11 de janeiro de 2016

Klabin formaliza convênio para pesquisa sobre seu novo saco de papel para café

Embalagem mantém o aroma e o sabor e preserva melhor as qualidades originais dos grãos, permitindo também maior período de armazenamento do produto

São Paulo, 11 de janeiro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, formalizou um convênio com a Universidade Federal de Lavras (MG), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e a Videplast Indústria de Embalagens para a pesquisa “Desenvolvimento de Embalagens e Métodos de Armazenamento para Cafés Especiais”, coordenada pelo o professor do Departamento de Engenharia da UFLA, Flávio Meira Borém. A pesquisa analisa as características de cafés especiais durante todo o processo, do produtor, período de estocagem incluindo a etapa de exportação, armazenamento e consumo no país de destino.

A nova embalagem para café produzida Klabin, em parceria com a Videplast, é fabricada com papel extensível de alta resistência e pode ser impressa em até oito cores. Com capacidade para 30 quilos, é hermética devido ao sistema de fechamento, possui filme de alta barreira e proteção a luminosidade, além de contar com um sistema denominado Easy Open, que facilita a abertura e armazenagem pelo cliente final. Essas inovações garantem segurança e qualidade ao produto, preservando as características originais do café.

Durante o estudo, as análises das propriedades sensoriais, físicas e químicas dos lotes foram realizadas em intervalos determinados. São considerados lotes de café natural e de café cereja-descascado. Ao fim da pesquisa, será possível constatar se os diferentes materiais que constituem essas embalagens proporcionam resultados positivos para a manutenção dos atributos sensoriais dos cafés especiais.

O projeto, formalizado na última quarta-feira (6/1), também conta com a colaboração da Bourbon Specialty Coffees e da Carmocoffees. Representantes das empresas e instituições estiveram na UFLA para assinar o convênio, durante solenidade realizada no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Vera Aranha – (11) 3046-7714 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Renata Victal – (11) 3323-3787 – renata.victal@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 –  giovana.savine@inpresspni.com.br