PressReleases

Press Release
|
21 de outubro de 2014

Klabin realiza trabalho para a conservação da biodiversidade no Paraná

O Parque Ecológico protege espécies nativas ameaçadas de extinção como o Puma e o Veado-bororó, além de contar com 7 mil hectares de mata nativa

Telêmaco Borba, 21 agosto de 2014 – A preservação da biodiversidade faz parte do dia a dia das atividades realizadas pela Klabin. Exemplo disso é o trabalho realizado no Parque Ecológico, mantido na Fazenda Monte Alegre, no Paraná. Atualmente, a área do parque protege espécies ameaçadas de extinção, promove atividades de educação ambiental e realiza pesquisas científicas sobre a vida silvestre.

Com 11 mil hectares, dos quais sete mil são considerados matas nativas, o Parque Ecológico abriga 200 animais de 50 espécies diferentes, como o Puma, o Veado Catingueiro e a Anta Brasileira. Os animais que ainda não possuem condições para voltar ao meio silvestre, ficam abrigados no parque, onde diversas ações são realizadas para garantir a reprodução dessas espécies.

O trabalho de reprodução em cativeiro vem alcançando evoluções significativas. Neste ano, o parque celebrou o primeiro nascimento natural de um filhote do veado-bororó, que está em grande risco de extinção na região devido à perda de seu habitat e à caça. Esta conquista tem valor especial, já que a espécie veado-bororó reproduz apenas um filhote por ano, em virtude da gestação da espécie ser de aproximadamente sete meses de duração.

Além de todo comprometimento com a reprodução em cativeiro, o Parque Ecológico trata ainda de animais vítimas de atropelamento nas rodovias e estradas da região. Levados para tratamento no hospital veterinário no parque, os animais têm a oportunidade de recuperação.

Criado em 1980, o parque reflete o trabalho e a preocupação da empresa na conservação da biodiversidade na região, além de promover a educação ambiental aos estudantes de escolas da região, colaboradores da empresa e comunidade em geral.

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2014, a Klabin integra, pela primeira vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br