PressReleases

|
19 de março de 2019

Klabin adquire tecnologia para extração de lignina em Parque de Plantas Piloto

Novidade permitirá à companhia realizar estudos e testes em larga escala com a substância, voltados para novos fins comerciais

Klabin adquire tecnologia para extração de lignina em Parque de Plantas Piloto

Novidade permitirá à companhia realizar estudos e testes em larga escala com a substância, voltados para novos fins comerciais

São Paulo, 19 de março de 2019 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, adquiriu, recentemente, uma nova tecnologia para extração de lignina, que permitirá à companhia realizar testes em larga escala com o produto.

A aquisição faz parte do aporte divulgado em setembro do ano passado, durante o INOVA Klabin. Na ocasião, a empresa anunciou investimento de R$ 32 milhões em seu programa de pesquisa e desenvolvimento para a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). No local, será possível simular uma unidade fabril para realização de estudos e testes industriais em novas frentes de pesquisa, como a lignina e a celulose microfibrilada (MFC).

“A construção do Parque já foi iniciada e a previsão é que esteja em operação até o final do ano. No local, optamos por instalar uma planta com a tecnologia Lignoboost, fornecida pela Valmet, adquirida recentemente pela companhia, que terá capacidade de produzir até 1 tonelada de lignina por dia”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio de Celulose. “Estamos certos de que a planta permitirá à empresa adentrar em outros mercados, diversificando seus negócios e oferecendo alternativas que valorizam o uso eficiente e responsável dos recursos florestais”, complementa.

A Klabin tem realizado um forte trabalho de pesquisa em seu Centro de Tecnologia, voltado ao desenvolvimento de tecnologias e aplicações sustentáveis. A lignina, produzida em larga escala nas unidades industriais de celulose, poderá ser, também, utilizada para diversos usos, como resinas, utilizada em chapas, compensados e abrasivos; em plásticos, ampliando a porcentagem de matéria-prima renovável e como fibras de carbono, substituindo o uso de materiais de origem fóssil.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Alessandro Abate – (11) 3323-1595 – alessandro.abate@inpresspni.com.br

Jordan Fraïberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

O Projeto Puma II já está a todo vapor e você vai poder acompanhar mês a mês o andamento das obras do nosso novo ciclo de expansão em Ortigueira (PR). Na fase inicial, com duração de 24 meses, teremos a implantação da primeira das duas novas máquinas de papel para embalagens previstas no projeto, além de uma nova linha de produção de celulose. A previsão de investimentos durante os quatro anos de projeto é de R$ 9,1 bilhões, o maior da história da Klabin. Confira os primeiros passos desse novo marco! #Klabin120anos #ProjetoPumaII #KlabinTransforma

#PraCegoVer vídeo de junho do início das obras do Projeto Puma II, na cidade de Ortigueira, no Paraná.
... Ver MaisVer mais

2 dias atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube