Compartilhar teste
1
Você começou a planejar as próximas férias. No roteiro, não pode faltar:
Destinos que reservam muitas surpresas, como praia num dia e neve no outro.
Experiências inéditas, como saltar de paraquedas e visitar um templo budista.
Um tempo para se reciclar e estudar.
A oportunidade de fazer trabalho voluntário.
Museus para visitar todos os dias.
2
Sua sogra os convidou para jantar no mesmo dia daquele show imperdível. Você:
Convida ela para se juntar a vocês no espetáculo.
Diz que ela chegou tarde e que vocês já têm compromisso.
Explica porquê não poderão ir e manda flores no dia.
Propõe um jantar mais cedo, para conciliar os dois compromissos, pois sabe que um evento sem você não terá a menor graça.
Faz uma live do show e compartilha com ela.
3
A escola dos seus filhos se mudou para mais longe. Você:
Passa a acordar mais cedo todos os dias e toma café da manhã em cinco minutos.
Explica para os seus filhos que eles podem usar transporte público, bicicleta, aplicativos de mobilidade e caronas nos dias em que você não puder levá-los.
Oferece carona para todos os colegas dos seus filhos que moram no bairro.
Reúne um número considerável de pais para negociar valores com as empresas de transporte escolar.
Aproveita para frequentar um curso que você queria fazer há muito tempo, oferecido por uma instituição ao lado do novo endereço da escola.
4
Ao ser convidado(a) para ser jurado(a) em um prêmio universitário, você pensa:
Já estou acostumado(a). Sempre me convidam para ocasiões como essa.
Aceito, afinal, trata-se de uma universidade bastante tradicional.
Aceito, porque esses prêmios precisam de pessoas objetivas para analisar os concorrentes.
Fico feliz com o convite e procuro evidenciar as qualidades de todos os projetos.
Não perco nenhum detalhe. É uma oportunidade de aprender muitas coisas novas.
5
É domingo à noite, dia de assistir a um filme. Você escolhe:
A Menina Que Roubava Livros, sobre uma jovem que aprende a ler durante a Segunda Guerra Mundial e partilha os livros que rouba com seus amigos, incluindo um homem judeu.
127 Horas, sobre um jovem alpinista que lutou para salvar a própria vida após um acidente durante uma escalada.
Uma Babá Quase Perfeita, sobre um pai que se disfarça de babá para passar mais tempo perto dos filhos após o divórcio.
Ao Mestre, Com Carinho, sobre um professor que, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros.
Mamma Mia, um divertido musical com músicas do ABBA sobre uma proprietária de um hotel nas ilhas gregas que está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de amigas.
6
Se você fosse escrever um livro, o tema seria:
Uma autobiografia.
Uma pesquisa histórica sobre árvores brasileiras.
Um guia de moda, estilo e comportamento.
Uma autoajuda sobre vencer na vida.
Uma pesquisa sobre viagens espaciais.
7
A reforma da sua casa está demorando mais do que o previsto. Você:
Se muda para a casa dos seus pais temporariamente.
Aprende ofícios novos e ajuda na conclusão do trabalho.
Conversa calmamente com os pedreiros, procurando entender a demora.
Nunca faria uma reforma que derrubasse paredes e atrapalhasse a sua rotina e sua produtividade.
Pressiona com firmeza a equipe responsável e consegue negociar um prazo justo para o término da obra.
8
É aniversário da sua chefe e você precisa comprar um presente. Você escolhe:
Um porta-retratos com uma foto de vocês juntos(as).
Uma xícara que encontrou em um antiquário.
Um cartão com uma mensagem elaborada por você.
Uma echarpe.
Um par de ingressos para uma visita ao planetário.

Sapucaia

Você é uma

Sapucaia

Você dança conforme a música. Uma de suas características mais marcantes é adaptar-se ao contexto, fazendo os esforços necessários para acompanhar mudanças de qualquer natureza. A sapucaia chama a atenção pela maneira como reage às mudanças das estações do ano. Na passagem do outono para o inverno, o período mais seco, perde as folhas para economizar água. Com a primavera, surgem as folhas novas, sempre com um tom avermelhado, que apenas depois de dois meses tornam-se verdes. Exatamente como você, para quem não tem tempo ruim!

Compartilhar resultado
Buriti

Você é um

Buriti

Você é o que chamam de “pau pra toda obra”. Sabe aquela pessoa que se encaixa perfeitamente em inúmeras atividades, das mais diversas? Versatilidade é o seu nome. E buriti poderia ser seu sobrenome, já que ele é reverenciado como árvore da vida, pois dela tudo se aproveita, seja para a produção de objetos, de alimentos ou artesanato.

Compartilhar resultado
Sumaumeira

Você é uma

Sumaumeira

Você é aquela pessoa a quem todos recorrem quando precisam de algo. Tem um coração enorme e sempre faz questão de acolher e cuidar de quem precisa de atenção. Símbolo sagrado da cultura maia, a sumaumeira é considerada a mãe de todas as árvores por diversas tribos da Amazônia. Não surpreende, então, que seja um ponto de parada convidativo para centenas de aves. Apostamos que seus amigos pensam o mesmo de você.

Compartilhar resultado
Babaçu

Você é um

Babaçu

Você tem um potencial tão grande que quem está ao seu redor faz de tudo para protegê-lo(a) e incentivá-lo(a). Afinal, você produz muitas riquezas que contribuem para a economia e a sociedade. Tal qual o babaçu, que de tão importante teve a sua derrubada proibida em todo o território nacional, beneficiando quem vive dos seus derivados, como o coco - que fornece leite quando verde e óleo quando maduro -, a farinha de sua polpa, o palmito de seu caule e o combustível de sua casca. Assim como o babaçu, não há limites para as suas realizações.

Compartilhar resultado
Peroba-rosa

Você é uma

Peroba-rosa

Você chega chegando. É aquela presença que não passa despercebida, pela força que tem para mudar a realidade do lugar onde está. Mas tudo isso de forma discreta e persistente, por mais contraditório que possa parecer. Por isso você é peroba-rosa, uma árvore imponente, muito utilizada na recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. Pouco copada, muito esguia, de folhas simples e flores pequenas, a peroba-rosa pode ultrapassar os mil anos de idade.

Compartilhar resultado
Ipê-amarelo

Você é um

Ipê-amarelo

Você é conhecido(a) por todos. É aquela pessoa iluminada e cheia de cor e beleza. Quando está em um ambiente, sempre dá o que falar, por suas características tão marcantes. Assim é o ipê-amarelo, talvez a árvore mais conhecida do Brasil, que proporciona um lindo espetáculo com sua floração na arborização de ruas de diversas cidades do país, promovendo um colorido especial no inverno.

Compartilhar resultado
Araucária

Você é uma

Araucária

Você é uma pessoa tradicional, que gosta e valoriza a história e que, por suas vivências e aprendizados, contribui para a economia, a cultura e o meio ambiente. Uma perfeita identificação com a araucária, uma árvore pré-histórica, com mais de 200 milhões de anos, conhecida como o pinheiro brasileiro.

Compartilhar resultado

Você é uma

Primavera

Autenticidade define você. Agradar as pessoas não é uma preocupação sua. Nem precisa! Seu jeito direto e objetivo não é um obstáculo para as pessoas se encantarem com suas inúmeras qualidades. Igualzinho(a) a uma primavera, essa árvore espinhenta e rústica cheia de brácteas, folhas coloridas que parecem flores e a deixam muito bonita. Também conhecida como buganvília ou buganvile, suas mudas foram levadas para a Europa pelo biólogo francês Louis Antoine, no século 18, e tornaram-se muito populares por lá.

Compartilhar resultado

Você é um

Ipê-roxo

Você já entendeu que sua atitude elegante permite aos outros enxergarem todas as suas qualidades e potencialidades, o que atrai pessoas muito interessantes para perto de você. O ipê-roxo, com sua floração maravilhosa e seu tronco elegante, atrai polinizadores como abelhas e beija-flores. Isso é música para os ouvidos, não?

Compartilhar resultado
Gonçalo-alves

Você é um

Gonçalo-alves

O mundo é pequeno para você. Sua vontade de explorar o desconhecido é inesgotável. Tudo o que é de vanguarda, inovador, chama a sua atenção. Aí está sua semelhança com o gonçalo-alves, árvore que já foi semeada até no espaço. Em um experimento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o astronauta Marcos Pontes levou sementes dessa espécie para a Estação Espacial Internacional. E adivinha? Elas ficaram muito à vontade por lá, onde germinaram mais rápido do que na terra.

Compartilhar resultado