PressReleases

Press Release
|
4 de maio de 2015

Fibria e Klabin fecham contrato de fornecimento de celulose de eucalipto para o mercado internacional

O contrato entre as duas empresas estabelece o compromisso firme de aquisição pela Fibria, ou por suas subsidiárias, do volume mínimo de 900 mil toneladas anuais de celulose de fibra curta, que será vendido com exclusividade pela Fibria em países fora da América do Sul.

São Paulo, 04 de maio de 2015 – A Fibria e a Klabin anunciam que aprovaram a celebração de um contrato para fornecimento de celulose de eucalipto (fibra curta), que será produzida na nova fábrica da Klabin em construção na cidade de Ortigueira, no Paraná (Projeto Puma). Com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas, sendo 1,1 milhão de celulose de fibra curta, a fábrica tem seu início de operação previsto para 2016.

O contrato entre as duas empresas estabelece o compromisso firme de aquisição pela Fibria, ou por suas subsidiárias, do volume mínimo de 900 mil toneladas anuais de celulose de fibra curta, que será vendido com exclusividade pela Fibria em países fora da América do Sul. O volume adicional produzido pela nova fábrica será comercializado diretamente pela Klabin, sendo a celulose de fibra curta nos mercados do Brasil e da América do Sul, e a celulose de fibra longa e fluff no mercado global.

“O contrato entre Fibria e Klabin reflete a visão inovadora das duas companhias e cria uma nova referência no mercado. Tal iniciativa é positiva para ambas as partes, agregando eficiência logística, complementaridade estratégica, sinergias e criação de valor compartilhado”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

“O Projeto Puma é o maior investimento da Klabin em seus 116 anos de história e marca o retorno da companhia ao mercado de comercialização de celulose. Aliar a reconhecida competência florestal e industrial da Klabin à experiência comercial da Fibria nesse mercado, em um contrato inédito no setor global de celulose, resultará em uma operação que beneficia ambas as empresas”, destaca o CEO da Klabin, Fabio Schvartsman.

O período do contrato será de 6 anos, sendo 4 anos com volume mínimo de 900 mil toneladas e 2 anos de redução gradual do volume do contrato (o chamado phase out). Os volumes do quinto ano e do sexto ano serão equivalentes a, respectivamente, 75% e 50% do volume entregue no quarto ano do contrato. O volume de vendas previsto em contrato poderá ser reduzido a qualquer tempo, mediante prévio aviso, em até 250 mil toneladas para eventual futura integração em papéis para embalagem da Klabin. O contrato poderá ser renovado mediante acordo das partes. O preço de venda terá por base o preço médio líquido praticado pela Fibria, base FOB (free on board) no Porto de Paranaguá (PR).

Projeto Puma

O Projeto Puma, nova fábrica de celulose da Klabin em construção na cidade de Ortigueira (PR), é o maior investimento da história da companhia. Com aporte de R$ 5,8 bilhões, excluindo-se ativos florestais, melhorias em infraestrutura e impostos, a Unidade terá capacidade para produzir, inicialmente, 1,5 milhão de toneladas de celulose, das quais 1,1 milhão de toneladas de celulose de fibra curta e 400 mil toneladas de celulose de fibra longa, parte dela convertida em fluff (utilizada em fraldas descartáveis e absorventes). A Klabin será a primeira empresa a fabricar a celulose fluff no Brasil, matéria-prima que hoje é 100% importada.

A fábrica será autossuficiente em geração de energia elétrica, com uma produção de 270 MW, dos quais 150 MW serão disponibilizados no sistema elétrico brasileiro – capacidade suficiente para abastecer uma cidade de meio milhão de habitantes. A inauguração da nova planta está prevista para o início de 2016.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa 100% brasileira que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose e cerca de 17 mil trabalhadores, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.

A Fibria possui uma área florestal de aproximadamente 968 mil hectares, localizada em seis estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul). Deste total, mais de 343 mil hectares são destinados à conservação ambiental. A companhia tem uma forte atuação no mercado externo, exportando mais de 90% de sua produção para países da Europa, Ásia e América Latina e Estados Unidos. A Fibria tem ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). A empresa faz parte das carteiras do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&F Bovespa e do DJSI (Índice Dow Jones de Sustentabilidade), da Bolsa de Nova York (NYSE).

Saiba mais em www.fibria.com.br

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 14 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&Fbovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais em www.klabin.com.br

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

O Natal, por essência, já faz a imaginação das crianças voar loooonge. Quem sabe até o Polo Norte? A Klabin ForYou traz uma proposta perfeita para a época: a árvore de natal Eu Amo Papelão, que pode ser personalizada por toda a família, tornando-se única. Viva toda a magia natalina com os pequenos de uma forma lúdica e super criativa.

Depois de pintar e decorar, é só se preparar para esperar o Papai Noel. 🎄🎅 - www.klabinforyou.com.br/especial-natal

#PraCegoVer imagem com fotografia de quatro crianças montando e pintando uma árvore de natal de papelão. No topo, o logo Klabin ForYou e mais abaixo a frase: "A magia do Natal na sua casa."
... Ver MaisVer mais

14 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube