Social e Cultura
10 de abril de 2017

Klabin inaugura Centro de Convivência em Ortigueira

O espaço funcionará em horários diferentes aos do período escolar, com estrutura para oficinas e cursos profissionalizantes

Paraná, 10 de abril de 2017 – A Klabin inaugurou hoje mais um projeto social para o município de Ortigueira (PR), o Centro Municipal de Convivência, Formação Social e Dignidade Humana, no Jardim Kovaleski, localizado ao redor do lago. Com estrutura planejada para estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural de crianças, adolescentes e adultos e favorecer a integração com a comunidade, o Centro de Convivência funcionará no sistema de contraturno escolar (horário oposto ao período escolar).

??Com uma área de 159,53 metros quadrados, conta com três salas destinadas a cursos, espaços de uso múltiplo, pista de skate, além de cozinha, refeitório e banheiros. O Centro possui capacidade para atender aproximadamente 85 pessoas para cursos profissionalizantes, ainda possui infraestrutura para oficinas de informática, marcenaria, atividades de complemento curricular e, futuramente, também receberá ações do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O evento de inauguração contou com a presença da prefeita da cidade, Lourdes Banach, o presidente da Câmara de Vereadores, Edenilson Correia, secretários municipais e outros representantes da comunidade. A partir de agora, as instalações serão geridas pela Prefeitura Municipal de Ortigueira.

A construção do Centro faz parte do Plano de Ação Socioambiental da Unidade Puma, e a necessidade do empreendimento surgiu da demanda da própria comunidade, a partir do amplo processo de consulta pública realizado pela Klabin na região. “Esta é mais uma entrega que reforça o compromisso da Klabin com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. O sistema contraturno permite que a criança realize, em tempo integral, atividades educativas e culturais que complementam o ensino escolar, reduzindo situações de vulnerabilidade e contribuindo para o crescimento de Ortigueira. Além disso, é um importante espaço para capacitação profissional, que possibilita qualificação da mão de obra local para oportunidades de emprego”, diz Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

Inauguração do Centro de Convivência em Ortigueira (da esquerda para a direita): Susimara Campos Carneiro, secretária municipal de Assistência Social; Lourdes Banach, prefeita da cidade; e Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

?

Plano de Ação Socioambiental

Em 2012, a Klabin realizou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional nos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba, áreas de influência direta da Unidade Puma. Por meio de um extenso processo participativo envolvendo diversos públicos das áreas urbanas e rurais, teve origem o Plano de Ação Socioambiental da Unidade, que reúne os investimentos sociais da companhia a partir do financiamento do BNDES, e é composto de projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente e agricultura familiar, entre outros.?

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Agora é a hora de conhecer a Casa Museu Eva Klabin, onde estão muitas obras selecionadas pela colecionadora ao longo de anos, em viagens feitas pelos mais diversos países. Uma verdadeira relíquia! 😍

Assim como Ema e seu museu, Eva Klabin morou nesse espaço durante 30 anos. A sua casa foi uma das primeiras na Lagoa Rodrigo de Freitas e hoje guarda obras que vão desde o Egito Antigo até o Impressionismo. A ideia de abrir a Fundação ao público veio da própria Eva e foi colocada em prática em 1995. Ela queria deixar seu legado para a cidade do Rio de Janeiro, oferecendo uma atividade cultural de qualidade. Aí na foto, você pode ver o Bodoir, um pequeno escritório ligado ao quarto de dormir, cheio de obras de várias partes do mundo! 🌎

Para conhecer o acervo de pertinho, é só ir até a Avenida Epitácio Pessoa, número 2.480, Lagoa, no Rio de Janeiro - RJ. A Casa Museu funciona de terça a domingo, das 14 às 18h, com ingressos gratuitos nos fins de semana e feriados. 🎫

#PraCegoVer card com fotografia do Bodoir na Casa Museu Eva Klabin, destacando as obras renascentistas. Acima à esquerda, está a frase Casa Museu Eva Klabin.

1 dia atrás  ·