Unidades de Negócio
7 de fevereiro de 2018

Klabin adquire participação na startup israelense Melodea Ltd

Negócio reforça os aportes da companhia na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação

São Paulo, 7 de fevereiro de 2018 – Em continuidade à sua estratégia de inovação, a Klabin anuncia a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis. O investimento de US$ 2,5 milhões fortalece a frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Klabin, que está focada na construção de soluções bioeconômicas, que visam o uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos naturais.

O objetivo da Klabin é fazer uso da celulose nanocristalina (CNC) na criação de papéis e embalagens ainda mais resistentes, 100% recicláveis, além de potencializar oportunidades para novos negócios em produtos de base florestal. “A capacidade de adoção da base tecnológica de CNC da Melodea é altíssima, com aplicações potenciais em diversos setores. A CNC, em uma combinação de propriedades como alta cristalinidade, capacidade de formar filmes e estruturas densas e de alta coesão, é uma rota inovadora para o desenvolvimento de barreiras renováveis e sustentáveis em papéis e embalagens, proporcionando mais resistência em relação à penetração de ar, água, vapores e óleos, entre outros; é uma tecnologia com menor impacto ambiental”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia e Unidade de Celulose da Klabin. O trabalho conjunto permitirá à Klabin aperfeiçoar ainda mais as pesquisas e o desempenho das suas linhas de negócio e inovar no sistema de base florestal, de maneira economicamente viável e ambientalmente responsável.

A estratégia desta promissora parceria está pautada nos fundamentos de eficiência operacional e na Política de Sustentabilidade da Klabin, e tem sinergia com a atuação da Melodea em atender a demanda global por materiais inovadores que substituam produtos feitos de base não renovável. “Temos uma notável sinergia com os compromissos de inovação e desenvolvimento sustentável da Klabin e nossa tecnologia contribuirá para incrementar a sua liderança de mercado, com o lançamento de uma nova geração de produtos industriais íntegros e renováveis, baseados em CNC”, ressalta o Doutor Shaul Lapidot, CEO da Melodea.

Este é mais um investimento da Klabin em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Nos últimos três anos, a companhia aportou R$ 70 milhões para completar a integração das frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas florestal e industrial, trazendo uma visão ampla e unificada sobre o tema. Em junho de 2017, a Klabin inaugurou um Centro de Tecnologia, em Telêmaco Borba (PR), que busca antecipar tendências e criar novas tecnologias e aplicações sustentáveis com laboratórios capazes de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, o Centro busca antecipar tendências e criar novas tecnologias e aplicações sustentáveis.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Sobre a Melodea

A Melodea Ltd.é pioneira no desenvolvimento de um processo industrial economicamente viável para extração da celulose nanocristalina, obtida a partir da polpa da madeira e de resíduos da indústria de papel e celulose. A companhia desenvolve ainda tecnologias únicas para aplicação da CNC visando melhorar a resistência e outras propriedades de materiais como bioembalagens, papéis, têxteis, produtos farmacêuticos, cosméticos, tintas e adesivos. Fundada em 2010 por pesquisadores do Departamento de Biotecnologia da Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém, a startup tem desde 2012 participação estratégica do grupo sueco Holmen AB. www.melodea.eu

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Claudia Bogossian – (11) 3323-3834 – claudia.bogossian@inpresspni.com.br

Vinicius Ribeiro – (11) 3323-1629 – vinicius.ribeiro@inpresspni.com.br

Arlete de Oliveira – (11) 3323-1562 – arlete.oliveira@inpresspni.com.br

Agora é a hora de conhecer a Casa Museu Eva Klabin, onde estão muitas obras selecionadas pela colecionadora ao longo de anos, em viagens feitas pelos mais diversos países. Uma verdadeira relíquia! 😍

Assim como Ema e seu museu, Eva Klabin morou nesse espaço durante 30 anos. A sua casa foi uma das primeiras na Lagoa Rodrigo de Freitas e hoje guarda obras que vão desde o Egito Antigo até o Impressionismo. A ideia de abrir a Fundação ao público veio da própria Eva e foi colocada em prática em 1995. Ela queria deixar seu legado para a cidade do Rio de Janeiro, oferecendo uma atividade cultural de qualidade. Aí na foto, você pode ver o Bodoir, um pequeno escritório ligado ao quarto de dormir, cheio de obras de várias partes do mundo! 🌎

Para conhecer o acervo de pertinho, é só ir até a Avenida Epitácio Pessoa, número 2.480, Lagoa, no Rio de Janeiro - RJ. A Casa Museu funciona de terça a domingo, das 14 às 18h, com ingressos gratuitos nos fins de semana e feriados. 🎫

#PraCegoVer card com fotografia do Bodoir na Casa Museu Eva Klabin, destacando as obras renascentistas. Acima à esquerda, está a frase Casa Museu Eva Klabin.

1 dia atrás  ·