8 de julho de 2019

Klabin tem três projetos premiados pelo Diálogo Florestal

Ações de conservação de recursos hídricos, manejo florestal e agricultura familiar foram destaque

Klabin tem três projetos premiados pelo Diálogo Florestal

Ações de conservação de recursos hídricos, manejo florestal e agricultura familiar foram destaque

Paraná, 08 de julho de 2019 — A Klabin teve três projetos reconhecidos pelo Diálogo Florestal, iniciativa que reúne empresas de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais. As ações são de conservação de recursos hídricos, manejo florestal e agricultura familiar, ocupando os três primeiros lugares da premiação. Os projetos vencedores, que concorreram com trabalhos de empresas de todo o Brasil, foram: Planejamento Florestal – Microbacias e Hidrossolidariedade; Restauração florestal, Formação de Corredores Ecológicos e Conservação de Recursos Hídricos; e Restauração de Manancial de Abastecimento Público e Educação Ambiental.

O reconhecimento reforça a política de sustentabilidade da Klabin e sua preocupação com as comunidades próximas às suas operações. Sua atuação socioambiental engloba desde iniciativas de diálogo e engajamento, até gestão de impactos nessas localidades. “Somos pioneiros na criação e manutenção de mosaicos florestais, entremeando florestas plantadas e  preservação de matas nativas, com  a criação de corredores ecológicos que permitem o trânsito de uma biodiversidade riquíssima. Além disso, ajudamos na conservação de recursos hídricos que abastecem diversas comunidades e desenvolvemos programas voltados à agricultura familiar”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

O Diálogo Florestal é uma iniciativa independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores. O prêmio visa fortalecer e multiplicar ações de conservação do meio ambiente no Brasil. Os projetos inscritos pelas empresas são avaliados pela comissão do Diálogo Florestal por meio de quatro critérios: ambiental, hidrológico, social e econômico.

Sobre os projetos

Planejamento Florestal: Microbacias e Hidrossolidariedade – envolve o desenvolvimento de uma matriz de avaliação de impactos das operações florestais no meio ambiente e nas comunidades, com parâmetros para indicar medidas mitigatórias, integrando a produção aos cuidados com a biodiversidade e redução de impactos sociais.

Restauração florestal, formação de corredores ecológicos e conservação de recursos hídricos – destinado ao desenvolvimento do programa Matas Legais, que compreende ações de restauração florestal de áreas de preservação permanente e de educação ambiental para parceiros do Fomento Florestal.

Restauração de manancial de abastecimento público e educação ambiental – Trabalho de restauração florestal realizado por meio do programa Matas Sociais, que tem como objetivo o fortalecimento ambiental, social e econômico de pequenas e médias propriedades rurais da agricultura familiar.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Alessandro Abate – (11) 3323-1595 – alessandro.abate@inpresspni.com.br

Jordan Fraïberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br

“Sim, tem um colchão aqui dentro”. É com esse slogan que a Zissou reinventou a forma como se compra colchões. Tínhamos o desafio de desenvolver uma embalagem que se adequasse ao produto, e nós fizemos! A solução da Klabin transmite o conceito de forma clara e o sucesso foi tão grande que nós expandimos juntos: fizemos também as embalagens dos travesseiros e das caminhas para pets da Zissou. Ah, e aproveita que hoje é o Dia do Amigo e marca aquele BFF que te troca sempre por um colchão quentinho... #FuturoRenovável #EmbalagensdoFuturo

#PraCegoVer Imagem com quatro embalagens da Klabin produzidas para a Zissou, uma de colchão, duas de travesseiro e uma de cama de pet. Há o texto “Papel, a embalagem do futuro”. No canto inferior esquerdo, nosso logo Klabin.