Social e Cultura
27 de março de 2017

Klabin leva projeto Vôlei em Rede para Telêmaco Borba e Ortigueira

Programa do Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho, beneficiará mais de 180 alunos de escolas públicas de Telêmaco Borba e Ortigueira, no Paraná

Paraná, 27 de março de 2017 – A Klabin participou hoje da solenidade de inauguração de mais uma etapa do projeto Vôlei em Rede – Núcleos Paraná, em Telêmaco Borba, que contou com a presença do técnico de voleibol multicampeão e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho. O programa tem como objetivo principal ensinar o voleibol de forma lúdica para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino incluindo valores essenciais para a formação de cada um deles. Com isso, espera proporcionar uma experiência positiva com o esporte, estimular hábitos mais saudáveis e tornar mais ativa a vida destes jovens. A Klabin, que tem unidades industriais e áreas florestais nos dois municípios, está patrocinando o projeto.

Na região dos Campos Gerais, a iniciativa contará com dois novos núcleos, no Colégio Estadual Wolf Klabin, em Telêmaco Borba, e no Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, que atenderão cerca de 180 alunos (de 9 a 15 anos) a partir de abril. As aulas de vôlei serão realizadas nessas escolas e ministradas por professores da rede estadual treinados pela Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, que prioriza a transmissão de valores do esporte e não somente a formação de atletas. Além da aplicação da metodologia, o Instituto fornece todo o material técnico necessário.

“Estamos muito felizes por trazer esse projeto para os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento social das regiões onde atua dentro de nossa política de sustentabilidade. O desenvolvimento da prática esportiva na infância e juventude traz benefícios para toda a vida, ainda mais quando essas atividades permitem trabalhar conceitos de cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina e autonomia, como a metodologia desenvolvida pelo Bernardinho para este projeto”, ressalta o diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini.

O evento de inauguração contou com a presença do técnico e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho; do diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin, Francisco Razzolini; da secretária estadual de Educação do Paraná, Ana Seres; do chefe do Departamento de Educação Básica da secretaria de Estado da Educação, Cassiano Ogliari; do prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; do chefe do núcleo regional de Educação de Telêmaco Borba, Sueli Aparecida Martins; da diretora do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, Irene Bilik; e da diretora do Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, Cirlene da Aparecida dos Santos Vargas Martins; entre outras autoridades presentes. A solenidade contou também com as presenças de duas ex-atletas, Ana Maria Volpone e Gisele Miró, madrinhas dos núcleos Paraná do Instituto Compartilhar.

O Vôlei em Rede – Núcleos Paraná, foi criado em 1997 pelo técnico Bernardinho em uma parceria com o Governo do Estado do Paraná através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo. A experiência bem-sucedida na época deu origem ao Instituto Compartilhar, que atualmente beneficia 3,7 mil crianças e adolescentes dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além da Klabin, são parceiros do projeto a Unilever e a Sanepar, todas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".