CONHEÇA O RESERVATÓRIO DE BOAS IDEIAS KLABIN

Um mundo melhor é feito de pequenas iniciativas, que juntas viram boas ideias.
Este site foi criado para compartilhar as histórias dos colaboradores da Klabin sobre o cuidado com o meio ambiente e o espaço ao seu redor.

Abrace essa iniciativa e inspire atitudes positivas!

Uma horta no terraço

Roberta Cargnin, Analista de Gente & Gestão na Unidade Itajaí (SC), mantém uma alimentação saudável. Esse estilo de vida motivou-a a adotar uma prática simples e sustentável. Tudo de que ela precisou foram garrafas PET, arame, alguns parafusos e muita dedicação. Ficou curioso? Venha conhecer a boa ideia da Roberta.

“Meu sonho e do meu namorado era cultivar alimentos saudáveis e orgânicos na horta de casa. Quando compramos o nosso apartamento, nos encantamos com um pequeno terraço. Mas será que aquele espaço teria alguma utilidade para os nossos planos? Pesquisamos possibilidades para fazer a horta no concreto, mas logo descartamos a ideia. Não seria fácil modificar a estrutura do imóvel para isso.

O que queríamos era uma alternativa que fosse viável, econômica e, ao mesmo tempo, sustentável. Dessa inquietação nasceu nossa horta suspensa, ideia que tem dado supercerto! No começo, como não tínhamos prática, plantávamos as mudas em caixinhas de ovo. Quando elas vingavam, as transplantávamos para garrafas PET cortadas ao meio no sentido do comprimento.

Valeu acreditar e insistir no nosso sonho. Adoramos preparar nossas refeições com o que colhemos da nossa horta – salsinha, cebolinha, orégano. Tem até morango para a sobremesa! Já plantamos cenoura, rúcula e, mais para a frente, queremos tentar alface. Também cultivamos algumas árvores frutíferas pequenas em vasos.

Não foi só o nosso prato que ficou mais bonito. O visual da casa está muito mais agradável e recebemos elogios dos amigos que nos visitam. Além da qualidade de vida, nossa atitude é uma forma de contribuirmos para o meio ambiente, já que o descarte descuidado de garrafas PET polui nossas vias e nossos rios.”

Dica da Roberta para quem quer ter uma horta suspensa:

Garrafas PET de 1,5 e 2 litros (para plantas maiores, como árvores frutíferas, garrafas PET de 5 e 10 litros)

Terra de jardinagem

Arames

Parafusos

Carinho e dedicação

O Brasil é referência mundial em reciclagem de PET. Como a Roberta da Klabin, muita gente colabora para essa causa. Segundo a última edição do Censo (2013) da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), são coletadas 331 mil toneladas de embalagens PET ao ano para fins de reciclagem.

Um amor em duas rodas

Ivan Staicov, Analista de Sustentabilidade, vive em um relacionamento sério com a magrela. Uma paixão que faz bem a ele e à natureza.

CLIQUE E CONFIRA

Pensar verde faz bem

Amilton Emanuel da Silva, Planejador de Manutenção na Unidade Piracicaba (SP), descobriu que podia contribuir para a preservação da natureza com pequenas atitudes em casa.

CLIQUE E CONFIRA

Juntos podemos mais

Helena M. G. da Silva, Secretária na Unidade Goiana (PE), é como uma formiga operária: de grão em grão, ela trabalha incansavelmente para alcançar resultados em sustentabilidade em sua comunidade.

CLIQUE E CONFIRA

Vida longa à caixinha de leite

Marinez Romanhuck, Laboratorista de Gerência, Qualidade e Meio Ambiente (GQMA), em Correia Pinto (SC), encontrou um jeito divertido de reciclar caixinhas de leite. Veja o que ela faz para contribuir para a preservação da natureza.

CLIQUE E CONFIRA

Bom para o meio ambiente...

O desperdício da água da chuva sempre incomodou Hugo Leonardo de Freitas, Assistente Administrativo na Unidade Betim (MG). Para dar um destino consciente a esse volume, ele montou um sistema de aproveitamento de água.

CLIQUE E CONFIRA

Uma boa ideia dá festa

Marina Boeng Francelino, Assistente de Vendas da Unidade Itajaí (SC), usou latas de leite em pó vazias para decorar a festa de aniversário do filho. O resultado ficou lindo. Veja!

CLIQUE E CONFIRA

Jardim sustentável

Marcos Sabedotti Breda, Especialista da Gerência de Projetos da Unidade Monte Alegre, aprendeu com a mãe que é possível dar outro destino ao lixo doméstico. Conheça essa história aqui no Reservatório de Boas Ideias.

CLIQUE E CONFIRA

Educação ambiental

Francielli Custodio dos Santos de Castro Ribas, Analista de Gente e Gestão do Projeto Puma, nova fábrica da Klabin em Ortigueira (PR), encontrou um modo diferente para conscientizar os filhos sobre os recursos naturais.

CLIQUE E CONFIRA

Água que cai do céu vale ouro!

Em tempos de crise hídrica, André Faustino do Carmo, Mecânico na Unidade Correia Pinto (SC), arregaçou as mangas e colocou em prática soluções sustentáveis na própria casa.

CLIQUE E CONFIRA

De filho para pai

Wilson Kleufas Vilmar, Inspetor de Manutenção na Unidade Otacílio Costa (SC), prova que os pais podem aprender muito com os filhos. Quer saber como? Leia a história dele aqui no Reservatório de Boas Ideias.

CLIQUE E CONFIRA

Artistas da reciclagem

Regiane Evangelista Soares Campos e Silmara Aparecida Oliveira, Viveiristas, conseguiram aliar respeito e arte ao meio ambiente. Quer saber como? Fique ligado na história dessas duas colaboradoras da Florestal da Unidade Monte Alegre (PR).

CLIQUE E CONFIRA

Energia que irradia

A energia solar é uma boa opção para quem busca alternativas sustentáveis para o aquecimento da água. Gilberto Agostinho de Resende, programador de produção na unidade Betim (MG), encontrou no sistema de aquecimento uma maneira de economizar em casa e, de quebra, dar sua contribuição para o meio ambiente.

CLIQUE E CONFIRA

Menos desperdício, mais economia!

Da saúde ao bolso, Denise Correia, especialista na controladoria corporativa no escritório-sede (SP), encontrou muitos ganhos ao evitar o desperdício de comida.

CLIQUE E CONFIRA

Mais árvores, por favor!

Edilson Justino de Oliveira, Operador III de Tratamento de Água e Efluentes na Unidade Monte Alegre (PR), produz mudas de árvores frutíferas para plantar e doar aos amigos.

CLIQUE E CONFIRA

Toda semana uma nova ideia, uma atitude diferente que pode contribuir para seu dia a dia.

Conheça aqui nossas iniciativas e inspire-se. Se quiser enviar um comentário, fale com a gente pelo e-mail boasideias@klabin.com.br.