Projetos Sociais
20 de março de 2015

Klabin incentiva a leitura com Projeto Crescer Lendo em Lages

Ação atinge 210 crianças do CEIM Irmã Dulce, localizado próximo à unidade da empresa na cidade

Lages, 20 de março de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, em parceria com a ONG United Way Brasil e o Instituto Avisa Lá, desenvolveu o Projeto Crescer Lendo, que tem como objetivo incentivar a leitura na sala de aula para crianças de até seis anos. A inciativa envolve desde a capacitação de profissionais de ensino, doação de cantinhos de leitura e uma oficina destinada aos pais, alunos e voluntários. Ao todo, oito municípios serão beneficiados pela iniciativa. Em Lages, o CEIM Irmã Dulce recebeu o Projeto, que impactou cerca de 210 crianças.

O Projeto Crescer Lendo é dividido em três etapas. A primeira, focada na capacitação, aconteceu durante o segundo semestre de 2014 e foi liderada pelo Instituto Avisa Lá. Responsável pela formação de profissionais da rede de ensino infantil (técnicos da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores), o instituto formou mais de 200 profissionais para o tema de leitura por meio de um ambiente virtual.

A segunda etapa foi a doação de Cantinhos de Leitura. Uma escola em cada um dos oito municípios, que fazem parte do Projeto, recebeu uma estrutura com 450 livros dentro das salas de aula. O acervo foi apontado pelo Instituto Avisa Lá como a melhor literatura infantil. Para concluir a inciativa, uma Oficina de Contação de Histórias destinada aos voluntários da Terra Viva (Klabin), pais e alunos foi oferecida pela United Way.

Ao todo o Projeto Crescer Lendo estará presente em oito municípios: Otacílio Costa (SC), Correia Pinto (SC), Lages (SC), São Leopoldo (RS), Feira de Santana (BA), Goiana (PE), Betim (MG) e Jundiaí (SP). A expectativa é que 1,5 mil crianças sejam impactadas pelo projeto, que estará em atividade em março. Ainda em 2015, a Klabin prevê levar o projeto para novos municípios do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".