Social e Cultura
11 de junho de 2018

Klabin divulga o Resumo Público 2018 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina

Com mais de mil espécies preservadas, o modelo de manejo florestal da Klabin confirma a importância do sistema de mosaicos para a preservação da fauna e da flora local

Santa Catarina, 11 de junho de 2018 – A Klabin disponibilizou o Resumo Público 2018 do seu Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina, que conta com mais de 135 mil hectares de florestas plantadas certificadas e matas nativas preservadas. O documento visa promover as boas práticas de conservação da área florestal da companhia na região, bem como indicadores socioambientais e resultados da preservação e monitoramentos da fauna e da flora catarinense.

O Resumo ressalta a importância do manejo florestal adequado para a preservação do bioma da região. A Klabin é pioneira na adoção do manejo em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que possibilitam a convivência e o trânsito da fauna nativa em seu habitat natural, além de contribuírem diretamente na proteção do solo e da biodiversidade.

O material traz informações sobre as pesquisas que são realizadas para garantir a manutenção e a melhoria da produtividade florestal, monitoramento das bacias hidrográficas, fauna e flora, operações florestais de silvicultura, colheita, construção e manutenção de estradas, programas socioambientais e interação com as comunidades de influência direta e indireta das operações, bem como os canais de comunicação com a companhia. Além de apresentar os dados geoclimáticos da região, os elementos biológicos existentes na natureza local são outro destaque da publicação que apresenta a preservação de 914 espécies da flora nativa e 390 da fauna. Dentro destes números, 128 espécies da flora e 346 da fauna figuram em listas ameaçadas de extinção com status de conservação reconhecido.

Para consultar o Resumo Público 2018 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina da Klabin, acesse: https://www.klabin.com.br/media/2434/resumo_sc_2018.pdf

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3330-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Vinicius Ribeiro – (11) 3323-1629 – vinicius.ribeiro@inpresspni.com.br

Arlete de Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".