Social e Cultura
10 de outubro de 2018

Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba apresentam evolução nos resultados do IDEB 2017

O projeto Klabin Semeando Educação, realizado nos municípios ao longo do ano passado, contribuiu para o excelente resultado

Paraná, 10 de outubro – Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba tiveram destaque positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), evoluindo 16%, 13% e 41% respectivamente em relação a última medição, realizada em 2015. Há mais de um ano as cidades contam com o apoio do projeto Klabin Semeando Educação.

O relatório, divulgado no mês de setembro, é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). De acordo com o resultado, Imbaú foi classificada com nota 4.3, Ortigueira com 4.2 e Telêmaco Borba 4.8.

“Esse resultado é fruto de uma complexa relação de fatores e ações. O Klabin Semeando Educação contribuiu para que houvesse um foco melhor nas ações das escolas em relação aos pilares do IDEB, ao mesmo tempo em que aprofundou as discussões com a comunidade escolar”, comentou Maurício Rodrigues Gil, coordenador da Klabin no projeto Semeando Educação.

Os resultados do IDEB são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2017) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar, do ano passado.

O projeto estabeleceu metas à partir dos resultados do IDEB de anos anteriores. Com isso, cada escola estruturou discussões com diferentes atores da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais) analisando causas e propondo soluções, organizadas dentro de um Plano de Ação. “Os objetivos foram traçados com base no potencial de ganho percebido para cada município e desdobrado para cada escola”, acrescentou Gil.

Projeto
O Klabin Semeando Educação nasceu em sintonia com a Política de Sustentabilidade da companhia, considerando sua influência econômica e social na região de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira. A função do projeto é contribuir com o fortalecimento da gestão das escolas públicas estaduais e, consequentemente, melhorar os índices de qualidade do ensino básico nesses municípios.

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br