíduos divididos em oito subpopulações da espécie. Sua presença e abundância dependem de fatores como presença significativa de água e vegetação nativa bem preservada, que permitem o aparecimento de diferentes espécies de animais que pertencem à cadeia alimentar da onça-pintada. Estas características são singulares e são encontradas nas áreas que a Klabin mantém.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".

1 dia atrás  ·