10 de junho de 2019

Durante o mês do meio ambiente, Programa Caiubi promove palestras sobre educação ambiental para as regiões de atuação da Klabin em Santa Catarina

Educadores da região poderão disseminar os conteúdos abordados no curso com seus alunos e comunidade local

Santa Catarina, 10 de junho de 2019 – Durante as comemorações do mês do meio ambiente, a unidade da Klabin em Correia Pinto recebeu a 31ª edição do Programa Caiubi, que teve como tema central a conservação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade.

O Programa, desenvolvido pela Klabin, tem como objetivo capacitar professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e sensibilizá-los para assuntos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente, para que se tornem multiplicadores do tema para alunos e as comunidades em que atuam.

O evento teve sua programação dividida em dois dias, com palestras sobre os programas socioambientais da Klabin, a importância da preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e a sustentabilidade do solo, além de oficinas, dinâmicas e visitas a campo para reforço dos temas abordados. Ao todo, mais de 55 professores dos municípios de atuação da Klabin no estado participaram das atividades.

O Programa Caiubi é desenvolvido em Santa Catarina desde 2007 e tem aproximado a Klabin das comunidades nos 40 municípios do Estado onde a companhia possui operações florestais e industriais, conscientizando a população das ações realizadas pela companhia em prol do desenvolvimento sustentável.

O Programa Caiubi
Com objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores das comunidades em que atua, a Klabin iniciou o Programa Caiubi, no Paraná, em 2001. Em Santa Catarina, o projeto acontece desde 2007 e é promovido em parceria com as Secretarias de Educação. Desde sua criação, já foram realizadas 31 edições, que beneficiaram mais de 550 professores de 1.350 escolas e 178 mil estudantes.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Alessandro Abate – (11) 3323-1595 – alessandro.abate@inpresspni.com.br
Jordan Fraiberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Jordan Fraiberg | +55 (11) 3323-3829 - jordan.fraiberg@inpresspni.com.br
Mayara Brasil | +55 (11) 3323-1629 - mayara.brasil@inpresspni.com.br

Nossa jornada da preservação continua! A estrela de hoje é o Mestre Vidrúcio: para ele, todo dia é dia de refletir sobre os resíduos. 😉 Você sabia que frascos de perfume, garrafas de bebida e potes de conserva devem ser descartados no lixo reciclável? Se o vidro estiver quebrado, é importante embalar o material em jornal ou garrafa pet para evitar acidentes com os profissionais que fazem a coleta. O Mestre Vidrúcio é tão incrível que pode se reinventar infinitas vezes sem nunca perder a pureza. Gostou dele? Coloque a sua reação 😆 😮 💗 nesse post para ajudá-lo a chegar em casa. 😜 Semana que vem apresentaremos mais um mascote da reciclagem, fique ligado! #futurorenovavel #descartederesiduos #meioambiente

#PraCegoVer Imagem do mascote Mestre Vidrúcio, abaixo um labirinto com três emojis de reação do Facebook, que no final chegam em uma lixeira com o símbolo da reciclagem. Há o texto "Desafio. Mestre Vidrúcio em sua casa. Responda com a reação do caminho correto que o levará até a lixeira reciclável. Todo dia é dia para refletir sobre os resíduos". No canto inferior direito, nosso logo Klabin.

1 dia atrás  ·