25 de novembro de 2016

Klabin é eleita “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de Sustentabilidade

São Paulo, 29 de novembro de 2016 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens e papelão ondulado e sacos industriais, foi eleita a “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia EXAME de? Sustentabilidade 2016. A companhia também figura como a mais sustentável do setor de papel e celulose, ao alcançar notas acima da média em indicadores-chave avaliados, como mudanças climáticas, relação com a comunidade, direitos humanos, gestão de fornecedores e outros.

A Unidade Puma, nova fábrica de celulose da Klabin, é o grande destaque da edição, pel?os esforços da companhia em ?torná-la? uma fábrica exemplar desde a? sua? idealização. Segundo a publicação, é inegável que a Unidade Puma – maior investimento dos 117 anos de história da Klabin –, sob a óptica ambiental, traz avanços únicos para a indústria de papel e celulose no país. Entre os ?elementos sustentáveis reconhecidos, se sobressaem o planejamento da Unidade baseado na economia circular, a questão energética – cuja capacidade da fábrica é gerar 270 MW de energia renovável -, e a economia de água.

O pioneirismo da Klabin na seara da sustentabilidade também foi ressaltado na avaliação. A companhia, que adotou ainda nos anos 60 o plantio em formato de mosaico, que favorece a diversidade da fauna e da flora nas florestas, foi precursora nas Américas na conquista de certificação internacional que atesta suas práticas sustentáveis de manejo florestal. A reportagem do Guia EXAME também destaca que nenhuma empresa do setor de papel e celulose tem uma área tão extensa e privilegiada em termos climáticos quanto a Klabin, que no Paraná registra a maior produtividade florestal do Brasil.

Nesta edição, o Guia contou com a participação de 190 empresas, das quais 69 foram eleitas as mais sustentáveis em 19 setores da economia. Também foram nomeadas empresas-destaque em dez categorias especiais, além da Empresa Sustentável do Ano.

O Guia EXAME nasceu em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país. Desde 2007, a metodologia usada pela EXAME para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é referência no tema no país.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Vera Aranha – (11)– 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Conhece o Prêmio Jabuti? É um dos maiores reconhecimentos literários do país, criado pela CBL - Câmara Brasileira Do Livro há 60 anos. O escritor Marcus Nakagawa lançou o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo” com o nosso apoio e é um dos finalistas da Categoria Economia Criativa. Os vencedores de todas as áreas serão anunciados no dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estamos muito orgulhosos, na torcida pelo autor e, claro, muitos felizes pela oportunidade de valorizar a escrita e a leitura no Brasil! 📖💚

#PraCegoVer imagem do livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Acima está a frase: "Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa".