25 de junho de 2015

Klabin lança Relatório de Sustentabilidade 2014

Em sua 16ª edição, publicação traz informações sobre as atividades da empresa nas dimensões social, ambiental e econômica

São Paulo, 25 de junho de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do Brasil, lança seu Relatório de Sustentabilidade 2014, onde relata e ilustra os aspectos mais relevantes da gestão da companhia. O trabalho abrange os resultados obtidos no último ano, as práticas adotadas para alcançá-los e as perspectivas para o futuro.

A publicação, em sua 16ª edição, inova ao reforçar o foco nos temas materiais, com os tópicos de maior relevância para a gestão estratégica da sustentabilidade, e que foram detectados por meio de um amplo trabalho de consulta aos diversos públicos de interesse, o que contribuiu diretamente para a construção da Matriz de Materialidade da empresa.

Entre os principais destaques, estão o plano de ação socioambiental para o desenvolvimento territorial dos municípios influenciados pelo Projeto Puma, nova fábrica de celulose em construção na cidade de Ortigueira (PR); o apoio na conquista da certificação florestal para um grupo de 42 produtores rurais fomentados da região do Médio Rio Tibagi (PR), que reconhece o plantio responsável e confere benefícios para toda a cadeia produtiva; e o reconhecimento de boas práticas de manejo florestal pelo Carbon Disclosure Project (CDP), importante organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à sustentabilidade.

O relatório também traz os investimentos na ampliação do uso de fontes renováveis na matriz energética. Nos últimos anos, a Klabin tem substituído progressivamente o óleo combustível pela biomassa (resíduos vegetais da operação florestal) na alimentação das caldeiras, alcançando, em 2014, o índice de 86,5% na utilização de fontes renováveis para a geração de energia.

Essas e outras iniciativas sobre a atuação sustentável da Klabin estão disponíveis no Relatório de Sustentabilidade 2014, elaborado com base nas orientações da Global Reporting Initiative (GRI), organização não-governamental referência em metodologia para a prestação de contas aos públicos de interesse de corporações do mundo todo.

Acesse a versão completa no relatórioklabin.com.br

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Vera Aranha – (11) 3046-7714 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Renata Victal – (11) 3323-3787 – renata.victal@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 –  giovana.savine@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".