A importância das árvores

A importância das árvores

Comunidade e valor social

As árvores são uma parte importante de toda comunidade. Nossas ruas, parques e quintais são repletos de vegetações que criam um ambiente tranquilo e esteticamente agradável. Nos reunimos sob a sombra fresca que elas fornecem, durante atividades ao ar livre com a família e amigos. Muitos bairros são também o lar de árvores muito antigas, que servem como marcos históricos e uma grande fonte de orgulho para as cidades.


Árvores beneficiam a saúde

As copas das árvores funcionam como um filtro físico, reduzindo ruídos, poeira e absorvendo poluentes do ar, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.

Você sabia?

Alguns minutos em espaços verdes reduzem a nossa pressão arterial. A frequência cardíaca e os níveis de estresse também diminuem!

Substâncias como quinina e aspirina são feitas de extratos de casca de árvores. Esses são apenas alguns de seus usos medicinais.


Árvores beneficiam o meio ambiente

Durante o processo de fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono e produzem o oxigênio que respiramos.

*Corresponde ao tamanho de um campo de futebol


CENTENAS DE SERES VIVOS
CHAMAM AS ÁRVORES DE LAR

UM CARVALHO PODE SER A MORADA DE ATÉ 500 ESPÉCIES DIFERENTES

Quando jovens, elas oferecem habitação e comida para comunidades surpreendentes de pássaros, insetos, líquens e fungos. Quando antigas, seus troncos também fornecem a cobertura oca necessária para espécies como morcegos, besouros, esquilos, corujas e pica-paus. Galhos cobertos de folhas mantêm animais como pássaros e esquilos fora do alcance dos predadores.

Animais como elefantes, coalas e girafas alimentam-se das folhas. Macacos comem flores e o néctar é uma das opções favoritas de pássaros, morcegos e muitos insetos. Os animais também comem as frutas e ajudam no processo de dispersão das sementes.


Árvores influenciam a economia

As pessoas são atraídas para viver, trabalhar e investir em ambientes verdes.

Pesquisas mostram que os preços médios das casas são de 5% a 18% mais altos quando as propriedades estão próximas às regiões mais arborizadas.



Valor prático e comercial

Além de sustentarem a vida ao longo da nossa existência, as árvores têm uma ampla variedade de usos práticos e comerciais.

A MADEIRA FOI O PRIMEIRO COMBUSTÍVEL E AINDA É USADA PARA AQUECER CERCA DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Elas fornecem madeira para construção de edifícios, fabricação de móveis, ferramentas, equipamentos esportivos e milhares de utensílios domésticos.

Além disso, a madeira oriunda de florestas plantadas também é usada para fazer papel