Klabinna Mídia

|
22 de março de 2019

Klabin aprimora extração de lignina com uso de tecnologia

Novidade permitirá à companhia realizar estudos e testes em larga escala com a substância, voltados para novos fins comerciais

Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, adquiriu, recentemente, uma tecnologia para extração de lignina, que permitirá à companhia realizar testes em larga escala com o produto.

A aquisição faz parte do aporte divulgado em setembro do ano passado, durante o Inova Klabin. Na ocasião, a empresa anunciou investimento de R$ 32 milhões em seu programa de pesquisa e desenvolvimento para a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). No local, será possível simular uma unidade fabril para realização de estudos e testes industriais em novas frentes de pesquisa, como a lignina e a celulose microfibrilada (MFC).

“A construção do Parque já foi iniciada e a previsão é que esteja em operação até o final do ano. No local, optamos por instalar uma planta com a tecnologia Lignoboost, fornecida pela Valmet, adquirida recentemente pela companhia, que terá capacidade de produzir até 1 tonelada de lignina por dia”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio de Celulose.

A Klabin tem apostado forte em pesquisa em seu Centro de Tecnologia, voltado ao desenvolvimento de tecnologias e aplicações sustentáveis. A lignina, produzida em larga escala nas unidades industriais de celulose, também poderá ser utilizada para diversos usos, como resinas, utilizada em chapas, compensados e abrasivos; em plásticos, ampliando a porcentagem de matéria-prima renovável e como fibras de carbono, substituindo o uso de materiais de origem fóssil.

Assessoria de Imprensa

Contato da Imprensa Klabin S.A.

Juliana Onofri | +55 (11) 4871-1466 - juliana.onofri@inpresspni.com.br
Alessandro Abate | +55 (11) 3323-3829 - alessandro.abate@inpresspni.com.br
Alcione Cavalcante | +55 (11) 4871-1473 - alcione.cavalcante@inpresspni.com.br
Giovana Battiferro | +55 (11) 3330-3806 - giovana.battiferro@inpresspni.com.br

Facebook

Já dizia o poeta: gentileza gera gentileza, e nada melhor para criar essa corrente do bem que o trabalho voluntário, né?!
A Terra Viva - Associação de Voluntários é a nossa rede de voluntariado da Klabin, onde ao longo de 16 anos temos desenvolvido um intenso trabalho para promover melhores condições de moradia, saúde, educação e lazer para muitos brasileiros, além de ações ambientais por todo o país.

Vamos juntos? Participe você também dessa corrente do bem, converse com nossos voluntários associados ou envie um e-mail para terraviva@klabin.com.br e saiba como colocar a mão na massa. 👬👫👭💖

#PraCegoVer fotografia de grupo de voluntários da Terra Viva Goiana em frente ao Hospital do Câncer em Pernambuco durante visita à pacientes.
... Ver MaisVer mais

18 horas atrás  ·  

Visualizar no Facebook

Youtube