A Empresa

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais, 17 no Brasil, localizadas em oito estados, e uma na Argentina.

A Klabin está dividida em quatro áreas de negócio:

Os papéis e cartões para embalagem fabricados pela Klabin, assim como suas embalagens em papelão ondulado e seus sacos industriais oferecem proteção e segurança a alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza, eletroeletrônicos, cimento, sementes, farinha de trigo, produtos químicos, entre outros. São produtos que dão a medida de como a Klabin está presente no dia a dia das pessoas.

As celuloses de fibra curta e fibra longa, aplicadas isoladamente ou combinadas, conferem características essenciais a diversos tipos de papel: resistência, maciez e absorção na medida ideal para produtos de higiene, resistência e opacidade para papéis de imprimir e escrever e outras propriedades específicas exigidas para papéis especiais.

A gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Desde 2014, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

A Klabin foi a primeira no setor de celulose e papel no Hemisfério Sul a obter, em 1998, a certificação FSC® - Forest Stewardship Council® (FSC-C022516), que atesta uma gestão que conserva os recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade.

Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas de pínus e eucalipto –, a companhia possui 235 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 210 mil hectares de matas nativas preservadas.

O respeito às comunidades é um valor norteador da Klabin em todas as regiões em que atua. Ter critérios claros de governança, dar transparência a todos os seus atos e promover o engajamento dos públicos locais são preocupações permanentes da companhia na gestão dos impactos sociais de suas atividades.

O Programa de Fomento Florestal, que busca ampliar e diversificar a renda nas comunidades, é um exemplo nesse sentido. A iniciativa, que consiste no estímulo à formação de florestas plantadas em propriedades rurais vizinhas às operações da empresa, auxilia na fixação dos agricultores na terra, promove a recuperação da vegetação e diversifica cultivos. O programa já beneficiou 19 mil produtores rurais e distribuiu mais de 160 milhões de mudas.

O cuidado com seus colaboradores também é uma das prioridades da Klabin. A companhia gera cerca de 16 mil empregos (diretos e indiretos) e investe no desenvolvimento das pessoas, com foco nas competências de seus negócios e na promoção do bem-estar e da segurança.