Unidades de Negócio
27 de julho de 2017

Klabin registra crescimento de 11% no Ebitda do segundo trimestre de 2017

• O Ebitda ajustado da companhia atingiu R$ 595 milhões no segundo trimestre de 2017, aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2016.
  • Impulsionado pelo aumento das vendas de celulose, o volume de vendas total alcançou 777 mil toneladas no segundo trimestre de 2017, crescimento de 23% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
  • A Unidade Puma concluiu com êxito o processo de ramp up no segundo trimestre deste ano, atingindo o custo caixa de produção de celulose planejado pela Klabin.
  • A estratégia da companhia para o segmento de conversão impulsionou as vendas dos produtos convertidos (embalagens de papelão ondulado e sacos industriais) no segundo trimestre deste ano, que foi de 190 mil toneladas, 8% maior que o segundo trimestre de 2016.

São Paulo, 27 de julho de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de única empresa do País a produzir em uma mesma unidade industrial celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, registrou seu 24º trimestre consecutivo de crescimento nos resultados financeiros. A companhia atingiu R$ 595 milhões de Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no segundo trimestre de 2017, o que representa 11% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016.

Neste segundo trimestre do ano, a companhia destaca em seu balanço financeiro o elevado e contínuo desempenho da Unidade Puma que, após a parada anual para manutenção, realizada no final de março deste ano, concluiu o processo de ramp up e atingiu volume de vendas de celulose de 337 mil toneladas no 2T17, resultado 12% maior na comparação com o 1T17. Do volume de vendas do segundo trimestre deste ano, 252 mil toneladas foram de celulose de fibra curta e 85 mil toneladas de celulose de fibra longa e fluff.

A performance da Unidade Puma impulsionou o volume total de vendas da Klabin no segundo trimestre de 2017, que somado ao bom desempenho das unidades de papéis e conversão, atingiu 777 mil toneladas (sem incluir madeira), volume 23% maior em relação ao segundo trimestre de 2016. A receita líquida de vendas totalizou R$ 1.984 milhões no segundo trimestre deste ano, 17% superior ao mesmo período do ano anterior.

Outro destaque é a evolução no volume de vendas dos produtos de conversão, no qual a Klabin cresceu 8% no segundo trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação semestral, o aumento foi de 10% este ano em relação a 2016. Esse avanço foi incentivado pelas aquisições no mercado de papelão ondulado no final de 2016 (Embalplan e Hevi Embalagens) e demonstram a capacidade de adaptação e competitividade da Klabin em diferentes mercados e cenários adversos.

Investimentos

A Klabin investiu R$ 209 milhões no segundo trimestre de 2017, sendo R$ 43 milhões direcionados à Unidade Puma, R$ 64 milhões para as operações florestais, R$ 87 milhões destinados à continuidade operacional das fábricas e R$ 15 milhões em projetos de alto retorno que visam melhorar o desempenho da companhia em todos os segmentos em que atua.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".