Social e Cultura
12 de setembro de 2018

Klabin anuncia a construção de Parque de Plantas Piloto

Investimento representa mais uma importante etapa para o fortalecimento da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da companhia. Além disso, a empresa apresenta durante o evento INOVA Klabin o KlaCup Bio, sua solução para o mercado de copos descartáveis sem a utilização de polietileno

São Paulo, 12 de setembro de 2018 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e a única do País a oferecer ao mercado, a partir de uma unidade industrial totalmente projetada para essa finalidade, celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, anuncia hoje a aprovação de um aporte de R$ 32 milhões para o seu programa de pesquisa e desenvolvimento, que envolve a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).

Trata-se de um empreendimento que permitirá simular uma unidade fabril, onde serão realizados estudos e testes em frentes de pesquisa como a celulose microfibrilada (MFC), que futuramente será incorporada às linhas de produção de papel da companhia, potencializando melhor qualidade e resistência aos produtos Klabin, e a lignina, neste caso, para fins comerciais, permitindo à empresa adentrar em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis. A Klabin, pela sua base diversificada de madeira, tem ligninas de pínus, de eucalipto e da mescla das duas espécies, o que proporciona produtos diferenciados ao mercado.

No ano passado, a companhia inaugurou um moderno Centro de Tecnologia, capaz de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, antecipando tendências e criando tecnologias e aplicações sustentáveis. “Tudo o que realizamos dentro do nosso Centro de Tecnologia é em escala laboratorial. Pouco mais de um ano após sua inauguração, atingimos um nível de maturidade de desenvolvimento que torna necessária a produção de alguns materiais em maior escala, permitindo testes industriais prolongados. Daí a necessidade da criação de um Parque de Plantas Piloto, que deve entrar em operação no quarto trimestre de 2019”, explica Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose da Klabin.

Este ano, a Klabin também anunciou a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis. “O Parque de Plantas Piloto reforça a nossa orientação para o desenvolvimento de soluções bioeconômicas, que valorizam o uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos”, ressalta Razzolini.

KLACUP BIO

Alinhada às grandes tendências de comportamento e atenta aos anseios do consumidor, a Klabin anuncia a produção de um novo papelcartão, específico para o mercado de cup stock. A novidade, batizada de “KlaCup – Bio”, compõe a família de papelcartão para copos, sendo única no mercado brasileiro, pois é produzida com fibras de pínus e eucalipto, mix que garante maior resistência e qualidade de impressão diferenciada, e possui uma barreira biodegradável, eliminando a aplicação de polietileno. A empresa também já desenvolveu o “KlaCup Natural Kraft”, com um dos lados na coloração marrom, típica dos papéis kraft, acompanhando uma tendência de embalagens mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente.

Klabin anuncia a construção de Parque de Plantas Piloto

“Com base em todo o nosso conhecimento e experiência como fabricante de papelcartão paraalimentos líquidos do país, estudamos e desenvolvemos uma solução diferenciada para o mercado de copos descartáveis. O Klacup possui a qualidade já oferecida pela Klabin às maiores indústrias do ramo de alimentos e bebidas”, afirma Flávio Deganutti, diretor Comercial de Papéis da Klabin.

O novo papelcartão, assim como os demais produzidos pela empresa, é feito a partir de florestas plantadas e certificadas, ou seja, fontes sustentáveis e renováveis, além de ser reciclável. Fabricado na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), o KlaCup Natural Kraft já está sendo comercializado pela Klabin e tem apresentado crescente demanda no Brasil.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Agora é a hora de conhecer a Casa Museu Eva Klabin, onde estão muitas obras selecionadas pela colecionadora ao longo de anos, em viagens feitas pelos mais diversos países. Uma verdadeira relíquia! 😍

Assim como Ema e seu museu, Eva Klabin morou nesse espaço durante 30 anos. A sua casa foi uma das primeiras na Lagoa Rodrigo de Freitas e hoje guarda obras que vão desde o Egito Antigo até o Impressionismo. A ideia de abrir a Fundação ao público veio da própria Eva e foi colocada em prática em 1995. Ela queria deixar seu legado para a cidade do Rio de Janeiro, oferecendo uma atividade cultural de qualidade. Aí na foto, você pode ver o Bodoir, um pequeno escritório ligado ao quarto de dormir, cheio de obras de várias partes do mundo! 🌎

Para conhecer o acervo de pertinho, é só ir até a Avenida Epitácio Pessoa, número 2.480, Lagoa, no Rio de Janeiro - RJ. A Casa Museu funciona de terça a domingo, das 14 às 18h, com ingressos gratuitos nos fins de semana e feriados. 🎫

#PraCegoVer card com fotografia do Bodoir na Casa Museu Eva Klabin, destacando as obras renascentistas. Acima à esquerda, está a frase Casa Museu Eva Klabin.

1 dia atrás  ·