25 de novembro de 2016

Klabin é eleita “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de Sustentabilidade

São Paulo, 29 de novembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens e papelão ondulado e sacos industriais, foi eleita a “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de? Sustentabilidade 2016. A companhia também figura como a mais sustentável do setor de papel e celulose, ao alcançar notas acima da média em indicadores-chave avaliados, como mudanças climáticas, relação com a comunidade, direitos humanos, gestão de fornecedores e outros.

A Unidade Puma, nova fábrica de celulose da Klabin, é o grande destaque da edição, pel?os esforços da companhia em ?torná-la? uma fábrica exemplar desde a? sua? idealização. Segundo a publicação, é inegável que a Unidade Puma – maior investimento dos 117 anos de história da Klabin –, sob a óptica ambiental, traz avanços únicos para a indústria de papel e celulose no país. Entre os ?elementos sustentáveis reconhecidos, se sobressaem o planejamento da Unidade baseado na economia circular, a questão energética – cuja capacidade da fábrica é gerar 270 MW de energia renovável -, e a economia de água.

O pioneirismo da Klabin na seara da sustentabilidade também foi ressaltado na avaliação. A companhia, que adotou ainda nos anos 60 o plantio em formato de mosaico, que favorece a diversidade da fauna e da flora nas florestas, foi precursora nas Américas na conquista de certificação internacional que atesta suas práticas sustentáveis de manejo florestal. A reportagem do Guia EXAME também destaca que nenhuma empresa do setor de papel e celulose tem uma área tão extensa e privilegiada em termos climáticos quanto a Klabin, que no Paraná registra a maior produtividade florestal do Brasil.

Nesta edição, o Guia contou com a participação de 190 empresas, das quais 69 foram eleitas as mais sustentáveis em 19 setores da economia. Também foram nomeadas empresas-destaque em dez categorias especiais, além da Empresa Sustentável do Ano.

O Guia EXAME nasceu em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país. Desde 2007, a metodologia usada pela EXAME para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é referência no tema no país.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Vera Aranha – (11)– 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br