PressReleases

|
20 de março de 2019

Klabin participa de reunião sobre Resíduos Sólidos na Câmara Municipal de Telêmaco Borba

Klabin participa de reunião sobre Resíduos Sólidos na Câmara Municipal de Telêmaco Borba

Paraná, 20 de março de 2019 – Na tarde desta quarta-feira, 20/03, a convite do vereador Élio Cesar Marcondes (Fubá), representantes da Klabin participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Telêmaco Borba sobre a destinação dos resíduos sólidos do município. O evento contou ainda com a presença das lideranças da COOPATB (Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba) e do secretário de Obras e Serviços Públicos, João Henrique Kroll.

A reunião abordou a importância da coleta seletiva, o papel da população em relação à separação dos materiais e a importância da educação ambiental para a gestão dos resíduos. Também foram apresentadas as dificuldades da coleta na cidade, o que impacta atualmente no baixo índice de reciclagem do município. Um dos pontos principais é a necessidade de renovação da Licença de Operação das instalações da Cooperativa, utilizadas pelos catadores.

“A Klabin apoiará tecnicamente a Prefeitura para a obtenção da Licença de Operação (LO) da Cooperativa, possibilitando um imediato aumento no recebimento de material pelos catadores”, afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. Outro passo importante, também de iniciativa da companhia, será a implantação de um projeto piloto de coleta seletiva nos bairros Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (BNH) e Jardim Bandeirantes. Com o projeto, a Klabin fará a distribuição de embalagens retornáveis para as casas e apoiará uma campanha de conscientização ambiental para engajamento da população e das escolas.

Sobre o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin
Desenvolvido em parceria com o Consórcio Caminhos do Tibagi, o programa auxilia na gestão dos resíduos sólidos de sete municípios: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Ventania e Telêmaco Borba.

Desde o início dos planos de ação do programa, a Klabin atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município, forneceu estruturas ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. O Programa ainda prevê o processo de licenciamento ambiental para viabilizar o Aterro Sanitário Consorciado, e educação ambiental nas escolas municipais, com foco na coleta seletiva e reciclagem.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli
Juliana Onofri
 – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Jordan Fraïberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".
... Ver MaisVer mais

12 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube