14 de maio de 2015

Klabin firma parceria com CNPq para pesquisas de sustentabilidade em Otacílio Costa

Iniciativa visa desenvolver novas técnicas de reaproveitamento de resíduos sólidos

Otacílio Costa, 14 de maio de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, buscando práticas cada vez mais sustentáveis, firmou parceria com o principal órgão de pesquisas do país, o CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas. O projeto, que já foi iniciado, tem como objetivo desenvolver novas técnicas de reaproveitamento dos resíduos sólidos consequentes das atividades industriais da unidade da companhia em Otacílio Costa (SC), responsável pela produção de papéis tipo kraftliner, usado na fabricação de embalagens de papelão ondulado.

Pioneira no setor, a ação consiste na concessão de bolsas de estudo destinadas a profissionais que atuam em pesquisas aplicadas ou de desenvolvimento tecnológico. Com duração de 36 meses, os programas serão orientados por três linhas de pesquisa, que são estudadas ao mesmo tempo: a primeira consiste na utilização destes resíduos para a fabricação de um gel polímero, a segunda buscará incorporar estes resíduos aos clinquers – pelotas inorgânicas que são transformadas em cimento -, e a terceira pretende misturar este material a um tipo de argamassa. Todas terão o mesmo foco: não recorrer ao descarte de resíduos sólidos em aterros.

Para atingir este objetivo, os pesquisadores terão de estudar diferentes formas para aproveitar todo o resíduo cedido pela Klabin na produção de cimentos alternativos. O material poderá ser utilizado na pavimentação de calçadas, fabricação de lajotas, entre outros fins, reutilizando completamente os componentes que seriam descartados. As pesquisas serão realizadas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O trabalho está sendo realizado por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), criado em 1987, em uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do CNPq. O Programa utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de fomento tecnológico, criado especialmente para agregar profissionais qualificados em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, além de formar e capacitar para que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em http://www.klabin.com.br

Sobre o CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br

Já ouviu falar que cozinhar é um ato de amor? 🥰 Nossas embalagens para alimentos garantem que esse cuidado chegue até você e sua família da melhor forma. Sabe como? Aqui na Klabin, o papel usado para embalar produtos alimentícios é desenvolvido a partir de fibras limpas 100% celulose, que estão sendo usadas pela primeira vez. É isso que mantém os produtos longe de contaminações, desde a farinha de trigo do pãozinho do nosso café da manhã até as frutas produzidas aqui no Brasil e que viajam mundo afora protegidas pelas nossas embalagens. 🌱🌎 Quer saber mais? Acesse bit.ly/KlabinEmbalagensdoFuturo #EmbalagensdoFuturo #FuturoRenovável

#PraCegoVer Imagem com embalagens da Klabin para produtos alimentícios. Há o texto “Papel, a embalagem do futuro”, no canto inferior direito, nosso logo Klabin.