Social e Cultura
27 de abril de 2018

Klabin apoia produtores rurais de Ortigueira (PR) no cultivo de banana

Com incentivo da empresa, agricultores participantes do programa Matas Sociais investem na diversificação da propriedade rural

Paraná, 16 de abril de 2018 – Pequenos produtores rurais de Ortigueira, no Paraná, apostam em um produto que trará diversificação para suas propriedades e aumento de renda: a banana. Agricultores atendidos pelo programa socioambiental Matas Sociais, da Klabin, adquiriram 20 mil mudas de banana, da espécie conhecida como “Nanicão”. Em um ano, a expectativa é que a produção alcance 100 toneladas da fruta, melhorando a renda de aproximadamente 17 famílias envolvidas diretamente no plantio.

A ideia de cultivar banana surgiu da avaliação dos atributos do próprio município, que reúne características como clima quente com umidade equilibrada, baixa ocorrência de geadas, solo fértil e pouco acidentado. A espécie Nanicão é capaz de aproveitar todas essas qualidades para se desenvolver, além de ser uma variedade com boa aceitação no mercado. “Os produtores já tinham como atividades a pecuária e possuíam bananal, a ideia foi fortalecê-las. Começamos com o melhoramento da produção leiteira, que hoje já está mais consolidada, e agora vamos apostar no cultivo da banana”, explica o consultor do Sebrae e parceiro da Klabin no projeto, Lindomar Schimitz.

Na preparação dos agricultores para o trabalho, foram promovidas oficinas de plantio e debate com um potencial comprador do município de Telêmaco Borba (PR) que, atualmente, compra banana do estado de Santa Catarina. “Além de possuir um perfil comprador próximo, os produtores também têm a oportunidade de produzir a banana orgânica e vender para o mercado institucional, destinado à produção de merendas escolares, por exemplo”, observa Schimitz.

A primeira safra está prevista para março de 2019, com colheita estimada em mais de 100 toneladas de banana. A expectativa pela melhora da renda é um estímulo aos produtores. “Saber que tem quem compre, facilita e é uma coisa nova. Vamos tentar e tomara que dê certo”, diz Valdemir de Oliveira Melo, produtor e morador do Assentamento Índio Gaudino.

Matas Sociais

Iniciado em maio de 2015, o programa “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, promovido pela Klabin no Paraná, incentiva a agricultura familiar e auxilia pequenos produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. Em pouco mais de dois anos de atuação, já são 230 propriedades atendidas e mais de 50 ações de capacitação envolvendo manejo agrícola, pecuária, produção orgânica e educação ambiental, entre outras. A iniciativa conta com a parceria da Apremavi, do Sebrae e da The Nature Conservancy (TNC). Recentemente o programa foi reconhecido com o “Selo SESI Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que valoriza ações que contribuem para o desenvolvimento social no estado do Paraná.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br.

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3323-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Vinicius Ribeiro – (11) 3323-1629 – vinicius.ribeiro@inpresspni.com.br

Arlete de Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".

1 dia atrás  ·