PressReleases

Unidades de Negócio
|
16 de março de 2017

Klabin apresenta Diretrizes de Desenvolvimento Regional a 12 municípios do Paraná

Projeto da empresa tem o objetivo de apoiar as autoridades públicas no planejamento e otimização de ações coletivas no território

Paraná, 16 de março de 2017 – A Klabin promoveu um encontro nesta quinta-feira, 16 de março, para apresentar as Diretrizes de Desenvolvimento Regional (DDRs) dos 12 municípios da região dos Campos Gerais, que dividirão o ICMS adicional da Unidade Puma, nova fábrica da empresa localizada em Ortigueira (PR). O evento foi realizado no Harmonia Clube, em Telêmaco Borba (PR), e reuniu os prefeitos e secretários dos municípios, além de líderes empresariais do polo madeireiro da região. O trabalho de identificação das diretrizes faz parte do Plano de Ação Socioambiental do Projeto Puma e está em linha com a Política de Sustentabilidade da empresa que prevê ações para o desenvolvimento local.

As DDRs foram divididas em dimensões estratégicas, elencadas pela consultoria Interação Urbana, contratada pela Klabin, e servirão de guia aos municípios para atuar em conjunto na melhoria de seus indicadores, orientando as prioridades em quatro eixos estabelecidos para o desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e institucional. “A Unidade Puma trouxe diversas oportunidades e possibilidades aos municípios que estão em sua área de influência. As Diretrizes são extremamente estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região, pois aliam uma visão global, integrada e de longo prazo com ações relevantes em áreas prioritárias para a gestão pública”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

As diretrizes priorizam melhorias de grande impacto socioambiental e, além de impulsionar atividades geradoras de emprego, promovem a inserção social e melhor adequação da distribuição de renda. A dimensão econômica, por exemplo, traz propostas desde a valorização da produção da agricultura familiar e turismo regional; na social e na ambiental são priorizadas ações de abastecimento de água e saneamento, saúde, construções de unidades habitacionais e melhorias viárias, além de educação. Já o o eixo institucional destaca a importância da gestão das DDRs de forma colegiada pelos municípios, unindo esforços e otimizando reivindicações que tenham como base o olhar territorial e não mais apenas restrito ao âmbito de cada município.

Durante o evento, foi realizado um exercício prático com os prefeitos e secretários, em que os participantes elegeram prioridades e debateram formas de articulação estratégica e integrada para colocar em prática as diretrizes, levando em consideração a visão ampla e planejamento de longo prazo. Ao final, os representantes das prefeituras elegeram a Agência da Madeira, rebatizada de Agência do Desenvolvimento Regional do Médio Tibagi, para ser o órgão articulador que levará adiante as ações contidas nas DDRs.

Os 12 municípios contemplados nas Diretrizes do Desenvolvimento Regional são: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

#Sextou com uma viagem ao tempo: voltamos 40 anos para contar o dia em que nasceu a Máquina de Papel 7! 💡 Instalada em nossa Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), foi a primeira máquina do Brasil na fabricação de papelcartão para líquidos, e pioneira - mundialmente! - na utilização da mistura de fibras de pinus e eucalipto na produção de papelcartão. Seus números são impressionantes (lá vai uma chuva de zeros), até hoje ela já produziu 10.000.000 de toneladas de papel, o que equivale a ‪40.000.000.000‬ de metros quadrados enrolados e mais de 5.000.000 de bobinas. Eita! Ela é tão chique que iniciou sua produção em 1979 e, em 1980, o Presidente da República, João Figueiredo, esteve presente em uma cerimônia de inauguração do projeto. E aí, você tem alguma memória com a MP7?

#PraCegoVer Fotos em preto e branco da construção da máquina de papel sete.
... Ver MaisVer mais

2 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube