Unidades de Negócio
3 de junho de 2015

Klabin realiza audiência pública para construção de Unidade de Logística de Papel e Celulose em Paranaguá

Armazém terá capacidade de movimentar 75 mil toneladas de celulose por mês

Paranaguá, 3 de junho de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, realizou na noite de ontem, dia 2 de junho, no Teatro Municipal Rachel Costa, no Centro Histórico de Paranaguá (PR), uma audiência pública de apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança da companhia, referente à implantação da Unidade Logística de Papel e Celulose. Mais de 300 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a participação de representantes da Klabin, moradores e autoridades públicas.

Na ocasião, os moradores da região puderam tirar dúvidas e se posicionarem sobre o empreendimento. A construção deste armazém está contemplada no planejamento para a eficiência logística do Projeto Puma, nova fábrica de celulose da Klabin em construção na cidade de Ortigueira (PR) e que entrará em operação no início de 2016. Hoje, a Klabin já possui uma operação logística terceirizada em Paranaguá, mas o novo espaço permitirá que a empresa possa escoar volumes maiores de sua produção. O armazém terá capacidade de movimentar 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, mas a previsão é que sejam movimentadas 75 mil toneladas por mês, somando 900 mil toneladas por ano.

O objetivo da audiência foi dar transparência sobre a construção do futuro armazém, localizado a apenas cinco quilômetros do Porto de Paranaguá. Este local foi escolhido pela facilidade nas movimentações de cargas e pelo baixo impacto gerado para a população local e ao meio ambiente e atualmente já é um espaço destinado, segundo a lei do Plano Diretor, para operações similares. O empreendimento irá manter a dinâmica e a capacidade da atual ferrovia, havendo interferência mínima nos ramais ferroviários existentes que se encontram dentro do perímetro urbano.

A construção será realizada pela Hochtief do Brasil e as obras vão durar entre 7 e 9 meses. Durante essa fase, serão gerados em torno de 200 empregos e cerca de 100 vagas quando o armazém estiver em operação. A celulose produzida em Ortigueira chegará em Paranaguá via ferrovia. Depois, da nova Unidade Logística até o Porto, o produto percorrerá mais 5 quilômetros via caminhões.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Hoje a gente manda um grande abraço pra piazada de Rio Negro, lá no Paraná. Essa cidade, que fica na divisa com o estado de Santa Catarina, está completando 149 anos. Temos a certeza de que essa parceria ainda nos trará muitos resultados positivos e, por isso, trabalhamos diariamente comprometidos com o desenvolvimento e a sustentabilidade, respeitando a população e a fauna e flora da região.

Nosso parabéns a todos os rio-negrenses!

#PraCegoVer Imagem em comemoração ao aniversário de Rio Negro, há a silhueta de uma mulher preenchida com a foto da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Coluna e o portal de entrada da cidade, além do texto “Nos três anos que estamos aqui, produzindo embalagens de papelão ondulado, a Klabin só tem orgulho de fazer parte da história e do desenvolvimento da cidade. Parabéns Rio Negro!”. No canto inferior direito, nosso logo Klabin.

6 dias atrás  ·