Social e Cultura
10 de outubro de 2018

Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba apresentam evolução nos resultados do IDEB 2017

O projeto Klabin Semeando Educação, realizado nos municípios ao longo do ano passado, contribuiu para o excelente resultado

Paraná, 10 de outubro – Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba tiveram destaque positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), evoluindo 16%, 13% e 41% respectivamente em relação a última medição, realizada em 2015. Há mais de um ano as cidades contam com o apoio do projeto Klabin Semeando Educação.

O relatório, divulgado no mês de setembro, é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). De acordo com o resultado, Imbaú foi classificada com nota 4.3, Ortigueira com 4.2 e Telêmaco Borba 4.8.

“Esse resultado é fruto de uma complexa relação de fatores e ações. O Klabin Semeando Educação contribuiu para que houvesse um foco melhor nas ações das escolas em relação aos pilares do IDEB, ao mesmo tempo em que aprofundou as discussões com a comunidade escolar”, comentou Maurício Rodrigues Gil, coordenador da Klabin no projeto Semeando Educação.

Os resultados do IDEB são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2017) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar, do ano passado.

O projeto estabeleceu metas à partir dos resultados do IDEB de anos anteriores. Com isso, cada escola estruturou discussões com diferentes atores da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) analisando causas e propondo soluções, organizadas dentro de um Plano de Ação. “Os objetivos foram traçados com base no potencial de ganho percebido para cada município e desdobrado para cada escola”, acrescentou Gil.

Projeto
O Klabin Semeando Educação nasceu em sintonia com a Política de Sustentabilidade da companhia, considerando sua influência econômica e social na região de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira. A função do projeto é contribuir com o fortalecimento da gestão das escolas públicas estaduais e, consequentemente, melhorar os índices de qualidade do ensino básico nesses municípios.

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".

1 dia atrás  ·