Unidades de Negócio
19 de julho de 2013

Com certificação inédita no setor de celulose e papel brasileiro, Klabin reforça segurança de embalagens

Recomendação para a certificação FSSC 22000 atesta capacidade de atendimento à indústria alimentícia e possibilita a ampliação da atuação em outros mercados.

A Klabin é a primeira empresa do setor de celulose e papel do Brasil a receber a certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification 22000), uma das mais avançadas normas utilizadas para assegurar a procedência do papel para embalagem de alimentos.

A nova certificação deve ajudar a expandir os nichos de atuação da empresa. Segundo o Gerente de Qualidade da Unidade Monte Alegre, Flávio Deganutti, a FSSC 22000 credencia a Klabin a ampliar sua atuação em mercados de embalagens que precisem de proteção contra contaminação. “A certificação deve beneficiar a Klabin em outros setores igualmente exigentes. Quem garante segurança às embalagens utilizadas nos produtos que vão à mesa do consumidor pode também oferecer um alto grau de qualidade a outros fabricantes de itens sensíveis”, afirma.

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin possui, desde 2007, a NBR ISO 22000 (Sistema de Gestão de Segurança do Alimento), certificação que estabelece requisitos para identificar e eliminar qualquer perigo físico, químico ou biológico capaz de comprometer a segurança dos alimentos embalados a partir de papéis fabricados pela empresa. A FSSC 22000 foi criada tendo como base a ISO 22000, complementando-a ao especificar claramente os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantam segurança à saúde do consumidor final.

A nova certificação assegura como pré-requisitos a garantia da limpeza e organização da área produtiva; o controle da qualidade da água e do ar que entram em contato com produto; o controle de pragas e vetores no ambiente de produção; e o controle de acesso às plantas. Paralelamente, ao aderir ao FSSC 22000, a empresa fortalece a necessidade de que seus fornecedores atendam aos mesmos pré-requisitos.

De acordo com Deganutti, a unidade agiu rapidamente para atender às exigências da certificação e dará seguimento às melhorias necessárias para garantir a segurança das embalagens produzidas. Ele explica que, por cerca de seis meses, a empresa preparou seus colaboradores e instalações para a acreditação, feita pelo Bureau Veritas. A rápida adaptação reflete o investimento contínuo da Klabin em boas práticas para a padronização de seus processos industriais.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui atualmente 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em três unidades de negócios: Florestal, Papéis (papelcartão e papel kraft) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais).

A gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Por isso, é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Agora é a hora de conhecer a Casa Museu Eva Klabin, onde estão muitas obras selecionadas pela colecionadora ao longo de anos, em viagens feitas pelos mais diversos países. Uma verdadeira relíquia! 😍

Assim como Ema e seu museu, Eva Klabin morou nesse espaço durante 30 anos. A sua casa foi uma das primeiras na Lagoa Rodrigo de Freitas e hoje guarda obras que vão desde o Egito Antigo até o Impressionismo. A ideia de abrir a Fundação ao público veio da própria Eva e foi colocada em prática em 1995. Ela queria deixar seu legado para a cidade do Rio de Janeiro, oferecendo uma atividade cultural de qualidade. Aí na foto, você pode ver o Bodoir, um pequeno escritório ligado ao quarto de dormir, cheio de obras de várias partes do mundo! 🌎

Para conhecer o acervo de pertinho, é só ir até a Avenida Epitácio Pessoa, número 2.480, Lagoa, no Rio de Janeiro - RJ. A Casa Museu funciona de terça a domingo, das 14 às 18h, com ingressos gratuitos nos fins de semana e feriados. 🎫

#PraCegoVer card com fotografia do Bodoir na Casa Museu Eva Klabin, destacando as obras renascentistas. Acima à esquerda, está a frase Casa Museu Eva Klabin.

1 dia atrás  ·