Klabinna Mídia

|
6 de fevereiro de 2019

Programa Caiubi aborda resíduos sólidos e reciclagem com 14 mil estudantes da região

Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

A missão de compartilhar conhecimentos sobre a destinação correta de resíduos sólidos e desenvolver a consciência ambiental ainda na infância atingiu 14 mil alunos da rede municipal de ensino, em sete municípios do Paraná, onde o Programa Caiubi passou em 2018. O Caiubi é uma iniciativa da Klabin que capacita professores para disseminar conceitos de ecologia e sustentabilidade, além de contribuir com a formação dos estudantes.

Em uma edição inédita, o programa, que há 18 anos é desenvolvido em Telêmaco Borba, aplicou sua metodologia também nos municípios de Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania, aliando teoria à prática sobre gestão e destinação de resíduos sólidos.

Mais de 280 profissionais de educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, passaram por duas capacitações com especialistas e se qualificaram para tratar do tema dentro de sala de aula.

Diversidade de atividades

Cada educador recebeu o desafio de desenvolver trabalhos específicos com suas turmas, que foram expostos nas mostras ambientais realizadas nas escolas, no segundo semestre. Familiares dos estudantes e moradores da comunidade puderam prestigiar os eventos e aprender sobre o tema.

Além disso, durante o ano, alunos e professores realizaram visitas às centrais de reciclagem de seus municípios, desenvolveram jogos pedagógicos com materiais recicláveis, cultivaram hortas nas escolas, assistiram à peça teatral “Capitã Coleta e os amigos da Klabin” e receberam gibis informativos. Essas atividades permitiram que os estudantes ampliassem o conhecimento com diversão e simplicidade.

“O Programa Caiubi foi bastante ativo, tratando de um tema essencial aos municípios que é a correta destinação de resíduos sólidos. É importante que as novas gerações reconheçam a relevância desse assunto e saibam que a reciclagem pode gerar renda às comunidades, além de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse trabalho está alinhado com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.

Aprendizado compartilhado

Confira alguns números gerados pelo Programa Caiubi com foco na temática de resíduos sólidos:

282 professores capacitados.
94 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) envolvidos.
2.500 gibis entregues.
2.500 alunos visitando as centrais de triagem de cooperativas e associações de reciclagem.
10 tablets para premiação nos concursos para mascote, realizados em cinco municípios.
14.007 alunos impactados com as iniciativas.

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

As histórias inspiradoras de nossos colaboradores refletem a nossa relação de carinho com as árvores. Hoje, no Dia da Árvore, olhamos com orgulho para nossas raízes, com a certeza de que um futuro renovável será construído a partir também do cultivo das árvores que preservamos e plantamos. ❤️ #DiadaÁrvoreKlabin #KlabinTransforma ... Ver MaisVer mais

3 dias atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube