Sustentabilidade: o que é e quais os principais desafios?

Sustentabilidade: o que é e quais os principais desafios?

Por definição, a sustentabilidade é a característica de um sistema capaz de se manter funcionando e de se conservar a longo prazo. Na prática, ser sustentável é encontrar maneiras de mobilizar recursos naturais, econômicos e humanos sem esgotá-los e sem dificultar a subsistência das gerações futuras.

 

A ideia de sustentabilidade surgiu primeiro no âmbito ecológico, pelo entendimento de que os recursos naturais existentes no mundo são finitos e de que, a utilização deles exige um equilíbrio estratégico. Depois, o conceito se expandiu e passou a englobar vários outros fatores. Portanto, um projeto sustentável é aquele que integra as dimensões ambiental, econômica e social, prezando por processos éticos e inclusivos. 

Importância da sustentabilidade

Importância da sustentabilidade

Democratizar um modo de vida sustentável é uma ação capaz de mudar o futuro do planeta. Afinal, a responsabilidade socioambiental é a chave para frear o avanço das mudanças climáticas, reduzir a emissão de gases do efeito estufa e amenizar as desigualdades econômicas. Pensar de maneira sustentável é o caminho para uma existência humana mais justa e viável.

 

Nessa caminhada, o setor privado não poderia ficar de fora. Por isso, foi criada a sigla ESG (Environmental, Social, Governance), ou ASG (Ambiental, Social e Governança), em português. O conceito guia os compromissos assumidos por empresas para adotar boas práticas ambientais, sociais e de gestão nas corporações. 

 

A sustentabilidade tem feito parte de cada vez mais planos de negócio. As corporações passaram a empregar uma série de políticas para construir um futuro mais verde e justo, dando preferência a fontes renováveis de energia, diminuindo a emissão de poluentes, trabalhando para o bem-estar das comunidades próximas e buscando uma gestão financeira mais transparente.

ASG para a Klabin

ASG para a Klabin

A Klabin é referência mundial em desenvolvimento sustentável e tem uma agenda especialmente voltada para isso. Atuamos baseados no uso inteligente dos recursos naturais, utilizando a tecnologia para garantir a sustentabilidade e a circularidade em todos os nossos processos.

 

Levamos os conceitos de ASG a sério em todas as etapas da cadeia produtiva: trabalhamos com fornecedores comprometidos com práticas socioambientais responsáveis e investimos em bioprodutos que visam a substituição de matérias-primas não renováveis. Desde 2003, somos membros do Pacto Global da ONU, organização que reforça boas práticas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

 

Além disso, nossos processos incluem iniciativas de responsabilidade social pensadas especialmente para aprimorar o bem-estar de todos aqueles que estão envolvidos e que são impactados direta ou indiretamente pelo nosso trabalho. Nossos colaboradores e residentes de comunidades próximas às nossas áreas florestais e industriais recebem apoio constante.

 

Como líder no mercado de embalagens, a Klabin é, há mais de 120 anos, uma prova de que o desenvolvimento financeiro pode caminhar lado a lado com a responsabilidade socioambiental.

 

Quer saber mais sobre como atuamos a favor de um futuro sustentável? 

Link Painel ASG

Tripé da sustentabilidade

Tripé da sustentabilidade

Já ouviu falar no “tripé da sustentabilidade”? Saiba mais sobre esse importante conceito:

Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental gira em torno do uso responsável e da conservação dos recursos naturais, como as florestas, o solo, a água e a terra, e da preservação de ecossistemas nativos. Em outras palavras, a ideia de sustentabilidade ambiental é que os seres humanos extraiam os meios necessários à sua sobrevivência sem agredir o meio ambiente. As preocupações ligadas à sustentabilidade ambiental envolvem o descarte correto de resíduos, o uso responsável da água, a preservação de espécies ameaçadas de extinção, o combate à caça predatória e a diminuição da poluição. O conceito não se limita apenas à utilização moderada e responsável dos recursos existentes, mas trata também da regeneração deles, como o que ocorre na criação de novas áreas verdes e zonas de reflorestamento.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social diz respeito ao aspecto mais humano do desenvolvimento sustentável. Seu significado está relacionado aos esforços para reduzir as desigualdades, aumentar a qualidade de vida das comunidades, diminuir os índices de violência e promover o bem-estar das pessoas. As iniciativas que partem desse âmbito da sustentabilidade visam melhorar a qualidade de vida da sociedade em geral. Assim, elas costumam incluir o estímulo à diversidade, o fortalecimento de grupos socioeconomicamente vulneráveis e a democratização dos meios de acesso à educação e ao mercado de trabalho, por exemplo.

Sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica está ligada à produção e à distribuição responsável e equitativa de bens e serviços. Em outras palavras, é a capacidade de gerar, distribuir e mobilizar riquezas enquanto se mantém o cuidado com as esferas ambiental e social. Um governo ou empresa que tenha políticas voltadas para a sustentabilidade econômica vai priorizar decisões financeiras inteligentes e responsáveis, que não tragam graves impactos negativos no futuro. Ou seja, o objetivo é que seja possível desenvolver atividades ao mesmo tempo lucrativas e comprometidas com a natureza e com os indivíduos.

Principais ações de sustentabilidade da Klabin

Principais ações de sustentabilidade da Klabin

Uma sociedade sustentável só é possível com o engajamento conjunto entre indivíduos, governo e corporações. Afinal, para que haja mudanças significativas, é necessário que todos os setores da economia se voltem para uma produção responsável.

 

Na Klabin, seguimos a Política de Sustentabilidade, um documento que fundamenta o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Consideramos as dimensões da Sustentabilidade em seu conceito mais amplo: liderança e governança, meio ambiente (considerando a avaliação de riscos e os impactos potenciais positivos e negativos das operações da empresa e nas operações da empresa), capital humano, capital social (que, além da avaliação de riscos e impactos supracitados, inclui aspectos de direitos humanos, fundamentais em todas as nossas relações), modelo de negócios e inovação. 

 

Envolvemos em nossos todas as partes interessadas sobre os quais temos impacto e influência significativa, como colaboradores diretos e indiretos, acionistas, comunidades, biodiversidade, parceiros de negócio (fornecedores e clientes), órgãos públicos, entidades financeiras e do terceiro setor, dentre outros. E esperamos de seus representantes a adoção de compromissos e condutas semelhantes, de forma a promover o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de valor.

 

No âmbito da sustentabilidade social, as comunidades que vivem no entorno das áreas onde atuamos crescem junto conosco. Nossas iniciativas sociais partem de quatro pilares: Cidadania, Desenvolvimento Local, Educação Ambiental e Cultura. Para saber mais, conheça nossa página de Comunidade e Sociedade.

 

Toda essa estrutura social, ambiental e de governança reflete em um desempenho econômico altamente eficiente. Em 2021, o nosso Ebitda Ajustado excluídos os efeitos não recorrentes, chegou a R$ 6,865 bilhões, como mostra o Relatório de Sustentabilidade. Além disso, o poder da nossa economia sustentável fica evidente na qualidade diferenciada dos nossos produtos, no crescimento sólido dos resultados e na confiança dos nossos investidores. 

Compromisso da Klabin com o meio ambiente

Compromisso da Klabin com o meio ambiente

Alguns de nossos impactos positivos mais notáveis vêm do compromisso sólido da Companhia com a redução da emissão de gases de efeito estufa, como parte do nosso planejamento de gestão de clima. Nossas atividades também prezam pela manutenção ativa da biodiversidade das áreas em que atuamos.