21 de outubro de 2014

Klabin realiza trabalho para a conservação da biodiversidade no Paraná

O Parque Ecológico protege espécies nativas ameaçadas de extinção como o Puma e o Veado-bororó, além de contar com 7 mil hectares de mata nativa

Telêmaco Borba, 21 agosto de 2014 – A preservação da biodiversidade faz parte do dia a dia das atividades realizadas pela Klabin. Exemplo disso é o trabalho realizado no Parque Ecológico, mantido na Fazenda Monte Alegre, no Paraná. Atualmente, a área do parque protege espécies ameaçadas de extinção, promove atividades de educação ambiental e realiza pesquisas científicas sobre a vida silvestre.

Com 11 mil hectares, dos quais sete mil são considerados matas nativas, o Parque Ecológico abriga 200 animais de 50 espécies diferentes, como o Puma, o Veado Catingueiro e a Anta Brasileira. Os animais que ainda não possuem condições para voltar ao meio silvestre, ficam abrigados no parque, onde diversas ações são realizadas para garantir a reprodução dessas espécies.

O trabalho de reprodução em cativeiro vem alcançando evoluções significativas. Neste ano, o parque celebrou o primeiro nascimento natural de um filhote do veado-bororó, que está em grande risco de extinção na região devido à perda de seu habitat e à caça. Esta conquista tem valor especial, já que a espécie veado-bororó reproduz apenas um filhote por ano, em virtude da gestação da espécie ser de aproximadamente sete meses de duração.

Além de todo comprometimento com a reprodução em cativeiro, o Parque Ecológico trata ainda de animais vítimas de atropelamento nas rodovias e estradas da região. Levados para tratamento no hospital veterinário no parque, os animais têm a oportunidade de recuperação.

Criado em 1980, o parque reflete o trabalho e a preocupação da empresa na conservação da biodiversidade na região, além de promover a educação ambiental aos estudantes de escolas da região, colaboradores da empresa e comunidade em geral.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2014, a Klabin integra, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".