Social e Cultura
18 de abril de 2017

Anfíbio raro em risco de extinção é identificado em unidade de conservação da Klabin

A perereca-de-vidro, que mede entre 19 a 25 mm, é típica da Mata Atlântica Sul do País e pertence à família Centrolenidae

Santa Catarina, 18 de abril de 2017 – A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, registrou pela primeira vez em sua Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Complexo Serra da Farofa, unidade de conservação e preservação ambiental mantida pela empresa, em Santa Catarina, a delicada perereca-de-vidro, anfíbio raro e ameaçado de extinção.

A espécie Vitreorana uranoscopa, que mede entre 19 a 25 mm, é típica da Mata Atlântica Sul do País e pertence à família Centrolenidae. Sua população é pequena e habita fragmentos preservados de mata ciliar e, em épocas reprodutivas, realiza a desova nas folhas que pendem sobre as águas dos riachos. As principais particularidades dessa espécie são o corpo translúcido e sua vocalização, que se assemelha a uma colher que bate em um copo de cristal, som que permitiu que a perereca fosse encontrada.

A identificação do anfíbio foi possível devido às atividades de monitoramento da fauna realizadas pela Klabin, registro que confirma a importância de se manter um ambiente intocado que demonstre condições ideais para manutenção da biodiversidade. Além da perereca-de-vidro, foram diagnosticadas nesta RPPN outras 79 espécies, entre anfíbios, répteis, aves e mamíferos, das quais seis encontram-se nas listas vermelha de espécies ameaçadas de extinção e utilizam esta unidade de conservação como abrigo.

A Klabin mantém programas de monitoramento ambiental da fauna silvestre há 14 anos em Santa Catarina e, durante este período, já identificou mais de 350 espécies da fauna regional nos mais de 11 mil hectares monitorados pela companhia.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Alcione Cavalcante – (11) 3046-7714 – alcione.cavalcante@inpresspni.com.br

Giovana Savine – (11) 3323-1629 – giovana.savine@inpresspni.com.br

Vera Aranha – (11) 3323-3787 – vera.aranha@inpresspni.com.br

Você sabia que a Klabin projetou um bonde aéreo sobre o Rio Tibagi para ligar de forma mais rápida a Unidade Monte Alegre ao Centro de Telêmaco Borba, no Paraná? Mais do que um meio de transporte dos nossos colaboradores, o Bondinho, como é carinhosamente chamado, é também uma atração turística da região. O projeto, inaugurado no dia 11 de novembro de 1959, se mantém em operação até hoje, e possui capacidade para 32 passageiros por cabine, em um percurso de 1.318 metros que leva 3 minutos e 40 segundos.

Já teve a oportunidade de andar no nosso bondinho? Deixe seus parabéns para o aniversariante do dia e conte como foi sua experiência nesse passeio. 🚠🎂

#PraCegoVer série de três fotografias do Bonde da Klabin. A primeira imagem em preto e branco mostra a construção do teleférico, onde ao fundo nove pessoas trabalham em uma cabine, no canto esquerdo está o ano da foto: "1959". A segunda imagem em preto e branco apresenta uma cabine com passageiros e no canto esquerdo o ano da foto: "1989". A última imagem colorida, mostra o teleférico na área de embarque e no canto esquerdo, o ano da foto: "2019".