Social e Cultura
19 de setembro de 2018

Dia da árvore é celebrado na 30ª edição do Programa Caiubi

Educadores da região participaram de mais uma etapa do projeto que engloba capacitação em educação ambiental

Santa Catarina, 19 de setembro de 2018 – Os professores da rede pública dos municípios de Lages, Rio Rufino, Palmeira, Bom Retiro, Urubici, São José do Cerrito e Bocaina do Sul, em Santa Catarina, receberam no mês de setembro, em que se comemora o Dia da Árvore, a 30ª edição do Programa Caiubi, que teve como tema principal o cuidado com os solos e sua relação com a Sustentabilidade Ambiental dos Ecossistemas. O evento, promovido pela Klabin, tem como objetivo capacitar professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A edição, realizada nos dias 12 e 13 de setembro, recebeu cerca de 60 docentes no auditório de Correia Pinto. Os professores doutores em solo Letícia Sequinatto e Osmar Klauberg Filho, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, promoveram palestras e oficinas práticas para os participantes sobre o tema. Outras palestras, atividades lúdicas e visitas a campo foram realizadas pela Klabin, em conjunto com parceiros, e enriqueceram o evento com informações sobre impactos ambientais, fauna, flora, sustentabilidade e manejo florestal. Alguns temas trabalhados no evento foram: Plantações Florestais Sustentáveis e Sistema de Gestão Ambiental (Klabin), Programa Matas Legais (Apremavi), Desmistificando a Fauna (Sumatra) e Protetores Ambientais (Polícia Ambiental).

“O objetivo do projeto é reforçar a sensibilização dos educadores para as questões de sustentabilidade, com o intuito de fomentar multiplicadores desse conhecimento entre os alunos e as comunidades em que atuam, desenvolvendo trabalhos que também contribuam com o conteúdo curricular”, comentou Mireli Pitz, biológa e doutora em produção vegetal da Klabin.

O Programa Caiubi
Com objetivo de disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores das comunidades em que atua, a Klabin iniciou o Programa Caiubi, no Paraná, em 2001. Em Santa Catarina, o projeto acontece desde 2007 e é promovido em parceria com Secretarias de Educação. Desde sua criação a ação já teve 29 edições e beneficiou 1.296 professores de 481 escolas e 166.287 mil estudantes.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 4871-1473 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Juliana Onofri – (11) 4871-1466 – juliana.onofri@inpresspni.com.br

Jordan Fraïberg – (11) 3323-3829 – jordan.fraiberg@inpresspni.com.br

Giovana Battiferro – (11) 3330-3806 – giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Mayara Brasil – (11) 3323-1629 – mayara.brasil@inpresspni.com.br

Sabia que somos pioneiros no desenvolvimento e produção de bandejas para transporte, armazenamento e exposição de frutas no Brasil? 😱 Transporte de alimento é coisa séria, por isso, aqui na Klabin, vamos muito além da embalagem. Pois é! Nossa nova linha de embalagens para transporte de frutas, além de lindas 😍, são produzidas com material feito a partir de fibras limpas e sem nenhum contaminante, o que garante a proteção dos alimentos. Além disso, elas são biodegradáveis e totalmente recicláveis, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente. 🌳 Estamos sempre pensando em unir praticidade e sustentabilidade para que os alimentos cheguem com qualidade até a sua casa. 😉💚🏠 #MuitoAlémDaEmbalagem #EmbalagensdoFuturo #FuturoRenovável

#PraCegoVer: imagem de caixas com frutas em primeiro plano e ao fundo uma ilustração simulando uma paisagem com natureza. Nela há uma cena com duas pessoas. Uma está com a outra nos ombros tentando alcançar uma maçã e ao fundo outra pessoa andando de bicicleta.