Florestal

As florestas da Klabin são um patrimônio da empresa e do planeta. E delas nasceu uma consciência que hoje é responsável por uma série de iniciativas sustentáveis que trazem benefícios para todos que habitam em volta.


Meio Ambiente Florestal

Historicamente comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Klabin reserva mais de 40% de suas terras para matas nativas preservadas. E mantém áreas próprias com pínus e eucalipto para a fabricação de seus produtos. Uma das pioneiras na adoção do conceito de desenvolvimento sustentável, a Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose do Hemisfério Sul a receber a certificação Forest Stewardship Council® - FSC® (FSC-C022516) em 1998. No Paraná, a área da Klabin representa a maior mancha verde no Sul do Brasil, facilmente identificável nas fotos de satélite.

Toras de Madeira

Além de atender à demanda de matéria-prima para as fábricas de celulose e papel da Klabin, a Unidade Florestal é a maior fornecedora brasileira de toras de madeira originadas em florestas plantadas e certificadas. As toras de pínus e eucalipto têm origem em florestas que seguem rigoroso plano de manejo, com certificação FSC® (FSC-C022516). São usadas por indústrias moveleiras, construção civil e serrarias.

Manejo Florestal

O manejo da paisagem e o uso múltiplo da floresta são os conceitos direcionadores das atividades florestais da Klabin. É uma conquista com origem na década de 1960, quando foi desenhada a paisagem da Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba: florestas plantadas entremeadas por vastas áreas de matas nativas preservadas, em modelo de mosaico, a marca da empresa. Essa trama permite a proteção de corredores de biodiversidade, com uma rica fauna em seu habitat natural.

O emprego das práticas ambientalmente corretas utilizadas pela empresa em seu manejo florestal, assim como o manejo adequado da paisagem propiciam o excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais.

Resumo Público

Saiba mais sobre o manejo responsável das florestas certificadas da Klabin:

Resumo Público Paraná
Resumo Público Santa Catarina
Resumo Público São Paulo