18 de março de 2019

Klabin promove Remada Ambiental no Rio Tibagi, em Telêmaco Borba

Ação comemorativa ao Dia Mundial da Água vai promover a limpeza de um trecho urbano do Rio

Klabin promove Remada Ambiental no Rio Tibagi, em Telêmaco Borba

Paraná, 18 de março de 2019 – Na próxima quarta-feira (20) a Klabin, com o apoio da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e Copel (Companhia Paranaense de Energia), realiza a Remada Ambiental Rio Tibagi. A ação, que tem como objetivo a conscientização sobre a poluição de rios e mares e também a educação ambiental para a coleta seletiva, será realizada no Parque do Rio Tibagi e terá início às 8h com a concentração de voluntários.

O ponto de encontro é o Parque, na PR-160, próximo à ponte. Após um breve cadastro, os voluntários receberão os EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários e serão levados de ônibus até o ponto de captação de água da Sanepar, onde os botes infláveis estarão preparados para a descida de cerca de 4 km, para retirar os resíduos. A expectativa é que a remada dure cerca de duas horas.

Os voluntários que não quiserem remar os quatro quilômetros, podem participar da ação em um percurso menor, montado nas proximidades do Parque do Rio Tibagi, ou ainda na separação dos resíduos. O evento ainda contará com atividades de educação ambiental para quem quiser prestigiar.

Todo o resíduo coletado será destinado à Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba e o que for considerado rejeito será encaminhado à Central de Resíduos da Klabin.

“Esta ação conjunta de limpeza do Rio Tibagi é de extrema importância para a preservação do meio ambiente, onde unimos esforços entre empresas e a comunidade em prol do cuidado com o meio ambiente e o futuro do planeta. O evento está embasado na Política de Sustentabilidade da Klabin e em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destacou o Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Cesar Batista Nogueira.

ExpoTelêmaco 2019

Com um estande que vai relembrar a história da Klabin na região e a criação do município de Telêmaco Borba, a companhia levará ao público da ExpoTelêmaco conhecimento e interatividade. Com painéis ilustrados, uma linha do tempo vai contar a vinda da empresa, suas expansões, até os tempos atuais com dados de produção de papéis e florestas. Realizada pela prefeitura do município, a exposição comemora os 55 anos de emancipação de Telêmaco Borba (21/03) e acontecerá entre os dias 19 a 24 de março, no Centro de Eventos do município.

Este ano a Klabin terá novidades no estande. Aliando história e interação, quem visitar o espaço poderá ter a experiência virtual de operar uma máquina florestal nos simuladores, além de poder tirar uma foto para postar nas redes sociais e recarregar o celular com um equipamento abastecido por energia solar.

Trazendo sustentabilidade para o evento, a Klabin doou 700 toneladas de areia para a pavimentação do Centro de Eventos. Essa areia é um resíduo do processo produtivo da fábrica de Monte Alegre que é utilizado como matéria-prima para alguns subprodutos na Central de Resíduos.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Jordan Fraïberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br

Já ouviu falar que cozinhar é um ato de amor? 🥰 Nossas embalagens para alimentos garantem que esse cuidado chegue até você e sua família da melhor forma. Sabe como? Aqui na Klabin, o papel usado para embalar produtos alimentícios é desenvolvido a partir de fibras limpas 100% celulose, que estão sendo usadas pela primeira vez. É isso que mantém os produtos longe de contaminações, desde a farinha de trigo do pãozinho do nosso café da manhã até as frutas produzidas aqui no Brasil e que viajam mundo afora protegidas pelas nossas embalagens. 🌱🌎 Quer saber mais? Acesse bit.ly/KlabinEmbalagensdoFuturo #EmbalagensdoFuturo #FuturoRenovável

#PraCegoVer Imagem com embalagens da Klabin para produtos alimentícios. Há o texto “Papel, a embalagem do futuro”, no canto inferior direito, nosso logo Klabin.