14 de maio de 2015

Klabin firma parceria com CNPq para pesquisas de sustentabilidade em Otacílio Costa

Iniciativa visa desenvolver novas técnicas de reaproveitamento de resíduos sólidos

Otacílio Costa, 14 de maio de 2015 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, buscando práticas cada vez mais sustentáveis, firmou parceria com o principal órgão de pesquisas do país, o CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas. O projeto, que já foi iniciado, tem como objetivo desenvolver novas técnicas de reaproveitamento dos resíduos sólidos consequentes das atividades industriais da unidade da companhia em Otacílio Costa (SC), responsável pela produção de papéis tipo kraftliner, usado na fabricação de embalagens de papelão ondulado.

Pioneira no setor, a ação consiste na concessão de bolsas de estudo destinadas a profissionais que atuam em pesquisas aplicadas ou de desenvolvimento tecnológico. Com duração de 36 meses, os programas serão orientados por três linhas de pesquisa, que são estudadas ao mesmo tempo: a primeira consiste na utilização destes resíduos para a fabricação de um gel polímero, a segunda buscará incorporar estes resíduos aos clinquers – pelotas inorgânicas que são transformadas em cimento -, e a terceira pretende misturar este material a um tipo de argamassa. Todas terão o mesmo foco: não recorrer ao descarte de resíduos sólidos em aterros.

Para atingir este objetivo, os pesquisadores terão de estudar diferentes formas para aproveitar todo o resíduo cedido pela Klabin na produção de cimentos alternativos. O material poderá ser utilizado na pavimentação de calçadas, fabricação de lajotas, entre outros fins, reutilizando completamente os componentes que seriam descartados. As pesquisas serão realizadas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O trabalho está sendo realizado por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), criado em 1987, em uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do CNPq. O Programa utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de fomento tecnológico, criado especialmente para agregar profissionais qualificados em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, além de formar e capacitar para que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em http://www.klabin.com.br

Sobre o CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".